60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 7. Etnologia Indígena

COMERCIALIZAÇÃO DE ÓLEO DE COPAÍBA EM COMUNIDADES INDÍGENAS DE RONDÔNIA

Fabiana Lima dos Santos4
Stephen Grant Baines5

4. Universidade de Brasília/Departamento de Antropologia
5. Prof. Dr. - Departamento de Antropologia - UnB - Orientador


INTRODUÇÃO:
Nos anos de 2003 e 2004 foi realizado por lideranças indígenas junto com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Associação de Defesa Etno-Ambiental – Kanindé, uma discussão sobre Plano de Manejo Florestal de Uso Múltiplo para extração de óleo de copaíba nas Terras Indígenas Igarapé Lourdes e Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. Foi feito um levantamento de vegetação realizado nessas terras, que indicou significativa potencialidade do uso desta espécie para fins comerciais. A partir de então iniciou-se nas aldeias, o treinamento de membros dessas comunidades na prática do manejo de copaíba. No início desta atividade os índios comercializavam o óleo ao preço de R$ 10,00/kg, por intermédio de um atravessador. As lideranças indígenas e a Kanindé em parceria com o WWF-Brasil possuem o objetivo de maximizar os benefícios extraídos da floresta a partir da comercialização de produtos não-madeireiros nessas comunidades indígenas, onde visam o desenvolvimento sustentável da região.

METODOLOGIA:
Durante a realização da pesquisa foi utilizado o método etnográfico para a coleta de dados. Este método permite uma visão ampla dos fatores que envolvem a comercialização de óleo de copaíba na Terra Indígena Igarapé Lourdes e Uru-Eu-Wau-Wau. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a observação participante durante as viagens a campo nas aldeias e no acompanhamento de comercialização deste produto não-madeireiro.

RESULTADOS:
Sabendo que é importante ter uma visão inicial das atividades tradicionais, para avaliar o estágio de engajamento de uma comunidade indígena a uma nova economia e cultura nacional, foi percebido que a participação na economia de mercado é um fato consumado na grande maioria das sociedades indígenas brasileiras. As comunidades Igarapé Lourdes e Uru-Eu-Wau-Wau estão na fase inicial de dependência, podendo ser orientadas para que tenham maior benefício dentro de uma expectativa de desenvolvimento sustentável.

CONCLUSÕES:
Foi contratado um consultor, a fim de apoiar e viabilizar a comercialização de produtos florestais não-madeireiros, oriundos das áreas de manejo florestal apoiadas pelo WWF Brasil, no Estado de Rondônia, com objetivo de assessorar as comunidades indígenas e cooperativas na prospecção de mercado nacional e internacional. Havendo um incentivo para a produção de óleo de copaíba manejado em terras indígenas, apoio para a certificação FSC no manejo florestal e cadeia de custódia, nessas comunidades. Em 2006, foram comercializados 832 kg de óleo de copaíba nas terras indígenas de Rondônia. A venda pelo quilo deste óleo nas aldeias indígenas passou a ser no valor de R$ 25,00/kg. Este novo preço foi conseguido através das atuações da Kanindé e do WWF-Brasil. O total comercializado nas quatro aldeias foi de R$ 20.807,00.



Palavras-chave:  Comercialização, Desenvolvimento Sustentável, Povos Indígenas

E-mail para contato: fabiana.limas@bol.com.br