60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante

EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PRESENCIAIS E SEMI-PRESENCIAIS

Alvaro Mariano dos Passos1
Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos1

1. Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC/RJ


INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta a experiência em Educação Profissional de nível técnico resultante do convênio firmado entre o Estado do Rio de Janeiro e cinco órgãos diferentes, em 2005. O projeto justifica-se por oferecer à Baixada Fluminense uma Educação Profissional identificada nos interesses da indústria de transformação plástica instalada na região. Tem por objetivos: atender as demandas de mercado na área industrial, suprimindo a inexistência de mão-de-obra qualificada e, sobretudo, promover a inclusão social através da capacitação profissional promovida por cursos presenciais e semi-presenciais de formação inicial e continuada e pela formação técnico-profissional em polímeros. Fundamenta-se nos indicadores sociais do Centro de Informações e Dados do RJ – CIDE (2000), pois, grande parte da população de Belford Roxo apresenta baixa escolaridade, não tem vínculos formais de trabalho e, conseqüentemente, possui ganhos em torno de um salário mínimo. Dentre treze municípios da Baixada, Belford Roxo aparece em penúltimo lugar com – IQM 70 (CIDE, 2005). O convênio firmado é uma política educacional afirmativa, pois, atende às necessidades do setor industrial regional, como também, oportuniza a população uma qualificação profissional adequada às necessidades do mercado de trabalho.

METODOLOGIA:
Os órgãos que assinaram o convênio (processo E-03/300.348/2005, de 08/08/2005) para a criação do Centro de Educação Tecnológica e Profissional – CETEP Belford Roxo, são: a Secretaria de Energia da Indústria Naval e do Petróleo – SEINPE; a Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC; a Prefeitura do Município de Belford Roxo – PMBR; a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC; e o Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IMA/UFRJ; que definiram os seguintes compromissos: FAETEC – indicação e custeio da equipe administrativa e pedagógica; elaboração da estrutura curricular e certificação dos cursos; SEEDUC – contratação e custeio do corpo docente; fornecimento da merenda escolar; aquisição e manutenção dos equipamentos necessários; SEINPE – divulgação na mídia; articulação com o setor produtivo de transformação plástica no intuito de promover aulas práticas e estágios supervisionados; PMBR – contratação e custeio das equipes de apoio administrativo (manutenção, limpeza, vigilância e merenda escolar); IMA/UFRJ – disponibilização de laboratórios e professores para as aulas práticas e pela indicação do coordenador-técnico. O convênio orçado em R$1.692.800,70 foi implantado no CAIC Dona Darcy Vargas, município de Belford Roxo/RJ.

RESULTADOS:
O Curso Técnico em Polímeros é um curso subseqüente ao Ensino Médio, com ingresso mediante concurso público, desenvolvido em 2.240 horas, sendo 440 horas em visitas técnicas e estágio, que objetiva formar os egressos para a atuação nos processos industriais de transformação de polímeros (plásticos, borrachas e resinas), materiais cada vez mais dominantes no mercado, encontrado freqüentemente em nosso dia a dia: dos cd’s aos pneus; das roupas impermeáveis às garrafas pet’s; dos brinquedos aos produtos químicos; dos alimentos (fibras) aos revestimentos de interiores. Além desse curso, o CETEP-Belford Roxo oferece cursos de capacitação profissional para promover a inclusão social através de cursos presenciais e semi-presenciais de formação inicial e continuada dos trabalhadores. Cursos presenciais: Informática, Montagem e Manutenção de Micros, Inglês e Espanhol. Cursos de modo semi-presencial: Manutenção de Eletro-Eletrônicos (1ª Fase), Bombeiro Hidráulico, Básico em Eletricista Predial, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Auxiliar de Escritório e Operador de Telemarketing. Os cursos semi-presenciais têm aulas práticas em laboratórios, tutoria e avaliação presencial; bem como, material didático impresso, acesso à plataforma virtual com aulas em PDF, e-mail, fórum e chat.

CONCLUSÕES:
Essa experiência tem duplo aspecto positivo, pois, ao mesmo tempo em que dá acesso ao mundo virtual para que parte da população periférica possa utilizar novas tecnologias da informação; oportuniza, também, uma qualificação profissional de acordo com as demandas do mercado. Entretanto, ao se comparar o número de alunos atendidos entre 2006 e 2008 (primeiro bimestre), observa-se altos índices de evasão, tanto no curso técnico, como nos cursos de qualificação presenciais e semi-presenciais. A evasão acontece, principalmente, devido à falta de docentes específicos, ao horário das aulas e ao acesso a qualquer tipo de emprego. Reitera-se que a Educação Profissional é elemento estratégico para o exercício da cidadania e para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, numa região próxima as demandas profissionais do Pólo Petroquímico e do Arco Rodoviário, obras que integram o Plano de Aceleração do Crescimento – PAC do governo federal. Nesse sentido, buscando superar os desafios da Educação Profissional, sugere-se a abertura de novos centros profissionais nos espaços ociosos dos finais de semana das escolas públicas municipais e estaduais, oportunizando para a população belforroxense uma formação profissional cidadã e a possibilidade de um lugar no mercado de trabalho.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Educação Profissional., Parcerias Públicas., Inclusão Social.

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