60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

PROJETO FOTOGRAFIA - OLHAR É EXERCÍCIO DE VIDA E COMPREENSÃO DO MUNDO ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS

Emi Kanashiro1
Lígia Regina Müller Rodrigues1
Janice Paulino César1

1. SEGUNDA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL-SCS


INTRODUÇÃO:
Neste projeto há vários aspectos relevantes: processo de percepção onde a cena é definida em função do ponto de vista do fotógrafo; processos cognitivos, pelo qual os alunos estruturam sua relação com o real conferindo-lhes significados, citados por diversos autores (MARTINS,1998;TRAVASSOS,2001;PIMENTEL,2002).

METODOLOGIA:
Este trabalho teve como objetivos principais: promover amplo conhecimento das técnicas e dos gêneros fotográficos, consolidando as imagens como meio de ensino interdisciplinar(Artes/Geografia), expressão e conscientização para a questão social. O método parte de um estudo experimental, focado no olhar social das fotografias, adequando à percepção visual-social classificados por gêneros fotográficos. O aluno deve escolher as imagens que demonstrem os sentimentos mais comuns de desigualdade social que aparecem no seu cotidiano.

RESULTADOS:
Como resultados obtidos tivemos alguns exemplos do olhar dos educandos através da fotografia pode ser utilizada em seqüência, trabalhando o conhecimento e a crítica do indivíduo em relação ao seu espaço, servindo de fonte de identificação, análise e interpretação dos elementos que constituem a desigualdade social apresentada pela realidade na qual o aluno está inserido.

CONCLUSÕES:
Os alunos da 8ª série da SEMEF (2006) apresentaram as concepções de imagens que eles mesmos quiseram expressar, estimulando a sua criatividade, na busca da “imagem social”, do espaço e das relações sociais da qual faz parte, onde a fotografia, como recursos didático, permite refletir sobre as diversas leituras que emergem da sua realidade, permitindo a pluralidade de opiniões, tanto de quem fotografou, quanto de quem contempla a fotografia auxiliando a construção de noções e conceitos em diversas disciplinas e pode ser motivadora da aprendizagem, havendo relação direta entre o interesse despertado e a adequação das imagens.

Instituição de fomento: Diretoria de Educação - PMSCS

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Fotografia, Educação, Desigualdade Social

E-mail para contato: emikan74@yahoo.com.br