60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

A CIÊNCIA DIVULGADA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL

Aline Luiza Tomazi1, 2
Aline Julyê Pereira1, 2
Cristiane Muller Schüler1, 2
Karin Piske1, 2
Daniela Tomio1, 3

1. Universidade Regional de Blumenau - FURB
2. Acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas
3. Professora/FURB e Doutoranda P.P.G. em Educação Científica e Tecnológica/UFSC


INTRODUÇÃO:
A mídia cinematográfica infantil veicula que modelos de ciência e cientista por meio de suas personagens? Filmes de educação infantil podem servir de instrumento para a educação científica? Com quais critérios os professores podem selecionar filmes de animação infantil com o objetivo de trabalhar questões relacionadas ao ensino da Ciência na escola? Questões como essas motivaram e justificaram a importância da realização de uma pesquisa que teve como objetivo principal identificar a percepção de Ciência e do profissional cientista veiculada em filmes de animação infantil. Estudos têm apontado que a visão de ciência de crianças e adolescentes sofre uma influência determinante dos veículos de comunicação e mesmo de divulgação científica. Nesta perspectiva, os meios de comunicação social podem veicular imagens estereotipadas sobre as características pessoais ou a atividade profissional do cientista na elaboração do conhecimento científico. Com base nesse pressuposto, faz-se necessário investigar os limites e as possibilidades dos filmes de animação infantil, que tratam de temas do universo da Ciência, para uma avaliação do seu potencial pedagógico para atividades de educação científica que incentivem o estudante a aprender Ciência, aprender sobre Ciência e aprender a fazer Ciência.

METODOLOGIA:
Para investigar as concepções de ciência e cientista veiculadas nos filmes de animação infantil foram selecionados todos os filmes deste gênero, encontrados nas duas maiores vídeo locadoras do município de Blumenau – SC, que contivessem mencionadas em sua sinopse as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores e/ou investigação/lógica científica. Foi selecionado um n amostral de nove produções, a saber: A Família do Futuro; Stitch! - O Filme; Jimmy Neutron: Boy Genius; Pinky e Cérebro; As Meninas Superpoderosas - Conhecendo os Beat-alls; Steamboy; Mamãe Virei um Peixe; Cine gibi - O Filme, com a Turma da Mônica; Jonny Quest-1ª Temporada. Os filmes foram assistidos e os dados coletados com o auxílio de um roteiro de observação composto por unidades de análise. Essas serviam para identificar as informações veiculadas sobre o cientista (características físicas e de personalidade, ambiente de trabalho, área de atuação, instrumentos de trabalho) e a concepção de ciência (processos de construção, aplicação e divulgação do conhecimento científico). Da análise dos dados, foram elaboradas categorias temáticas e interpretadas com base no referencial teórico.

RESULTADOS:
Os resultados permitiram o delineamento das categorias temáticas: a) em que tempo acontece o filme, utilidade/aplicação e êxito do experimento; b) processos da construção do conhecimento científico; c) sexo, idade aproximada e estilo do cientista; d) etnia, características psicológicas e convívio social do cientista; e) local de trabalho, área de investigação e instrumentos de trabalho. Constatou-se que as animações examinadas, em sua pluralidade, transmitem a idéia de uma produção de conhecimento científico para problemas atuais à realidade das personagens; que a finalidade das descobertas está voltada para o bem comum e não para interesses individuais; que a elaboração e as descobertas do conhecimento científico são imediatas, com poucos ou sem nenhum erro no processo e com êxito no final. Pode-se inferir em sua maioria o estereótipo do profissional cientista como um homem; adulto; trajado casualmente ou excepcionalmente uniformizado com jaleco; de etnia caucasiana; de características psicológicas normais; que trabalha individualmente; tem como principal local de atuação o laboratório; opera predominantemente na área tecnológica e utiliza mais de um tipo de equipamento de trabalho, sendo os mais comuns: as ferramentas de registros, substâncias químicas e vidraria em geral.

CONCLUSÕES:
Concluiu-se que os filmes de animação infantil investigados, de grande repercussão na mídia, proporcionam uma representação de ciência e cientista, na maioria das vezes, de forma esteriotipada. Isso não desmerece o seu uso para educação científica, pois as potencialidades educativas destes meios de comunicação e entretenimento social constituem um recurso didático a ser aproveitado pelos professores que desejam trabalhar questões relacionadas ao ensino de ciência na escola. No entanto, cabe aos professores assumirem um papel de mediação entre estes veículos de comunicação e a educação, permitindo a motivação dos alunos para as questões científicas, através da minimização dos efeitos adversos dos estereótipos acerca da atividade científica, contribuindo para os alunos assumirem-se como espectadores críticos perante o que são expostos. Sugere-se então, que na opção de adotar animações cinematográficas infantis para o ensino de ciência, sejam utilizados critérios, para análise e seleção destes filmes, ficando como sugestão os presentes nas categorias temáticas estabelecidas nesta pesquisa.

Instituição de fomento: Universidade Regional de Blumenau / FURB



Palavras-chave:  Ciência, Cientista, Filme de animação infantil

E-mail para contato: aline_luiza_05@hotmail.com