60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

PRODUÇÃO COLETIVA DE UM LIVRO DE APOIO AO PROGRAMA “ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA“

Dietrich Schiel1
Angelina Sofia Orlandi Xavier1
Sandra Fagionato-Ruffino1

1. Centro de Divulgação Científica e Cultural – USP/São Carlos


INTRODUÇÃO:
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) vem trabalhando com o Programa "ABC na Educação Científica - Mão na Massa" desde 2001. Este programa tem como proposta o Ensino de Ciências baseado na articulação entre a investigação e o desenvolvimento da expressão oral e escrita. Dentre as atividades realizadas destacam-se a formação de professores e a produção de material de apoio. Em 2005 foi publicado o livro “Ensinar as ciências na escola: da educação infantil à quarta série” (http://educar.sc.usp.br/maomassa). Traduzido de material Francês, apresenta sugestões de roteiros com temáticas diversas que foram aplicadas por professores brasileiros com a finalidade de coletar registros (desenhos, textos e fotos) para ilustração do livro. Cada módulo ficou sob a responsabilidade de um membro da equipe do programa no CDCC a fim de apoiar o professor no trabalho em sala de aula. Esta metodologia de trabalho pareceu bastante interessante àqueles que participaram o que somado ao fato do livro ser muito procurado por profissionais e instituições diversas, levou a equipe a vislumbrar a edição de mais um livro, agora com módulos produzidos por ela, e com participação de maior número de professores, trabalho este que vem sendo desenvolvido com apoio do CNPq. Este artigo tem, portanto a finalidade de proporcionar uma reflexão sobre a metodologia de trabalho adotada na elaboração de um segundo livro do programa, visando identificar aspectos relevantes para a formação dos professores e da equipe neste processo.

METODOLOGIA:
Ao longo destes seis anos de trabalho, foram elaborados 10 módulos sendo 6 deles para o Ensino Fundamental e 4 para a Educação Infantil. Como a elaboração foi feita por diferentes membros da equipe, cada um deles apresentava uma linguagem e organização específicas, o que necessitou passar por uma primeira revisão, por uma única pessoa, a fim de buscar uma aproximação entre eles. O material revisado retornou aos autores, para análise e realização das adaptações necessárias. Feito isso, professores participantes de um curso de formação continuada do programa receberam um módulo, à sua escolha, para trabalhar em sala de aula. Aos professores foi solicitado que fizessem as sugestões de adaptações necessárias, bem como indicassem pontos de difícil compreensão ou que não estivessem adequados à faixa etária trabalhada. Além disso, foram solicitados fotos e registros gráficos dos alunos referentes ao trabalho desenvolvido. Durante o curso, os professores deveriam entregar relatórios sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula. Estes relatórios, assim como registros gráficos de alunos e fotos retiradas durante o trabalho de sala de aula, foram utilizados para reformular os módulos, que retornaram mais uma vez aos autores para que fossem feitas as alterações finais. Todo o trabalho realizado até o momento com o objetivo da elaboração do livro, foi analisado a partir de uma abordagem qualitativa, de forma a identificar o potencial deste processo para a formação dos professores e da equipe.

RESULTADOS:
Os módulos mais escolhidos pelo professores foram Diagnóstico Ambiental e Resíduos Sólidos Domiciliares, ambos destinados ao ensino fundamental, podendo assim dizer que a temática ambiental é bastante atrativa aos professores. Na educação infantil, o módulo “Caveira existe?” causou bastante entusiasmo nas professoras que o aplicaram, levando a uma troca de experiência rica, com complementações de atividades baseadas no trabalho umas das outras. Nenhuma das professoras apontou necessidades de adaptações, no entanto, a partir da análise dos relatos de trabalho em sala de aula e dos registros das crianças foi possível identificar pontos que necessitavam de alterações, seja pela má interpretação das professoras, seja pela dificuldade de compreensão das crianças. Diversas professoras fizeram adaptações para o desenvolvimento na sala de aula, o que mostra uma adequação ao conteúdo e realidade da proposta pedagógica da escola. Algumas destas adaptações foram incorporadas ao módulo. Dentre todos os temas trabalhados nos módulos, Astronomia é o que as professoras apresentam maior dificuldade; acredita-se que isso se deva em parte pela sua má formação em ciências e pela dificuldade de abstração que o próprio tema apresenta. A equipe do CDCC tem se reunido a fim de discutir sobre o material elaborado e sobre a forma de apresentação do livro, o que tem sido bastante enriquecedor para a troca de idéias e estabelecimento de acordos coletivos.

CONCLUSÕES:
A análise do material produzido por professoras e crianças, bem como o processo de uma forma geral, leva à conclusão de que a participação das professoras tem se mostrado um dos aspectos chave, pois a partir de suas considerações podem ser feitas adequações bastante pertinentes no material. Além disso, o trabalho aproximou-as da equipe e vice-versa, uma vez que se sentiram como colaboradoras efetivas na produção de um material destinado a elas, ao mesmo tempo que receberam acompanhamento para realização do trabalho, tendo a oportunidade de trocar experiências e idéias com seus pares. Algumas, inicialmente sentiram-se “usadas”, sendo posteriormente desfeito o mal entendido. A equipe do CDCC acordou para a publicação de um livro constituído por módulos atrativos tanto no se refere ao conteúdo, como também no visual, constituído por uma estrutura que sinalize os caminhos possíveis para o leitor de forma que ele encontre rapidamente o que procura. O material é composto por textos condensados de leitura fácil, organizado como uma obra aberta à navegação para que o leitor escolha livremente o seu percurso e faça suas próprias descobertas; além disso, o livro será escrito de modo que se possa fazer uma leitura apenas informativa, quando se quer somente saber do que se trata, mas também aprofundar, se o interesse do leitor for mais longe.

Instituição de fomento: CNPq



Palavras-chave:  ensino de ciências, produção colaborativa

E-mail para contato: dietrich@cdcc.sc.usp.br