60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: O DESCASO DA RESERVA DO POÇO ESCURO EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

Núbia Oliveira Almeida1
Karla Fernandes Santos Ferreira2
Abraão Lincoln do Nascimento Ferreira3

1. Pós-Graduanda em Análise do Espaço Geográfico-Departamento de Geografia – UESB
2. Graduanda em Geografia-Departamento de Geografia – UESB
3. Graduado em Geografia-Departamento de Geografia – UESB


INTRODUÇÃO:
Este estudo aborda a questão ambiental do Poço Escuro uma Unidade de Conservação da Natureza localizada na zona urbana de Vitória da Conquista – BA. Essa reserva municipal se encontra ao Norte da cidade e possui uma relativa diversidade biológica e uma das principais nascentes do rio Verruga, cujas águas ainda são utilizadas por alguns bairros vizinhos. O Poço Escuro é uma área de mata ripária; e tem sido tomado para estudos, pesquisas científicas, lazer e asilo para algumas espécies animais e vegetais. O desmatamento aliado às atividades de mineração de areia, cascalho e pedra levou a alteração pedogenética, refletindo negativamente nas ações de proteção e conservação do ecossistema local. A finalidade dessa pesquisa é expor às condições atuais da reserva e despertar na população que está inserida nos bairros que fazem limites com a Unidade de Conservação a consciência de seus atos para com a natureza, ou seja, dos impactos oriundos pela degradação ambiental fruto da ação humana e nesse caso o Poço Escuro.

METODOLOGIA:
Na realização do presente trabalho o enfoque adotado foi direcionado para uma abordagem integrada da relação homem/natureza e as modificações ambientais decorrestes desta relação. Para os métodos de investigação foram aplicadas entrevistas com moradores dos bairros Petrópolis e Guarani, bairros que fazem fronteira com a reserva do Poço Escuro; visita ao campo onde foi possível fazer os registros fotográficos; como também uma busca de bibliografias referente ao tema e consultas as leis e códigos ambientais para confrontar com o que é real e legal nas áreas de Unidades de Conservação.

RESULTADOS:
Os moradores que contribuíram na realização das entrevistas foram unânimes em eleger os principais problemas da reserva como a poluição, violência e promessas não cumpridas pelos governantes locais. Durante as visitas a área de estudo foram feitos registros fotográficos mostrando a existência de lixo na mata, nas encostas e no leito do rio que são depositados ainda por moradores, mesmo existindo a coleta.Todas as nascentes que dão origem ao riacho Verruga estão poluídas, pois o lençol freático foi contaminado pelas fossas feitas nos bairros vizinhos. Recentemente foi implantado o sistema de abastecimento de água nos bairros mais próximos da reserva, o Petrópolis e o Guarani, mas alguns moradores ainda usam a água do rio para fins domésticos, principalmente quando é suspenso o abastecimento pelo órgão responsável (EMBASA). A área ainda não dispõe de um sistema de segurança adequado que proporcione um espaço de visitação para a população do município e visitantes que passam pela cidade.

CONCLUSÕES:
Para o alcance do objetivo desse trabalho, durante a realização das entrevistas foram apresentados os problemas ambientais aos moradores dos bairros Petrópolis e Guarani, fazendo uma relação homem/natureza tanto no sentido de preservação como de degradação da reserva do Poço Escuro. Houve muitos questionamentos pela comunidade e ficaram surpresos em saber que o Poço Escuro é uma Unidade de Conservação e a sua importância como um patrimônio natural para a cidade de Vitória da Conquista, embora souberam elencar muito bem os problemas ali existem. Foi percebida a falta de conscientização e a necessidade de um trabalho de educação ambiental voltado especificamente para os moradores que fazem limites geográficos com essa área, pois as palestras oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente do município se restringem apenas aos pesquisadores que visitam o interior da reserva. A prefeitura de Conquista tem projetos de revitalizam de toda a área do Poço Escuro e principalmente em torná-lo em uma área de visitação para o lazer da comunidade, mais ainda é um fato abstrato.



Palavras-chave:  Descaso, Degradação, Unidade de Conservação

E-mail para contato: nubiauesb@yahoo.com.br