60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos

ESTUDO DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS EM PLANTAS EXISTENTES NA LIXEIRA PÚBLICA DE PARINTINS-AM

GEISINA TAVARES PIMENTEL1, 2
IEDA HORTÊNCIO BATISTA1
NAIMY FARIAS DE CASTRO1

1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
2. FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS - FAPEAM


INTRODUÇÃO:
Microorganismos endofíticos são encontrados no interior dos tecidos vegetais e interagem com seus hospedeiros na produção de determinados metabólitos. O estudo de endofíticos em macrófitas aquáticas de ecossistemas amazônicos representa significativo conhecimento dos mecanismos de adaptação destes vegetais aos peculiares ambientes da região, desvendando suas vias biossintéticas que podem ser exploradas com fins biotecnológicos. Sabe-se pouco acerca destes microorganismos, mas destaca-se a importância desta pesquisa que poderá facilitar o entendimento da interação entre fungos e macrófitas aquáticas. Este estudo teve por objetivo realizar pesquisa sobre fungos endofíticos isolados da macrófita aquática Eichornia crassipes, de plantas existentes na lixeira pública do município de Parintins-Am.

METODOLOGIA:
As amostras foram coletadas na lixeira pública do município localizada próximo ao Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP-UEA), processadas e estudadas conforme metodologia proposta por Petrini (1986). O critério utilizado para coleta das amostras foi o aspecto sadio, sem manchas ou qualquer tipo de lesão causada por patógenos, insetos ou danos mecânicos. Foram coletadas folhas, pedúnculos e raízes e acondicionadas em sacos plásticos para reduzir a contaminação externa. Em laboratório, foi realizada a assepsia superficial para completa eliminação da comunidade externa, mantendo viável, porém a população interna. As folhas, pedúnculos e raízes foram separados e mergulhados em álcool 70%, hipoclorito 3% e água destilada para quebrar a tensão superficial das folhas e matar os microrganismos epifíticos. Para inoculação utilizou-se o BDA (Batata-Dextrose-Ágar) como meio de cultura para crescimento dos fungos. Foram inoculadas nove placas contendo seis fragmentos cada, perfazendo um total de cinqüenta e quatro entre folhas, pedúnculos e raízes. A identificação das espécies foi realizada no Laboratório de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas.

RESULTADOS:
Foram obtidos 25 isolados a partir das folhas, 16 a partir dos pedúnculos e 21 da raiz. A maior freqüência de isolamento foi encontrada nas folhas. As colônias fúngicas que se apresentavam distintas umas das outras, de acordo com observações macroscópicas (coloração e características de crescimento em meio de cultura), foram purificadas em meio BDA, e preservadas para posterior identificação. Os fungos mais freqüentes que foram o Penicillium sp. e o Aspergillus sp., fungos de importância em vários setores como na medicina e na área ambiental.

CONCLUSÕES:
Considera-se que o isolamento de microrganismos endofíticos de plantas amazônicas é de fundamental importância para o conhecimento do potencial da Biodiversidade da região. Os resultados desta pesquisa demonstraram, portanto, um pouco da riqueza da microbiota amazônica, que apresenta imenso valor biotecnológico.

Instituição de fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Endofíticos, Macrófitas, Fungos

E-mail para contato: geisypimentel@hotmail.com