60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera

PD: LUZ, ARTE E AÇÃO: ARTES CÊNICAS

Sandra do Lago Marabá Lacerda1

1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano


INTRODUÇÃO:
CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL GINÁSIO PERNAMBUCANO PD: LUZ, ARTE E AÇÃO: ARTES CÊNICAS PROFº SANDRA DO LAGO MARABÁ LACERDA - ARTE INTRODUÇÂO Frente a as inúmeras catástrofes ambientais, que dizimam, populações, extinções de animais, poluição ambiental, que desequilíbram o nosso ecossistema, enfim, todos os espaços, terretres e espaciais, que dificultam e trarão dificuldades da mãe natureza de gerar, germinar, renovar os seus recursos naturais, para que possamos deixar para as futuras gerações o que se tem de mais valioso, que é a Vida, em todos os sentidos e seres, o nosso planêta sempre vivo – a Terra. Verificamos a necessidade emergente de propiciar atividades didáticas-pedagógicas, que tivessem o objetivo de estimular, sensibilizar e conscientizar os jovens sobre a importância de preservação do Meio Ambiente.Neste sentido, buscamos através de um trabalho interdisciplinar, realizado na Parte Diversificada do currículo do Ensino Médio, com a disciplina: PD: LUZ, ARTE E AÇÃO: ARTES CÊNICAS, foram envolvidos conhecimentos específicos de Arte, Língua Inglesa e Física, com a pretensão de levar os educandos de 2ºanos, suscitar o reconhecimento e valorização do meio ambiente, a partir da visão da necessidade dos recursos naturais para a organização e sobrevivência da humanidade, buscando mobilizar ações participativas para o ampliar os seus conhecimentos e reconhecimentos de ações transformadoras, ativas, para buscar soluções para os problemas ambientais, em específico destaque para a importância dos Recursos Naturais para a produção de ENERGIA, e verificando a sua primordial importância em prol da sustentabilidade e melhoria e progresso do meio ambiente. Através de pesquisas, entrevistas, apreciação de videos “Energia e suas diversas fontes” , jogos teatrais, criação de textos teatrais, danças, músicas em inglês sobre energia, danças, direcionados aos educandos em busca da aquisição de novas experiências,sobre o seu cotidiano, meio ambiente, relacionar a fundamentação teórica com a prática. Propiciar o desenvolvimento da formação de um pensamento, criativo, crítico, estético, coletivo e solidário, a favor de sua responsabilidade e de todos, para diminuição dos impactos ambientais que devastam o nosso planeta. Considerando a campanha de conscientização para a sua comunidade a partir da construção de um espetáculo teatral, que represente o meio ambiente e suas fontes de “ENERGIA”,.possibilitar os jovens uma ampliação saudável dos seus processos cognitivos, afetivos, sociais, que buscam promover a sua cidadania e qualidade de vida.

METODOLOGIA:
METODOLOGIA A organização do grupo de 40 (quarenta ) educandos, em 5 sub-grupos de 8 (oito ) educandos, para a realização de leitura, compreensão e produção de textos sobre Meio Ambiente, Observação dos lixos jogados em diferentes pontos da nossa cidade, assim como o tempo de durabilidade desses diferentes materiais ( garrafas Pets, pilhas, pneus, vidros,etc... jogados em diferentes lugares, como; nos rios, praias, ruas, etc.Leitura de um texto distribuido pela Mac’Donalds, que retrata os diversos comportamentos ,ações para se economizar,energia, água,papel, reciclagem.Apreciação, reflexão e contextualização em debates sobre o Vídeo “Energia e suas diversas fontes” . Foram realizados vários jogos teatrais que trouxeram hábitos e costumes que provocam desperdícios, contaminações, falta de educação ambiental, em diferentes grupos sociais.Realização de pesquisa de campo, envolvendo levantamento de dados relativos a ampliação de conhecimentos e verificação de conhecimentos e consciência da comunidade sobre: O que é Meio Ambiente?O que é energia? Quais as suas principais fontes? O que é energia Solar?O que é energia Eólica? O que é energia Nuclear?O que é uma Usina hidroelétrica? Como ela funciona?O que as pessoas fazem para economizar água, gás, energia? Como uma bateria funciona?Dentre outras. Fundamentados nas pesquisas bibliográficas e de campo, que proporcionaram conhecimentos e vivências sobre o Meio ambiente, principalmente do Nordeste.As pesquisas envolveram seleção dos conteúdos pesquisados, construção do texto teatral, confecção de indumentárias, adereços, painéis utilizados na realização desse espetáculo contextualizando-os e transformando-os em novos textos artísticos verbais e não-verbais. A culminância constitui-se na apresentação da peça “Energia”, para toda comunidade escolar.

RESULTADOS:
RESULTADOS O desenvolvimento das atividades propostas, mobilizou o interesse para ampliação dos conhecimentos sobre o Meio Ambiente, ampliação de ações voltadas para a conscientização sobre as causas e consequências do modo de vida que destroem o meio ambiente e valorização de todos os recursos naturais, que mesmo o homem tendo a sua necessidade de progredir, inovar, produzir bens materiais, não pode dilapidar a natureza, desrespeitando a sua Mãe Terra. Expressando os seus trabalhos artísticos; o grupo pesquisou, selecionou dados e relacionou-os à dinâmicas como: danças, dramatizações, músicas, cartazes, etc.Mostrando as ligações dos conhecimentos trabalhados, mobilizando competências adquiridas com a fundamentação necessária, para o processo de construção da aprendizagem

CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO Concluímos que os educandos demonstraram interesse, sensibilidade e análise crítica, pensamento estético, frente a todos os temas propostos e pesquisados.Demonstrando uma real preocupação, valorização do meio ambiente, e consciência do seu atuante papel de agente de transformação e formação novos hábitos, costumes da sociedade.

Instituição de fomento: Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Meio Ambiente, Arte, Conscientização

E-mail para contato: sandraceegp@yahoo.com.br