60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

A INSERÇÃO DOS ALUNOS RECÉM INGRESSOS NO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AOS CURSOS DE QUÍMICA, DESENVOLVIDO PELO GRUPO PET QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Hyves Melo Ramalho1, 2
Paula Marcelle Oliveira Silva1, 2
Paulo Riceli Vasconcelos Ribeiro1, 2
Vanessa Nascimento dos Santos1, 2
Sandro Thomaz Gouveia1, 2, 3

1. Universidade Federal do Ceará
2. Departamento de Química Analítica e Físico-Química
3. Prof. Dr. - Depto. de Química Analítica e Físico-Química - UFC - Orientador


INTRODUÇÃO:
A qualidade da formação acadêmica de um graduando atualmente deve-se, em parte, ao conteúdo formal fornecido pela Instituição de Ensino e pela trajetória que este aluno faz ao longo de sua vida acadêmica. Essa trajetória tem a ver com atitudes pró-ativas que o possibilitem complementar sua formação acadêmica, profissional e cidadã. O aluno recém ingresso deve ser conscientizado das oportunidades e dos recursos disponíveis para o seu desenvolvimento enquanto estudante. Baseado nisso, a disciplina de Introdução ao Curso de Bacharelado de Química da UFC, procura fazer considerações sobre a Universidade e o curso, quanto à estrutura e organização. Paralelamente, o Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa mantido pela SESu/MEC, sendo desenvolvido pela tutoria de um grupo de estudantes por um docente. Um dos objetivos do PET é promover uma elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. O grupo PET Química vem trabalhando nesta disciplina há 4 anos, juntamente com os professores responsáveis pela mesma. Este trabalho tem como objetivo divulgar as diferentes metodologias desenvolvidas com os alunos dessa disciplina. Nesse período as metodologias desenvolvidas tiveram como objetivo facilitar a inserção do recém ingresso no ambiente universitário.

METODOLOGIA:
A disciplina de introdução aos cursos de química da UFC possui uma carga horária de 32 horas semestral, tendo, em média 50 alunos matriculados. Foram desenvolvidas 4 estratégias metodológicas, sendo cada uma testada nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008. Dentre todas elas se teve o senso comum de integrar conceitos de metodologia científica, pesquisa bibliográfica, acompanhamento tutorial, fundamentos didáticos, uso de softwares aplicados e diferentes formas de divulgação dos trabalhos. As metodologias foram empregadas nas turmas do 1º semestre do curso de bacharelado em química e nelas houve a participação dos 12 bolsistas PET, além do tutor do grupo. Em todas as metodologias procurou-se desenvolver o sistema de monitoria, no qual cada bolsista ficava responsável por um grupo de alunos. Nos 3 primeiros anos, o PET era responsável apenas por 60% da carga horária da disciplina, atualmente, o tutor do grupo passou a ser o professor titular da disciplina, o que tem permitido um trabalho mais contundente.

RESULTADOS:
A primeira abordagem, realizada em 2005, procurou trabalhar um tema único, “Lixo e Reciclagem”, no qual foram ministrados minicursos pelos bolsistas PET e os alunos da disciplina tiveram que apresentar seminários ou atividades lúdicas com monitoria dos bolsistas. Na segunda intervenção, em 2006, foi realizado seminários pelos Petianos com diferentes assuntos. Com os alunos também tendo elaborado seminários com temas escolhidos pelo próprio grupo. Esses deveriam se correlacionar com a química, o cotidiano e o desenvolvimento científico. A terceira, em 2007, foi semelhante à anterior, porém os grupos de alunos tiveram que elaborar um painel didático do assunto abordado, ao invés do seminário. Os painéis foram apresentados aos demais alunos da graduação simulando uma das formas de divulgação característica em encontros e congressos científicos. A última, no ano de 2008, procurou complementar a metodologia anterior, inserindo novas fontes de informações como visitas técnicas e entrevistas com especialistas no assunto em estudo. As metodologias desenvolvidas permitiram aos alunos um contato mais efetivo com as atividades de pesquisa acadêmica, bem como introduzi-los aos conceitos de didática, metodologia científica e pesquisa bibliográfica e científica.

CONCLUSÕES:
O desenvolvimento dessas diferentes metodologias permitiu identificar qual a estratégia mais motivadora e didática a ser adotada. E sem dúvida, a última estratégia apresentou-se como a mais promissora, pois possibilitou vislumbrar uma nova atividade, que seria a utilização destes painéis, obtidos nos anos de 2007 e 2008, em escolas da rede pública de ensino, como forma de divulgação da ciência, atividade esta prevista no planejamento do grupo PET Química, a ser desenvolvido no segundo semestre de 2008. De uma maneira geral, esta atividade tem possibilitado uma melhor inserção dos calouros no curso e fornecido ao bolsista PET exercitar diferentes aspectos do seu crescimento acadêmico, o que refletirá na sua formação e atuação profissional. Outro fato importante é o caráter criativo que esta atividade tem gerado, tendo em vista que os 20 painéis confeccionados podem ser explorados em diferentes meios de ensino desde o fundamental até o superior. Além disso, esta atividade tem possibilitado que o bolsista PET vivencie o exercício de avaliação, condição esta bastante difícil e complexa.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  curso de química, inserção graduação, recém ingresso

E-mail para contato: hyvesmelo@yahoo.com.br