60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÃO CONJUNTA DO GRUPO PET QUÍMICA E DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO JUNTO AOS ALUNOS DE QUÍMICA

Paula Aragão Lima1, 2
Érica Mayara Natalense Melo1, 2
Helton Kerlan Colares Vieira1, 2
Sandro Thomaz Gouveia1, 3
Adriana Nunes Correia1, 4

1. Universidade Federal do Ceará
2. Departamento de Química Analítica e Físico-Química
3. Prof. Dr. - Depto. de Química Analítica e Físico-Química - Orientador
4. Prof. Dr. - Departamento de Química Analítica e Físico-Química


INTRODUÇÃO:
O curso de bacharelado de química da Universidade Federal do Ceará vem passando por várias reformulações, gerando necessidade de inserção maior da coordenação junto aos acadêmicos no curso. Paralelamente, o grupo PET Química vinha desenvolvendo algumas ações junto ao curso de graduação, realizando atividades como: apresentação de seminários, visitas técnicas, atuação em disciplinas, recepção de calouros, monitoria voluntária, apoio à matrícula, entre outras. Essas intervenções têm sua origem no próprio grupo PET, sem uma demanda efetiva da coordenação, embora a coordenação do curso de Química sempre tenha apoiado essas ações. Visando corrigir essa forma de atuação e procurando uma inserção integrada e sistemática, foi elaborado um planejamento estratégico de ação do grupo PET em parceria com a Coordenação. Este trabalho tem como objetivo apresentar esse planejamento, que consiste em um conjunto de ações que serão realizadas a curto, médio e longo prazo.

METODOLOGIA:
Para elaboração deste planejamento foi realizada uma pesquisa de opinião junto aos alunos do curso de química, sendo os resultados obtidos utilizados como um norte para a construção do planejamento. Paralelamente, foi realizado um estudo de demandas dos alunos com relação ao curso e a coordenação. A estratégia adotada conta com ações de curto, médio e longo prazo para melhoria das condições de infra-estrutura, pedagógica e acadêmicas. Para curto prazo foi implantado um sistema de acessibilidade dos alunos de graduação á microcomputadores, realização de consultas de investigação de demandas, ações visando à segurança laboratorial, realização de encontros periódicos da coordenação com os discentes. Para médio e longo prazo estão previstas a integração entre a pós-graduação e graduação, a continuidade da implantação do sistema de segurança laboratorial, criação de um sistema de banco de dados de auxílio á graduação, criação de um cadastro de informações pessoais dos alunos. Para o desenvolvimento destas atividades está sendo utilizada a estrutura física do PET Química, o apoio dos bolsistas do grupo PET, a infra-estrutura existente da coordenação do curso e ainda tem-se contado com os recursos de apoio aos cursos de graduação, oriundos da Pró-Reitoria de Graduação.

RESULTADOS:
Os resultados com a inclusão digital dos alunos através de 3 microcomputadores na sala do PET, com acesso a Internet, no qual os bolsistas PET são responsáveis, devendo contribuir com pelo menos 2 horas semanais para esta atividade, demonstram êxito, tendo em vista que o índice de ocupação variou de 25 a 100% do horário disponível. O estudo de demandas pelos alunos foi um importante balizador na elaboração do projeto de infra-estrutura, que a coordenação submeteu á Pro Reitoria de Graduação, com êxito no financiamento. Os Resultados com a enquete mostraram as demandas mais emergentes por parte dos discentes seria a criação de uma biblioteca setorial e laboratórios didáticos adequados para execução das práticas em ambiente seguro. Com isso construiu-se mapas de riscos para 12 laboratórios de ensino das disciplinas de química, no qual se usou as plantas dos laboratórios para indicação de riscos eminentes. Os seminários ministrados pelos bolsistas PET para a graduação, que serão considerados como créditos extracurricular, mostraram participação dos alunos crescimento acadêmico daqueles que o apresentavam.

CONCLUSÕES:
O planejamento educacional realizado tem trazido um enriquecimento da relação PET-Coordenação, possibilitando inserção do Grupo em atividades que propõem melhoria da qualidade de ensino da Universidade, como foi o caso da enquete realizada pelos bolsistas PET. Após este período de 12 meses, a participação do Grupo PET no desenvolvimento do curso de Química inclui o sucesso da disponibilização de computadores para os estudantes, a realização do estudo de demandas, que foi muito importante na elaboração de um projeto de infra-estrutura, a apresentação de seminários relacionados a atualidades na área de Química, a atuação em disciplina introdutória para alunos novatos, etc. Futuramente, espera-se estreitar ainda mais esta relação, trazendo benefícios para o curso de Química e o Grupo PET, que pôde extrair conhecimentos os mais diversos destas experiências.

Instituição de fomento: MEC - SESu



Palavras-chave:  planejamento educacional, coordenação de graduação, programa de educação tutorial

E-mail para contato: paulaaragaolima@yahoo.com.br