60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada

TRIAGEM FITOQUÍMICA EM PLANTAGO MAJOR L.: IDENTIFICAÇÃO DE ALCALÓIDES, SAPONINAS, GLICOSÍDEOS CARDIOTÔNICOS, TANINOS, FLAVONÓIDES E CUMARINAS.

Weuler da Silva ALVES1
Ulisses de Barros RAMOS1
Simone Ferreira Moreira FÉRES1
Wanda Nathielle BOALENTO1
Niara Maria Aparecida BRAGA1
Alexandre Horácio Couto BITTENCOURT1

1. FACULDADE DE MINAS - FAMINAS


INTRODUÇÃO:
A triagem fitoquímica se utiliza de metodologias extrativas, de forma eficiente para a análise de compostos vegetais . A tanchagem (Plantago major L) é uma planta herbácea pertencente à família das Plantagináceas com propriedades medicinais e cosméticas, além de utilização culinária e caseira . Existem mais de 200 espécies espalhadas pelo mundo com diferentes nomes populares como tansagem, transagem, plantagem, língua de vaca, entre outros . Esta é uma planta herbácea perene, de pequeno porte, atingindo cerca de 10 cm a 60 cm de comprimento, de raízes curtas e fibrosas. As folhas espessas, de formato variado, são agrupadas na base em torno de um único eixo ao nível do solo, num tufo circular, dotadas de nervuras bem marcadas, com ou sem pêlos. As flores são pequenas, esverdeadas ou acastanhadas ou até mesmo esbranquiçadas, agrupadas em espigas alongadas que podem alcançar até 40 cm de haste. Este trabalho teve por objetivo submeter folhas de P. major L. à metodologia usual para identificação de alcalóides, saponinas, glicosídeos cardiotônicos, taninos, flavonóides e cumarinas; compostos do metabolismo secundário com provável ação farmacoterápica.

METODOLOGIA:
As plantas foram coletadas no município de Muriae - MG, secas naturalmente, e levadas ao laboratório da Faminas, onde foram realizados os testes comuns em procedimentos para análise fitoquímica.

RESULTADOS:
Após os testes, os resultados indicaram a presença dos seguintes compostos: Alcalóides, Saponinas, Taninos, Flavonóides, Cumarinas e a ausencia de glicosídeos cardiotonicos. Estudos anteriores indicaram a presença de alcalóides, saponinas, taninos (5,7%), cumarinas e flavonóides em espécies da família Plantaginaceae, o que está de acordo com os resultados obtidos nesta triagem fitoquímica. Descrevem ainda que atividades antimaláricas em Plantaginaceae parecem estar ligadas à ocorrência nesta família de compostos do metabolismo secundário como flavonóides, alcalóides e sesquiterpenos.

CONCLUSÕES:
Pode-se concluir da triagem fitoquímica realizada que alcalóides, saponinas, taninos, cumarinas e flavonóides estão presentes nas folhas de P. major L., sendo estes últimos encontrados em maior quantidade. Quanto aos glicosídeos cardiotônicos, estes não foram evidenciados, o que indica sua ausência na referida espécie vegetal.

Instituição de fomento: FACULDADE DE MINAS - FAMINAS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Triagem Fitoquímica, Plantago major L., metabolitos secundarios

E-mail para contato: ahcouto@faminas.edu.br