60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal

ANALISE DE ALGUNS ASPECTOS DO COMPORTAMENTO DE BUFO ICTERICUS (ANURA, BUFONIDAE).

Thiago de Oliveira Carnevali1
Eder Marques da Silva1
Luiz Eduardo Aparecido Grassi2
William Fernando Antoniali Jr.2, 3

1. Iniciação Cientifica - Ciências Biológicas – UEMS.
2. Prof. Dr. - Ciências Biológicas - UEMS – Orientador.
3. Centro Integrado de Análise e Monitoramento Ambiental – CINAM – UEMS.


INTRODUÇÃO:
Bufo ictericus é um sapo com 10 a 17 cm de comprimento Rostro-Cloacal, que possui dimorfismo sexual com fêmeas maiores que os machos. As fêmeas possuem coloração pardo-clara, com uma grande mancha dorsal enegrecida. Os machos possuem coloração pardo-amarelada uniforme. É uma espécie de distribuição ampla, ocorrendo na Mata Atlântica, Sudeste e Sul do Brasil, Argentina e Paraguai. (RIBEIRO et al. 2005). Segundo Izeckson (1995) os anuros estão desaparecendo, devido ao fato das espécies serem sensíveis a alterações ambientais. Lingnau (2003) estudando comunicação acústica e visual, territorialidade e comportamento em Hylodes heyeril, descreve que fatores como temperatura, tamanho e peso dos machos, além de interações comportamentais entre indivíduos nos agregados reprodutivos estão relacionados com a vocalização de muitas espécies de anuros. Wogel et al. (2002) estudando a atividade reprodutiva em Physalaemus signifer, verificou que em ambientes temporários apresentam comportamento explosivo ao inicio da estação chuvosa, sendo observados casais em amplexo. Estudos comportamentais de B. ictericus são escassos na literatura sendo o objetivo deste trabalho descrever as atividades comportamentais, e elaborar um catálogo comportamental, realizado por B. ictericus.


METODOLOGIA:
Os estudos foram realizados, no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, (22º1152 ” S, “54º5521” W). Com 25 animais, capturados no campus da UEMS. Os indivíduos foram mantidos em um recinto (cativeiro), de tamanho 4x6, construído com postes de madeira e cercado com tela de sombrite, coberta com tela de arame com malha de 2 cm. Com 2 lagoas artificiais e 4 tocas construídas de pneus e um poste luz branca de 200 Wats. As observações comportamentais foram realizadas entre o período 02/2006 à 04/2006.O etograma comportamental foi construído com base nos registros dos atos comportamentais. Nas primeiras 20 horas, as observações foram feitas, com objetivo de qualificar o comportamento, pelo método de todas as ocorrências (“ad libitum” sensu ALTMANN, 1974) para definição das principais categorias comportamentais, e de uma planilha para anotações. As observações quantitativas foram realizadas pelo método de varredura (“scanning sample” sensu ALTMANN, 1974). A cada dez minutos foram anotados todos os comportamentos observados para cada indivíduo da colônia. Após o intervalo de um minuto era retomada as observações. Este procedimento foi seguido repetidamente por uma sessão de 1h às 1h e 30min. Foram realizadas, 4 sessões semanais, totalizando-se 42 horas.


RESULTADOS:
O pico de atividade iniciou às 18h30min, se estendendo até o final da noite. A soma de atos comportamentais totalizou 5.137 atos. Os principais atos comportamentais realizados por B. ictericus foram agrupados em padrões de exploração (8,09%), defesa (0,40 %), comunicação (1,53 %), alimentação (28,14 %) e repouso (61,80 %), proposto por Del-Claro (2004). No período de estudo não foram observados atos comportamentais relacionados à reprodução. Alguns fatores podem explicar este fato, como aclimatação as condições de cativeiro, bem como as condições meteorológicas não propicias. Segundo Toledo et al. (2003), as espécies do gênero Bufo têm preferência reprodutiva nas estações secas e frias do ano variando entre os meses de Julho a Setembro. Além desses dados referentes à reprodução, outros tipos de comportamento também foram registradas não quantitativamente, como o caso de disputas territoriais; animais maiores tem preferência na captura de presas, também foi observado que indivíduos costumam forragear no mesmo local, indivíduos tem preferência por uma determinada toca para se abrigar, mas estes dados requerem mais estudos específicos. Estudos realizados sobre este assunto referem-se a dados relacionados com territorialidade na reprodução in Orr (1986).


CONCLUSÕES:
A espécie B. ictericus apresentou 17 atos no seu catálogo comportamental, embora, provavelmente este número esteja subestimado, já que não constam observações de atos relacionados ao período reprodutivo da espécie, apenas alguma atividade relacionada à vocalização.


Instituição de fomento: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/ UEMS.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Estudo comportamental, Cativeiro, Etograma

E-mail para contato: thiagocarnevali@hotmail.com