60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOTURISMO E O PARQUE ESTADUAL MORRO DO DIABO – SP

Eveline Guimarães1
Edson Luis Piroli1
Rodrigo Gomes Guimarães1

1. Faculdade de Turismo UNESP


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho, ainda em andamento, propôs–se ao levantamento de atividades de educação ambiental realizadas em locais ecoturísticos, e outras sugeridas por bibliografia especializada, e à avaliação de seu potencial para a reflexão crítica e questionamentos de paradigmas de sustentação da sociedade antropocêntrica, de valores e comportamento que causam grandes impactos ao meio ambiente, por exemplo, o alto consumo de bens naturais. Posteriormente ao levantamento e análises realizados na primeira etapa da pesquisa, está sendo estudada a aplicabilidade de algumas destas atividades no Parque Estadual Morro do Diabo, por meio de experiências práticas com visitantes, e serão propostas as atividades adequadas à infra-estrutura e interesses da direção do PEMD. Este busca, atualmente, a conscientização da comunidade do município de Teodoro Sampaio e região, para a importância e a necessidade de áreas ambientais protegidas, visando a minimização das ações de degradação sofridas pelo Parque, problema este que se constitui em um dos principais entraves para manutenção de sua flora e, principalmente, de sua fauna.

METODOLOGIA:
A pesquisa de atividades foi realizada por meio de observações de campo, de entrevistas estruturadas com participantes das atividades, e de entrevistas semi–estruturadas com educadores e responsáveis pelo Programa de Educação Ambiental de cada um dos locais visitados: o Parque Zoológico de São Paulo, o Aquário de Guarujá e o Aquário de Ubatuba – para melhor conhecimento das características das atividades realizadas, público alvo, possíveis dificuldades, temas abordados, etc. Foram avaliadas também, as atividades sugeridas no livro organizado por Nelson C. Marcelino, “Repertório de atividades de recreação e lazer”, as sugeridas no livro organizado por Suzana M. Pádua e Marlene F. Tabanez, “Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil” e as trazidas por Rita Mendonça em “A experiência na natureza segundo Joseph Cornell”. Os fundamentos teóricos para avaliação das atividades estão sendo compostos com a teoria crítica, explicitada por Carlos F. B. Loureiro; o estudo de Lucie Sauvé “Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa”; o estudo de Eni P. Orlandi “O discurso da Educação ambiental” e toda a bibliografia pesquisada que ressalta as características necessárias para a prática da educação ambiental crítica e transformadora, utilizada neste trabalho.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos com a pesquisa até o momento demonstraram semelhanças entre as atividades desenvolvidas nestes três atrativos ecoturísticos, porém, diferenciam–se, em certa medida, na maneira como são abordados determinados temas, como a utilização de água e de energia pela sociedade. Estes temas podem estar presentes somente em estímulos à economia ou em reflexões sobre os diversos processos atuais de produção e prejuízos ambientais no caso da energia. Pôde–se observar a grande quantidade de características e curiosidades sobre as espécies, pelas quais muitos visitantes não se interessam em ler; atividades artísticas e apresentações de palestras e documentários sem grande interação com o público visitante também puderam ser observadas nas instituições, o que indicaria a necessidade de adequações em seu desenvolvimento.

CONCLUSÕES:
Neste sentido, nota–se que, para atingir os objetivos de transformação por meio de educação ambiental, são necessárias atividades que propiciem abordagens críticas e não somente a simples transmissão de informações científicas. Evidencia–se também, a necessidade do real comprometimento dos educadores, de maiores discussões sobre conceitos em Educação Ambiental e de reflexão da prática destes educadores no interior destas instituições, visto que, mais importante que as atividades, talvez sejam os discursos empregados durante as mesmas, provenientes das convicções de cada educador afinados ou não com os da instituição. A compreensão do contexto social local, especialmente na região oeste paulista, onde está localizado o PEMD, é de tal importância que não pode ser ignorada durante explicações sobre problemas ambientais, como o desmatamento, por exemplo. Estes impactos, visíveis atualmente, devem estar relacionados com histórico de ocupação da área e apropriação de bens naturais, relacionando–se informações biológicas do ecossistema com contextos sociais atuais e causas dos problemas em uma visão menos focada em ações isoladas de cada indivíduo, para que seja possível vislumbrar alguma transformação nas relações construídas pelos homens e destes com o meio ambiente em que vivem.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação ambiental, Ecoturismo, Parque Estadual Morro do Diabo

E-mail para contato: evelineguimaraes86@hotmail.com