60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM

Silvia Maria Ferreira da Silva1
Joeliza Nunes Araújo1
Naímy Farias de Castro2

1. Universidade do Estado do Amazonas-UEA
2. Prof. MSc. - Universidade do Estado do Amazonas - UEA - Orientador


INTRODUÇÃO:
O Ensino de Ciências Naturais favorece o desenvolvimento das capacidades física, intelectual e social do aluno, alem de contribuir para ampliação do vocabulário, desperta a consciência critica transformando-os em defensores do meio ambiente. Neste sentido, as Ciências Naturais visa a formação de cidadãos capazes de compreender o contexto sócio-cultural, através de um processo didático-pedagógico de construção e reconstrução do conhecimento. Diante do exposto, o trabalho visa apresentar o desenvolvimento do Ensino de Ciências Naturais realizado em uma escola pública no município de Parintins/Am, o que possibilitou um levantamento das metodologias e recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Ciências Naturais; identificou a formação dos professores que ministram a disciplina e os principais obstáculos enfrentados no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para estabelecer um diagnóstico do Ensino de Ciências Naturais e, assim, ampliar o debate sobre a adoção de estratégias pedagógicas que promovam uma aprendizagem significativa, principalmente com a incorporação de atividades que coloquem os alunos em contato direto com o objeto do conhecimento, tornando-os centro da ação pedagógica.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Parintins/Am. Como método utilizou-se a pesquisa-ação, a qual favoreceu aos pesquisadores desenvolver um papel ativo da realidade no contexto escolar e proporcionou uma interação com os elementos do processo educativo implicados na problemática. Realizou-se revisão bibliográfica e análise documental sobre a temática em estudo. Foram elaborados formulários de entrevista padronizada com perguntas abertas, semi-abertas e fechadas, envolvendo aspectos da infra-estrutura escolar, concepções sobre o Ensino de Ciências, metodologias, técnicas, recursos didáticos, materiais utilizados, instrumentos de avaliação e perfil do professor. O público alvo foi o gestor, os professores e alunos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Foram entrevistados 100% dos professores da disciplina de Ciências e 20% do total de alunos de 5ª a 8ª séries da escola pesquisada. Durante as entrevistas buscou-se um diálogo informal com os professores, alunos e gestor escolar onde se observou elementos, que certamente não foram expressos nos formulários. Constam no trabalho um relato utilizando-se as observações, as dificuldades e possibilidades para a realização de um efetivo desempenho no Ensino de Ciências.

RESULTADOS:
Resultados mostraram que dos docentes 75% possuem formação em Ciências Naturais e 25% são de outras áreas. Estes declararam que o Ensino de Ciências “proporciona ao aluno a compreensão dos problemas ambientais; preocupa-se com a formação do cidadão e possibilita o conhecimento do corpo humano”. As metodologias adotadas são: aulas expositivas e praticas; estudo dirigido e pesquisas bibliográficas. A maioria (75%) utiliza livro didático, CD-ROM, revistas e cartazes como recursos didáticos; 100% usam recursos audiovisuais e 25% emprega materiais de laboratório. Instrumentos de avaliações tradicionais ainda são os mais utilizados, por outro lado, novas metodologias que busquem a construção do conhecimento, ainda são pouco utilizadas. Dificuldades enfrentadas pelos estudantes no processo educacional são atribuídas às conversas paralelas (81%), ao desinteresse pela disciplina (9%), a metodologia aplicada (6%) e outros (4%). A maioria (64%) gostaria que tecnologias da informação e comunicação fossem integradas como métodos inovadores de aprendizagem. Assim, percebe-se que apesar dos docentes possuírem recursos que possibilitem aulas dinâmicas, o que se verificou ainda é a utilização de aspectos da educação tradicional, possivelmente atribuído à resistência frente às novas metodologias.

CONCLUSÕES:
A realização desta pesquisa aponta a necessidade de mudanças no ensino e aprendizagem em Ciências Naturais que envolvam todos os elementos educativos como educadores, educandos, gestores e a comunidade. Metodologias e técnicas tradicionais utilizadas na prática pedagógica devem ser substituídas por instrumentos didáticos inovadores que suscitem a aprendizagem significativa. Os docentes impõem como justificativa a carência na infra-estrutura escolar, embora poucos estejam preparados para metodologias voltadas às propostas de orientação construtivistas. O investimento na formação inicial e continuada dos docentes pode contribuir para uma mudança didática voltada à ruptura do processo educacional tradicional. A tomada de consciência deve ultrapassar a visão unilateral dos docentes, favorecer uma formação ambiental baseada no diálogo interdisciplinar e articulação entre o fazer ciência e o fazer pedagógico. Portanto, faz-se necessário o surgimento de um novo paradigma baseado na inter-relação e interdependência dos fenômenos físicos, biológicos, sociais e culturais. Visão esta que ultrapasse as fronteiras disciplinares possibilitando às diversas áreas do conhecimento a abordagem de temas relevantes, contextualizados e relacionados às questões atuais da humanidade.

Instituição de fomento: Universidade do Estado do Amazonas



Palavras-chave:  Ensino de Ciências, Metodologias educacionais, Formação de professores

E-mail para contato: joaraujo2@hotmail.com