60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação

UM AMBIENTE EQUILIBRADO: CONSEQÜÊNCIA DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Heloisa Carla Xavier Marthos dos Santos3
Diomar Verçosa3
Ivete Aparecida Schuroff4
Talal Suleiman Mahmoud3, 5

3. UEMS - Centro de Ciências Biológicas / Ivinhema
4. UNIDERP Interativa de Ivinhema
5. Professor Me/orientador


INTRODUÇÃO:
A escola é um ambiente privilegiado de aprendizagem, na qual os alunos apresentam momentos de reflexão, onde podem ser elaboradas e desenvolvidas atividades que possam ser realizadas por eles. O trabalho em sala de aula com atividades lúdicas pode vir a ser, a principal via de disseminação da educação ambiental (EA), objetivando a conscientização de um ambiente equilibrado, sensibilizando os alunos a terem o prazer de visualizarem a amplitude da importância do meio ambiente que os cercam, aproveitando aspectos lúdicos na integração do educando/educador, favorecendo assim positivamente o processo da aprendizagem, enriquecendo as aulas de forma prazerosa, servindo como estratégia de ensino. Conferindo então a educação como um dos melhores meios para a difusão da informação de conceitos ambientalistas, com princípios e métodos próprios. Para se obter um maior resultado é necessário trabalhar atividades lúdicas que visem à sensibilização ambiental na busca de uma melhoria na qualidade do ambiente em que vivem. Assim a avaliação da percepção ambiental de alunos no ensino fundamental, através de atividades lúdicas é de interesse por mostrar um raios-X da situação que se encontram estes alunos quanto ao conhecimento de seu meio ambiente.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizado no primeiro semestre de 2007, em encontros que aconteceram em sala de aula na turma do 6º ano, do período matutino, nas dependências da Escola Municipal Professor Sideney Carlos Costa. Nos encontros foram realizados atividades que visaram obter um perfil do conhecimento ambiental dos alunos, foi aplicado um questionário semi-estruturado para os alunos de caráter qualitativo, no qual se buscou obter informações quanto ao conhecimento prévio dos alunos sobre o conceito de meio ambiente, realizou-se atividades individuais como representação gráfica de como é o meio ambiente, e atividades de grupo como leitura e discussão do poema “Sou natureza” com autoria de Berenice Gehlen Adams, e a confecção de jogo educativo chamado de “Jogo da trilha”, e a montagem de maquete elaborados pelos alunos e que representasse o meio ambiente que eles conheciam, com material reciclado. No último encontro, foi realizado uma nova coleta de dados junto aos alunos através de questionário.

RESULTADOS:
Nas representações gráficas a maioria dos alunos desenhou paisagens naturais que simbolizam o meio ambiente com elementos como sol, água, solo, vegetação e animais. A presença humana foi evidenciada através de moradias, indústria, estradas, barco e automóvel. Na leitura do poema notou-se a participação de todos os alunos de forma bem receptiva, mostrando descontração e prazer na realização da atividade. Quanto ao jogo da trilha, os alunos mostraram total interesse pela atividade, bem como, apresentaram um bom comportamento social comprovados pela interação e cooperativismo do grupo no decorrer da atividade. Na montagem da maquete, os estudantes simbolizaram o meio ambiente conhecido por eles que caracterizava dois ambientes diferentes, de um lado representado sem poluição, e do outro lado representado um lugar poluído. Quanto aos questionários, ocorreu uma mudança de opinião dos alunos antes das atividades lúdicas e depois da realização das atividades sobre a temática. Verificou-se que os alunos relacionam o meio ambiente com diversos fatores como: fauna, flora, água, ar e solo. Fazendo dos ecossistemas naturais um fator distante da realidade, pois não conseguem conceber que tarefas realizadas no dia-a-dia se relacionam diretamente ao meio ambiente.

CONCLUSÕES:
A inserção de atividades lúdicas voltadas para EA foi de grande relevância neste trabalho servindo como forma avaliativa da percepção ambiental dos alunos que possuíam um conhecimento prévio das questões ambientais, mas adquiriram uma melhor compreensão da temática após ter exercido as atividades lúdicas voltadas ao assunto. Constatou-se que a utilização das atividades lúdicas na EA favoreceu o enriquecimento do cooperativismo, estimulando-os a trabalharem em equipe, conciliando com isso a ação, criatividade e a participação dos alunos no decorrer deste trabalho contribuindo positivamente para melhorar a percepção ambiental destes alunos. Percebeu-se que os alunos depois da inserção das atividades lúdicas demonstraram uma sensibilidade bem maior com relação ao meio ambiente, isto é, houve uma modificação na opinião, ficando evidente através da comparação das respostas do primeiro questionário com as respostas do segundo questionário. Deve-se lembrar que o segundo questionário só foi aplicado depois de trabalhadas às atividades lúdicas, o que proporcionou uma percepção ambiental mais ampla nos pesquisados.

Instituição de fomento: UEMS - Centro de Ciências Biológicas / Ivinhema



Palavras-chave:  meio ambiente, educação, atividades lúdicas

E-mail para contato: heloisabiouems@yahoo.com.br