60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

PROJETO: “ENSINO PÚBLICO E O CONTEXTO DA BACIA DO RIBEIRÃO DAS ANHUMAS”

FABIANA BURGOS T GARCIA3
GRAZIELA MOREIRA SIMÃO1
EDERSON COSTA BRIGUENTI3
MAURÍCIO COMPIANI2

1. EE PROFESSORA ANA RITA GODINHO POUSA - SEE/SP
2. PROF. DR. - IG - UNICAMP - COORD GERAL PROJETO
3. EE PROFESSORA ANA RITA GODINHO POUSA - SEE/SP - COORDENADOR


INTRODUÇÃO:
O projeto, por meio de práticas educativas embasadas em estudos teóricos e metodológicos, busca reorientar o saber escolar, de forma estar mais próximo à realidade do estudante e do professor, proporcionando diferentes significados dos conteúdos trabalhados e, portanto, um maior poder de ação frente às temáticas abordadas. A ação política de apoio à formação da cidadania consiste em estratégia essencial na busca de uma identidade sócio-cultural e que por sua vez, resulta em práticas que viabilizem melhorias no ambiente e na qualidade de vida do coletivo. Neste contexto, A eficiência da educação frente às condições sócio-ambientais globais dá-se por um projeto coletivo de transformação da realidade local. Com reuniões e atividades semanais ao longo de 2007, 10 professores de diferentes áreas do conhecimento da EE Profa. Ana Rita G. Pousa, se fortaleceram como um grupo coeso e participativo. Acompanhados por formadores dos diferentes institutos, constituíram um tempo/espaço coletivo propício à discussão de práticas, estudos teóricos, troca de experiências e aprimoramento de idéias e atividades pedagógicas. Desta forma, o ano letivo constituiu-se como preparatório para que o grupo, utilizando-se de conhecimentos no ramo da ciência e tecnologia da bacia do ribeirão Anhumas, atrelados ao contexto local da comunidade escolar, pensasse e planejasse um projeto interdisciplinar para escola, envolvendo novas metodologias de ensino-aprendizagem e uma atualização curricular do ensino médio.

METODOLOGIA:
Este projeto se constitui em uma parceria colaborativa de professores do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo com professores da UNICAMP (IG e IB) e IAC, com o apoio da FAPESP e CNPq, e patrocínio da Petrobras Ambiental. Durante o ano de 2007 estivemos envolvidos em processo de formação continuada, aos sábados, a partir de módulos disciplinares que trataram as características geomorfológicas e biológicas da Bacia do Ribeirão das Anhumas, na qual se insere a escola, e faz parte de um projeto de políticas públicas do município de Campinas, além de eixos temáticos que contribuíram com um suporte pedagógico nas áreas de Educação Ambiental, Local/Regional, Interdisciplinaridade e CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente). O projeto pedagógico foi escrito pela equipe, interdisciplinarmente, já que participam deste projeto professores de Português, Matemática, Química, Biologia, Geografia, Educação Artística e Educação Física, e simultaneamente com as reuniões semanais de reflexão. Elaboramos e aplicamos uma atividade piloto dentro do contexto, além de atividades a serem desenvolvidas em 2008.

RESULTADOS:
Terminamos o ano com a elaboração de duas propostas interdisciplinares, dez projetos de pesquisa docente e uma atividade piloto aplicada. A Proposta 1 – “Do Macro ao Micro: Percepção em diferentes escalas” constitui um conjunto de atividades que envolvem escalas espaciais, representações e sentidos. As atividades buscarão integrar trabalhos artísticos, trabalhos de campo, mapeamentos e produção de vídeos, partindo de um elemento espacial comum. A Proposta 2 – “Tecendo Histórias e Estórias” busca desenvolver no aluno o senso crítico, fazendo-o imaginar-se em diversas situações para posterior sensibilização da comunidade, bem como habituá-los à leitura e escrita. Os projetos docentes visam pesquisa na e sobre a ação, individualmente, levando em consideração as diversas linguagens no processo ensino-aprendizagem e serão desenvolvidos a partir de 2008. A atividade piloto consistiu em um trabalho de campo vinculado a um caso simulado (proposta de CTSA) do qual participaram alunos das duas 8ªs séries do Ensino Fundamental visando integração dos mesmos com seus futuros professores e familiarização com o projeto da escola.

CONCLUSÕES:
O contato com a academia nos proporcionou momentos de reflexão, que antes passavam despercebidos, e sugere um estudo constante. Esta necessidade de estudo nos colocou em contato com assuntos pertinentes ao nosso dia-a-dia como docentes além de nos proporcionar novos conhecimentos. A dinâmica de trabalho para o desenvolvimento do campo-piloto e caso simulado foi uma experiência embasada em atividades de CTSA, e as considerações a partir de seu resultado poderão nortear melhor as novidades vindas da reformulação dos próprios professores. Não havendo tempo hábil para maiores discussões, entendemos que esta prática foi um fator positivo para os trabalhos de 2008, pois foi uma experiência que não é muito rotineira em nossa vivência escolar. Consideramos que nossa maior contribuição foi a iniciativa de integrar uma proposta de CTSA com uma atividade de campo. O envolvimento de duas salas, bem como dos professores, na formação dos grupos fez com que houvesse uma integração em vários sentidos, aluno/aluno, aluno/professor, professor/professor, havendo a estruturação dialógica do conhecimento. Fechamos o 1º ano com um balanço positivo de nossas ações, com nossos projetos de pesquisa individuais encaminhados e conectados às atividades propostas.

Instituição de fomento: UNICAMP (IB /IG), IAC, FAPESP, CNPQ, PETROBRAS AMBIENTAL

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO, INTERDISCIPLINARIDADE, CTSA

E-mail para contato: fabiburgos08@gmail.com