60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico

CONHECIMENTO EXISTENTE NA ORGANIZAÇÃO CONJUGADO COM A UTILIZAÇÃO DE DATA WAREHOUSE NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Zeneida Parente Alves Neta2
Sofiane Labidi1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO


INTRODUÇÃO:
Ao pensar no sistema capitalista vivenciado pela sociedade atual, remete-se à idéia de que sua principal força produtiva determinante é a informação. Aproveitar-se disso, no ambiente organizacional, significa criar conhecimento processando essa informação contida internamente para utilizá-la externamente, explorando, assim, o grande potencial intelectual. Dessa forma, o desafio é permitir a compreensão sobre como criar condições para identificar e compartilhar tais conhecimentos. A organização tem uma nova filosofia que pode requerer mudança, tratando-se de um recurso estratégico. Voltar seu pensamento sobre si própria de modo a refletir sobre sua realidade e salientar o que é individual, tornando-o coletivo, pode indicar uma reflexão sobre a estrutura e a cultura organizacional e os modelos de gestão. A gestão do conhecimento surge, portanto, como uma inovação organizacional, despertando grande interesse no meio acadêmico. Isso justifica a relevância desta pesquisa ao buscar compreender esse fenômeno e, logo adiante, a abrangência do tema, já que suportes tecnológicos usados pela organização serão elementos fundamentais para a construção e partilha do conhecimento sobre si própria, sua produção e seu ambiente externo. Objetiva-se analisar como o conhecimento existente na organização pode ser conjugado com a utilização de data warehouse na gestão do conhecimento.

METODOLOGIA:
Entre os diversos aspectos que esse ideal requer, a tecnologia é vista como uma das principais ferramentas de apoio, razão pela qual é o enfoque desta pesquisa, especialmente, no que diz respeito a data warehouse. Assim, a pesquisa qualitativa através de estudo de caso utilizou revisão bibliográfica sobre gestão do conhecimento, sistema de informação e data warehouse. Na primeira fase, foram desenvolvidas atividades de pesquisa de dados em fontes secundárias e na segunda, atividades de levantamento de campo. Para coleta de dados, foi realizada entrevista semi-estruturada e observação passiva relativas ao processo de implementação de um data warehouse na Agência Nacional do Petróleo em São Luís, com escolha intencional da amostra investigada. Por fim, na terceira fase, deu-se a análise das informações, tendo como critério as contribuições levantadas por autores como Rivadávia (2008), Cruz (2001) e Rosini (2004).

RESULTADOS:
O desempenho identificado na realidade da organização permitiu indicar que o data warehouse atende aos requisitos técnicos e às necessidades de resposta à tomada de decisão de forma otimizada, pelo fato de englobar informações complexas. Foi possível entender que há alcance das informações não-integradas existentes, ocasionando relatórios imprecisos, dados redundantes e desconexos que proporcionam uma ineficiência global das ferramentas de suporte à tomada de decisão. Através dessa tecnologia, a organização dispõe de informações acessíveis de forma a terem verdadeiro diferencial durante a tomada de decisão e o processo produtivo e administrativo, o que permite gerar conhecimento aproveitável a diversas situações. Apesar disso, a concepção de tal fator competitivo deve estar relacionada ao ambiente organizacional, de forma a que possa abranger o todo, apoiando, inclusive, no alcance de metas e objetivos do planejamento estratégico. Dessa forma, convém citar que o ocorrido na prática de implementação de data warehouse nas organizações poderia ser o verdadeiro ponto inicial para uma perspectiva que poderia refletir na gestão do conhecimento, aliados, portanto, ao ambiente organizacional e às políticas de difusão da informação e do conhecimento, já que ele se forma com a interação humana por experiências e informações evoluídas gerando o conhecimento tácito, que, por sua vez, volta como explícito e não mais apenas informação.

CONCLUSÕES:
A pesquisa acadêmica sobre administração tem voltado sua atenção extensiva à necessidade de compreender a relevância de temas como capital intelectual, conhecimento organizacional, ativos intangíveis, uso de tecnologias da informação e aprendizagem organizacional. Observou-se que a gestão do conhecimento desempenha um recurso estratégico essencial nesse contexto, podendo ser entendida como o processo de obter, gerenciar e compartilhar a experiência e especialização dos funcionários, utilizando-se de tecnologias para concretizar e alcançar esses objetivos na organização. Os sistemas de informação devem ser vistos, no entanto, como ferramentas de apoio que dentro de circunstâncias organizacionais e de gestão adequadas favorecem a inteligência, aprendizagem e criatividade organizacional. Nesse sentido, conclui-se que sem políticas adequadas de gestão de recursos humanos, gestão estratégica e operacional, sem a existência de ambientes de trabalho que favoreçam a colaboração, comunicação, a aceitação do risco e a tolerância ao erro, esses sistemas podem nunca cumprir os objetivos para que foram adotados e tornarem-se encargos financeiros excessivo para a maioria das organizações. Através de sua grande contribuição, tecnologias da informação, como o data warehouse aqui citado, serve como ponto de partida para utilizar o conhecimento que existe e poderá ser gerado na organização a fim de beneficiar-se a si e a seus gestores.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Gestão do conhecimento, Conhecimento organizacional, Data warehouse

E-mail para contato: zeneidathalia@yahoo.com.br