60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística

LETRAMENTO E CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO “UM TOQUE DE CONSCIÊNCIA” NA U.E.B. HONÓRIO ODORICO FERREIRA

Gercina Silva Ramos1
Inês Maria Santos Lima1
Joelma Santos Baldez1
Maria Rosa Costa da Silva1
Rosilene do Carmo Martins Pereira1

1. Secretaria Municipal de Educação (Educação Básica) – São Luís/MA


INTRODUÇÃO:
A língua é lugar de interação que define os lugares de seus interlocutores, conforme a visão bakhtiniana. “Tomar a própria língua como objeto de estudo significa pensar também na qualidade dessa interação que a linguagem pode propiciar, tematizar os usos dessa língua e de que forma tais usos refletem um respeito mútuo, uma consideração pelo outro, realizar procedimentos de um diálogo efetivo” (BRASIL, 1998, p.14). Esse diálogo pautado em preceitos éticos é tomado como elemento essencial nas práticas educativas da Unidade de Ensino Básico Honório Odorico Ferreira, localizada no povoado do Tajipuru (zona rural), em São Luís – MA. Considerando as atividades desenvolvidas na referida escola, este trabalho se propôs a investigar o que permeia os diálogos dos estudantes da comunidade no que tange às práticas eleitorais dos integrantes do povoado e das áreas vizinhas, especialmente nas épocas de campanhas. Pretende-se verificar o que compõe o ideário político da comunidade e, sobretudo, demonstrar como a escola intervém por intermédio do projeto “Um toque de consciência”, no sentido de contribuir para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e éticos, que façam uso da língua como instrumento de ação para responder às suas reais necessidades enquanto membros de uma coletividade.

METODOLOGIA:
Realizou-se uma pesquisa, tomando por base os PCN’s de Português, de História e dos Temas transversais, aportes teóricos da Lingüística e da Sociologia. Elaborou-se um diagnóstico junto aos demais profissionais de educação da escola acerca das condições sócio-econômicas e culturais dos alunos, com consulta a documentos de matrícula e ao Plano político-pedagógico. Foram entrevistados, em caráter preliminar, pais, estudantes e outros profissionais de educação, assim como diversos integrantes da comunidade, a fim de se obter informações sobre como ocorre o processo eleitoral no povoado. Realizaram-se reuniões de planejamento e discussões de concepções teórico-metológicas a serem adotadas, e definiram-se critérios a serem empregados nas atividades do projeto. Fez-se análise dos dados da entrevista e registro de sugestões de atividades escolares que pudessem exprimir que diálogos são travados na casa dos alunos evidenciadores de costumes, posturas e aspirações concernentes aos processos eleitorais e que permitissem avaliar os reflexos desses diálogos nas crianças. Elaborou-se o projeto a ser executado, aplicando os preceitos dos PCN’s e da Lingüística (Lingüística textual e Análise do Discurso), especificamente no que tange aos gêneros textuais.

RESULTADOS:
A U.E.B. Honório Odorico Ferreira, pertencente à rede pública, é freqüentada por filhos de agricultores e pescadores de sua região com baixo poder aquisitivo e baixa escolaridade. Observou-se pelos discursos dos integrantes da comunidade que eles exercem, não raro, posturas que demonstram uma descrença em todo esse processo político-eleitoral e a necessidade de benefícios individuais, dado o processo construído historicamente pelos preceitos do Capitalismo. Nas crianças, houve, no início dos trabalhos, certa desarmonia entre o que estava sendo trabalhado e os discursos que já haviam incorporado em suas vivências cotidianas. As práticas de leitura e produção de texto e as discussões dos temas que foram priorizados despertaram a formação de juízos de valor sobre representantes políticos, sobre a importância do voto, e sobre as ações políticas, revelada na simulação de campanhas eleitorais, votação, e posse dos eleitos, realizadas na escola.

CONCLUSÕES:
A despeito dos valores observados nos discursos da comunidade, houve aceitabilidade por parte dos alunos, nas discussões dos temas trabalhados, com vistas ao letramento e à formação do sujeito cidadão. Os profissionais mostraram-se preocupados e compromissados com a mudança da postura política dos alunos e com a aprendizagem dos gêneros textuais definidos para a simulação do processo eleitoral na escola. Por intermédio do projeto “Um toque de Consciência”, voltado para a leitura, escrita e cidadania, planejadas pelos educadores e inspirada na realidade dos alunos, proporcionou-se aos educandos acesso a informações essenciais para o desenvolvimento das capacidades mencionadas, tendo em vista que eles têm a escola como único espaço para o desenvolvimento de suas competências. Verificou-se que o trabalho realizado trouxe mudanças importantes no decorrer da execução do projeto, pois os estudantes demonstraram em suas atividades adequação das propostas às necessidades que eles percebem no cotidiano, como as questões de urbanização, as educacionais, as de saúde pública e de lazer, bem como o compromisso com a lisura e com a justiça no processo eleitoral.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Letramento, Cidadania, Consciência política

E-mail para contato: guaravermelho@zipmail.com.br