60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A IMPORTÂNCIA DO CURRICULO FUNCIONAL NATURAL COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA MENTAL

Márcio André Silva Azevedo1
Flávio Soares Pereira2

1. Faculdade Santa Fé
2. Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais - CECEN/ UEMA


INTRODUÇÃO:
A Educação Especial é um desafio para todos os Educadores. A pré-concepção de idéias dificulta a inovação e assimilação de novas metodologias pedagógicas. A insistência apenas em apontar dificuldades ao ensino de crianças com necessidades educacionais especiais é voltar sempre ao mesmo ponto de partida. Há a necessidade da percepção e aceitação de novas perspectivas pedagógicas frente à educação especial, assim o CFN (Currículo Funcional Natural) aparece como proposta de enfrentamento dessa realidade. O CFN foi desenvolvido no Kansas (EUA) por um grupo de pesquisadores educacionais com a proposta inicial a ser trabalhada com crianças na faixa etária de quatro a cinco anos. O CFN é um conjunto de instruções e informações que reúnem não apenas uma prática em sala de aula, como também uma filosofia e um conjunto de procedimentos que foi pensado com o objetivo de desenvolver habilidades na criança de modo a torná-la mais independente e criativa. A dificuldade de encontrar um método ideal para que o ensino de crianças com necessidades educacionais especiais está na elaboração de aulas que fujam ao modelo de aulas metódicas e enfadonhas, distantes da realidade dos alunos. A proposta do CFN é ilimitada no tocante às habilidades da criança, ampliando suas possibilidades de modo a favorecer a sua aceitação e inserção no convívio social. Neste sentido o trabalho teve por objetivo analisar e propor o CFN como metodologia alternativa dentro do âmbito educacional especial.

METODOLOGIA:
Utilizou-se pesquisa qualitativa. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica em diferentes fontes como: livros, revistas e internet; posteriormente tratou-se de organizar e sistematizar as informações coletadas e por fim, foi elaborado o relatório final.

RESULTADOS:
A partir da bibliografia pôde-se constatar que o CFN é uma proposta inovadora diante do desafio da inclusão educacional. Verificou-se ainda que esta metodologia visa preparar a criança para enfrentar um mundo real cheio de desafios e preconceitos, tornado-se capaz para as atividades cotidianas.

CONCLUSÕES:
A realização da pesquisa demonstrou que o CFN não é só mais uma proposta pedagógica comum, ela se destaca frente às outras, levando o aluno a se tornar um ser independente, criativo e eficiente. O CFN tem a proposta de aumentar e melhorar as habilidades funcionais da criança para que a mesma se liberte da dependência de educadores e pais gradativamente.



Palavras-chave:  educação especial, autismo, deficiência mental

E-mail para contato: marciorunner@hotmail.com