60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE MOLÉCULAS DE K-KARRAGENANA NA MORFOLOGIA, ESTRUTURA E PERFIL DE DISSOLUÇÃO DE MICROPARTÍCULAS DE GALACTOXILOGLUCANA

Marli Miriam de Souza Lima1
Elaine Sefrian Peinado1
Patricia Ribeiro1
Frederico Macedo Fernandes Barros1
Mara Lane Carvalho Cardoso1

1. Universidade Estadual de Maringá


INTRODUÇÃO:
Sistemas poliméricos complexos são combinações de diferentes tipos de polímeros, os quais existem como sistemas simples ou multi-fásicos. Os componentes da mistura são escolhidos de acordo com critérios tais como: custos, performance de processamento, propriedades mecânicas, propriedades térmicas. Uma das principais razões da combinação de polímeros é efetivamente seu custo. Combinações poliméricas tem custos efetivamente mais baixos desde que se misture um material caro com um mais barato, providenciando melhora na performance a preços menores. Polímeros também são blendados para combinar propriedades específicas de diferentes materiais em um único. Estes sistemas, de grande interesse na área de fármacos traz como principal vantagem a redução de riscos de toxicidade sobretudo para os medicamento de baixo índice terapêutico. Neste campo de investigação, é notória a importância de polímeros naturais, que apresentam características de biodegradabilidade, bioadesividade, biocompatibilidade. Estas características aliadas ao baixo custo e a vantagem de aproveitamento de produtos da flora brasileira faz deste grupo de macromoléculas uma alternativa de grande interesse no desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos.

METODOLOGIA:
Para obtenção da galactoxiloglucana , as sementes de Hymenaea courbaril coletadas em Porto dos Gaúchos - MT, foram submetidas à extração aquosa exaustiva à temperatura ambiente. Os extratos foram concentrados, centrifugados e tratados com NaCl 0.1 Mol/L. A solução final foi precipitada com etanol, lavada com etanol e acetona e secas à temperatura ambiente.A quantificação total de carboidratos foi determinada de acordo com o método colorimétrico de Dubois. A quantificação de proteínas foi feita através do método de Hartree. A análise os componentes monossacarídicos foi determinada através da análise dos alditóis acetato, obtidos através da hidrólise ácida total com ácido trifluoracético 1 Mol/L à 96°C durante 5 horas para liberação dos monossacarídeos convertidos em alditóis acetato, que foram analisados através de cromatografia liquido gasosa acoplada ao espectrômetro de massa. A k-Carragenana foi obtida comercialmente. A mistura dos polímeros, na proporção de 1:2 e 1:1 foram nebulizados empregando-se a técnica de spray-drying, obtendo dessa forma micropartículas poliméricas contendo cetoconazol. como fármaco modelo cujo perfil de dissolução está sendo avaliado através de técnicas farmacopeicas e o cetoconazol detectado através de titulação potenciométrica.

RESULTADOS:
O polímero extraído das sementes de Hymenaea courbaril é constituído de 7.6% de proteína e 92.4 % de carboidratos totais em relação à massa seca do polissacarídeo. A análise dos monossacarídeos mostrou relação molar de 3,2:2,5:1 respectivamente para Glc:Xil:Gal. Para essa XG de massa molar 2.05 x 106 g/mol, a viscosidade intrínseca obtida através da extrapolação de ηred versus concentração foi determinada como sendo [η]=5.8 ±0.5 dl/g, semelhante ao encontrado para a XG de tamarindo que apresenta semelhança estrutural com a mesma. Os microcristasi obtidos, de diâmetro aproximadamente de 300nm e 15 nm de largura permanecem em suspensão em meio aquoso devido á presença de grupos sulfato na sua superfície, responsáveis pela repulsão eletrostática entre eles. A mistura desses polímeros permitiu a obtenção de micropartículas com umidade residual de 6.0 %. Experimentos de microscopia óptica permitiram evidenciar a presença de partículas esféricas com diâmetro médio de aproximadamente 6 um. Os valores encontrados para a razão de Hausner e índice de Carr foram respectivamente 1,311  0,005 e 21,15 0,822.

CONCLUSÕES:
As micropartículas obtidas através da técnica de spray-drying, empregando-se como base polimérica a galactoxiloglucana, um polímero neutro, portanto de conformação enovelada e k-carragenana, um polieletrólito, permitiu a obtenção de micropartículas de superfície lisa e homogênea, que pode ser explicado através do mecanismo de interação destes polímeros. Acredita-se que a introdução do polieletrólito na conformação enovelada da galactoxiloglucana permitiu maior distanciamento das cadeias poliméricas durante o processo de nebulização, permitindo, também, melhorar as condições de fluxo das mesmas, o que é sugerido com base nos baixos valores encontrados para a razão de Hausner e índice de Carr. O perfil de dissolução está sendo avaliado e os resultados apresentados posteriormente.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  galactoxiloglucana, micropartículas, polieletrólitos

E-mail para contato: mmslima@uem.br