60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE E VIGOR DE SEMENTES DE CROTALARIA SPECTABILIS ROTH PELO TESTE DE TETRAZÓLIO

Clíssia Barboza da Silva5
Maria Guadalupe Lima Peixoto5
João Correia de Araújo Neto5
Vilma Marques Ferreira4

4. Profa. Dra. do Centro de Ciências Agrárias/UFAL/Orientadora
5. Laboratório de Análise de Sementes – Centro de Ciências Agrárias/ UFAL


INTRODUÇÃO:
A Crotalaria spectabilis, popularmente conhecida como crotalária, tem sido apontada como leguminosa potencial para uso durante a renovação do canavial na região dos Tabuleiros Costeiros. Apesar da importância, poucos são os trabalhos realizados com o intuito de avaliar a qualidade fisiológica das sementes, e como acontece em outras culturas, a utilização de sementes de boa qualidade é fundamental para o estabelecimento de populações adequadas em campo. A avaliação da qualidade das sementes por meio de testes rápidos que proporcionam resultados reproduzíveis tem sido uma busca constante dos tecnologistas de sementes. Nesse sentido, o teste de tetrazólio é promissor, pois, estima a viabilidade das sementes, fornece informações a respeito do vigor das sementes a partir de critérios específicos de avaliação e, ainda indica os principais problemas que podem afetar a qualidade das sementes. Dessa forma, este projeto teve como objetivo avaliar a eficiência do uso do teste de tetrazólio para estimar a viabilidade e o vigor de sementes de Crotalaria spectabilis, bem como padronizar a melhor concentração e período de imersão das sementes em solução de tetrazólio, visando destacar procedimentos adequados para a utilização em programas de controle de qualidade.

METODOLOGIA:
Inicialmente, procurou-se testar a eficiência de diferentes concentrações do sal 2,3,5 trifenil cloreto de tetrazólio em diferentes períodos de tempo, a fim de se obter um padrão colorimétrico que indicasse sementes com diferentes níveis de vigor. Para a obtenção de diferentes níveis de vigor as sementes foram submetidas ao envelhecimento acelerado tradicional, testes de germinação (percentagem e velocidade) e condutividade elétrica. O envelhecimento acelerado artificial foi realizado em caixas plásticas tipo compartimento individual, à temperatura de 40°C por 0, 72, 96, 120, 144, 168 e 240 horas. O teste de germinação foi conduzido com quatro repetições de 25 sementes distribuídas em gerbox sobre papel de filtro, à 30°C e oito horas de luz. O teste de condutividade elétrica foi conduzido pelo método de massa, com quatro repetições de 50 sementes, imersas em 75 mL de água destilada e mantidas a 20°C durante os períodos de 24 e 48 horas. As sementes consideradas de alto, médio e baixo vigor foram colocadas em copos de plásticos de 50 mL, sendo submetidas às melhores concentrações de sal de tetrazólio nas concentrações de 0,1%; 0,5% e 1%, onde foram mantidas no escuro à temperatura de 40°C por 30, 60 e 120 minutos, para estabelecimento dos padrões colorimétricos.

RESULTADOS:
A partir dos resultados obtidos, observou-se que a coloração uniforme e coerente foi obtida quando as sementes foram imersas em solução de tetrazólio a 0,1% por uma e duas horas e 0,5% por uma hora. Foram estabelecidas cinco classes de viabilidade e vigor. As sementes consideradas de alto vigor apresentaram coloração rósea uniforme, com todos os tecidos firmes, e estariam com porcentagem de germinação em torno de 95%, IVG em torno de oito e 120 µS g-1 na taxa de lixiviados das sementes. Com 144 horas de envelhecimento, observou-se declínio acentuado na porcentagem (52%) e velocidade de germinação (4,3) com uma taxa de lixiviados em torno de 204,4 µS g-1. Tais sementes apresentam pequenas áreas (< 50%) descoloridas, não atingindo o eixo vital do embrião. Após período de 168 horas de envelhecimento, as sementes apresentaram em torno de 30% e 3 na porcentagem e velocidade de germinação, respectivamente, e taxa de lixiviados em torno de 288 µS g-1, com lesões > 50% no tecido cotiledonar, sendo, portanto, consideradas sementes de baixo vigor. As sementes envelhecidas por 244 horas apresentaram lesões acentuadas em sua estrutura embrionária, bem como áreas vitais descoloridas ou coloridas intensamente. Estas estariam dentro daquelas consideradas não viáveis.

CONCLUSÕES:
O teste de tetrazólio mostrou-se eficiente para avaliar a viabilidade e o vigor das sementes de Crotalaria spectabilis Roth. As concentrações do sal de tetrazólio a 0,1% por uma e duas horas e 0,5% por uma hora a 40°C, mostraram-se promissores na identificação de sementes com diferentes níveis de vigor e permitem avaliar a qualidade fisiológica de lotes de sementes dessa espécie. É possível estabelecer cinco classes de viabilidade e vigor, sendo vigorosas as sementes das classes 1 e 2, viáveis as das classes 1 a 3 e não viáveis as das classes 4 e 5.

Instituição de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL); Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  análise de sementes, qualidade fisiológica, crotalária

E-mail para contato: clissiameirelles@yahoo.com.br