60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia

APROVEITAMENTO DA SERRAGEM PARA PRODUÇÃO DE CELULOSE BRANQUEADA

Alexandre Coelho1
Gustavo Ventorim1, 2

1. Departamento de Engenharia Industrial Madeireira - UNESP - Campus de Itapeva
2. Prof. Dr. Orientador


INTRODUÇÃO:
O país apresenta um grande número de serrarias que geram uma grande quantidade de resíduo e na maioria das vezes os proprietários não encontram um fim adequado. Uma grande maioria dessas empresas utiliza madeira de reflorestamento como o pinus. A região de Itapeva-SP apresenta um grande número destas serrarias. Mas mesmo assim é uma das regiões de São Paulo que apresenta um dos mais baixos índices sócio econômicos. Uma forma de minimizar este problema é aproveitar este grande número de resíduo das serrarias da região e agregar valor na serragem gerada. Esse resíduo hoje gera poluição, sendo ela por partículas sólidas ou gases liberados durante sua combustão. Varias formas de utilizar esse resíduo estão sendo estudados de forma a agregar valor e eliminar esse resíduo. Então, uma possível utilização desse resíduo seria utilizar para produção de celulose que irá aumentar o faturamento das serrarias da região, aumentar o número de empregos e ainda estará diminuindo o impacto ambiental causado pelo resíduo (serragem). Este projeto teve como objetivos promover análises químicas da serragem (resíduo) provenientes das serrarias de Itapeva e região, avaliar a qualidade da celulose proveniente da serragem e estudar a performance do branqueamento da celulose oriunda da serragem.

METODOLOGIA:
Através de serrarias da região de Itapeva/SP foram conseguidas quantidades de serragem e cavaco com casca de Pinus spp, determinou-se o teor de absolutamente seco da serragem e do cavaco. Inicialmente nas duas amostras foram realizadas as seguintes análises químicas: extrativos, holocelulose (α-celulose e hemiceluloses), lignina klason, e compostos inorgânicos. Em um reator da marca Regmad com quatro cápsulas realizou-se o cozimento convencional das duas amostras nas seguintes condições: Temperatura: 165°C; Tempo: 90 minutos até a temperatura; Tempo na temperatura: 90 minutos; Relação licor/madeira 4:1 e foi utilizado um licor branco industrial com sulfidez de 26,94% como Na2O a quantidade de álcali ativo foi otimizada para número kappa 30. Realizaram-se dois novos cozimentos com as cargas de álcali encontradas com a finalidade de produzir polpa para o branqueamento. Foi realizado o branqueamento pelo processo ECF (Elementary Chlorine Free) das duas amostras utilizando a seguinte seqüência OD(E+P)D(E+P)D, em condições pré-estabelecidas. Após o branqueamento foram realizadas as análises de rendimento, alvura e viscosidade.

RESULTADOS:
Das análises químicas foram obtidos, para a serragem com casca e cavaco os seguintes valores, respectivamente: teor de compostos inorgânicos de 0,34% e 0,14%, lignina klason de 26,53% e 26,76%, teor de extrativos de 5,77% e 5,32% e teor de holocelulose de 68,10% e 67,96% sendo o teor de α-celulose de 48,01% e 48,70% e o teor de hemicelulose de 20,09% e 19,26%.As duas amostras de uma forma geral apresentam a mesma composição química sendo a única variação ocorrida no teor de compósitos inorgânico (cinzas). As cargas de álcali utilizadas para obter Kappa 30 da serragem e do cavaco foram de 20% e 24,5% como Na2O, com rendimento do cozimento de 41,26% e 44,83%, respectivamente. Os valores dos rendimentos totais encontrados no branqueamento da polpa de serragem e de cavaco foram de 91,40% e 94,70%, respectivamente. O valor mais baixo encontrado na serragem foi devido principalmente ao baixo rendimento encontrado no estágio de deslignificação com O2, enquanto que nos outros estágios foram encontrados valores de rendimento dentro da faixa esperada. As viscosidades finais encontradas para a polpa de serragem e cavaco branqueada foram de 16,91 cm3/g e 18,20 cm3/g, respectivamente. Os resultados obtidos apresentam-se dentro dos padrões de qualidade exigidos considerando produção de papel com polpa de pinus branqueada. Para branquear a polpa proveniente da serragem com casca foram necessários 18,96% a mais de dióxido de cloro que os cavacos para atingir alvura de aproximadamente 86,00% ISO.

CONCLUSÕES:
A polpa produzida a partir da serragem de pinus apresentou uma boa qualidade, pois quimicamente apresenta-se similar ao cavaco com casca, e ainda teve um menor consumo de álcali no cozimento, rendimento um pouco menor, mas dentro da faixa para coníferas, viscosidade satisfatória, mesmas características quanto ao branqueamento comparadas com uma polpa de cavaco observadas pelas alvuras e consumo de dióxido de cloro maior, estes fatores podem permitir o aproveitamento desse material para a produção de polpa branqueada.

Instituição de fomento: Projeto de Extensão Universitária/PROEX – UNESP- Campus de Itapeva

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  serragem, análise química, branqueamento

E-mail para contato: alexandre_stz@hotmail.com