60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

PROFESSORA NEGRA NO SERIDÓ: MEMÓRIA E HISTÓRIA

Tânia Cristina Meira Garcia1
Edja Kelly da Silva Lima1
Ezequiel Santos Monteiro1

1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
2. UNiversidade Federal do Rio Grande do Norte


INTRODUÇÃO:
Ao longo dos séculos em nosso país a mulher afro-descendente, sofreu discriminação tanto de gênero quanto de raça, o que tem despertado até os dias atuais discussões acerca do tema, o que está cada vez mais presente no meio acadêmico, despertando também o interesse não só dos pesquisadores e da comunidade acadêmica, mas de toda a sociedade. O projeto de pesquisa, PROFESSORA NEGRA NO SERIDÓ: memória e história, neste contexto, objetiva fazer uma identificação histórica do surgimento da professora afro-descendente no Sistema de Ensino do Seridó norte-rio-grandense, resgatando sua história e memória, identificando os elementos culturais e étnicos que se fizeram presentes durante a formação dessa profissional, e, a partir dessa compreensão, descrever tais elementos e compreender o seu papel no cenário educacional da região.

METODOLOGIA:
Deste modo, o nosso intuito é de ampliar o conhecimento sobre essa temática, através da investigação científica, buscando compreender os fatos que dificultaram a inserção da mulher afro-descendente dentro do cenário escolar, em especial, no desempenho da atividade docente. Para alcançarmos tal propósito parte-se de um embasamento teórico consistente e diversificado, fundamentado em obras que discutem de diferentes formas temas como: gênero, etnia e docência. Simultaneamente ao processo de fundamentação teórica, a coleta de dados, em arquivos de escolas onde funcionaram / funcionam cursos de magistério, objetiva que sejam “garimpados” através da pesquisa documental, (diários de classe, fichas individuais de ex-alunas e livros de ata) todo e qualquer vestígio sobre a presença da mulher afro-descendente no processo educativo. Além da pesquisa documental realizamos também entrevistas orais, e registros fotográficos, o que nos possibilitou o levantamento da história de vida desta mulher. Dados estes fundamentais para que possamos compreender como se deu a sua inserção na prática docente.

RESULTADOS:
A primeira parte da etapa de coleta de dados, realizada na Escola Estadual Capitão Mor Galvão, localizada na cidade de Currais Novos-RN, fundada em 1918 e permanecendo ativa até os dias atuais, nos permitiu chegar à constatação de que os dados referentes ao período de 1918 a 1964 foram extraviados e/ou não fornecem informação sobre a etnia dos alunos. Dos anos de 1965 a 2000, em 1029 fichas individuais analisadas, encontramos o registro de 46 alunas afro-descendentes matriculadas naquela escola, informações estas que estão sendo sistematizadas, tendo em vista que ainda serão feitas visitas àquela instituição escolar para avaliarmos mais detalhadamente informações referentes às alunas afro-descendentes que ali foram/estão matriculadas.

CONCLUSÕES:
A partir destes subsídios preliminares pode-se afirmar a priori que, no que diz respeito à prática docente, a atuação da mulher afro-descendente não foi tão constante quanto à atuação da mulher branca, por motivos diversos e alguns ainda desconhecidos. Contudo não se faz possível à apresentação de resultados finais, tendo em vista que a pesquisa está em desenvolvimento.

Instituição de fomento: PIBIC e PROPESQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Gênero, Etnia, Docência

E-mail para contato: edja_kelly@hotmail.com