60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

LEITURA E ESCOLA: EM BUSCA DE CAMINHOS SIGNIFICATIVOS

CLAUDEVINA ROSA ARAUJO DA CUNHA1
MARIA BETANEA PLATZER2

1. FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS, JABOTICABAL, SP.
2. PROFA. MS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS, JABOTICABAL, SP.


INTRODUÇÃO:
O domínio da leitura é um instrumento de grande importância na sociedade letrada, e a escola deverá, entre outras responsabilidades, formar leitores competentes. Diante deste contexto, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre as práticas de leitura presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, discutindo seus limites e, especialmente, suas possibilidades.

METODOLOGIA:
Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, fundamentando-nos em discussões apresentadas por estudiosos que se dedicam ao tema aqui proposto e, ainda, trazemos os resultados de projetos de leitura e escrita desenvolvidos por um grupo de professores da rede municipal de uma escola situada no município de Vista Alegre do Alto - SP.

RESULTADOS:
Questões envolvendo alfabetização, letramento, concepções de linguagem e práticas de ensino foram contempladas no decorrer deste trabalho. Consideramos a linguagem como um importante aspecto da interação social que ocorre na sala de aula e, por isso, esta deverá permear o planejamento das diversas atividades pelo educador. No caso específico das atividades de leitura, os objetivos devem ser claros para professores e alunos. A análise dos resultados mostrou vários problemas relacionados a práticas de leitura na escola, revelando sua implementação de forma descontextualizada e pouco envolvente para o aprendiz. Enfatizamos a importância da leitura na formação do educando e a possibilidade de o professor realizar um trabalho produtivo. Consideramos, então, que o ensino de leitura é um processo contínuo e que o professor, independentemente da sua disciplina, assume a tarefa de desenvolver no educando o prazer de ler, o senso crítico diante do que foi lido e a necessidade de relacionar tais conhecimentos com a realidade. As atividades apresentadas por meio dos projetos de leitura e de escrita revelam a possibilidade de práticas de leitura dinâmicas e que despertem o interesse do educando.

CONCLUSÕES:
Concluímos, por meio deste estudo, que se faz necessária a implementação de atividades de leitura que sejam desenvolvidas na escola de forma significativa e envolvente, contribuindo, assim, para a formação de leitores motivados e competentes. Consideramos que a instituição escolar deverá oferecer ao educando práticas de leitura produtivas e dinâmicas, distanciando-se daquelas atividades mecânicas e desprovidas de significado que, por sua vez, levam muitas vezes o aluno a uma atitude de recusa diante da leitura.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  PRÁTICAS DE LEITURA, ESCOLA, PROJETO

E-mail para contato: claudevina@hotmail.com