60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

PROJETO PEDAGÓGICO: "CONCURSO DE POESIAS"

Monica Maria Barbosa da Silva1

1. Centro de Educação - UFPE


INTRODUÇÃO:
A inquietação concernente ao desinteresse dos estudantes do Ensino Fundamental em dedicar-se à atividade de leitura e, conseqüentes problemas envolvendo a escrita, detectados a partir de diferentes instrumentos de avaliação educacional, despertaram-nos o desejo de intervenção de forma lúdica e instigadora no ensino aprendizagem. Objetivando uma transformação na postura do alunado em relação à leitura e escrita e, conseqüentemente, obter melhores resultados nas diversas formas de avaliação, implantamos um concurso de poesias, sabendo-se que esse gênero é bem aceito na comunidade escolar, acessível e, por vezes, divertido, podendo ser trabalhado com várias idades. Além de ser uma temática de grande facilidade interdisciplinar e que estimula ao conhecimento de uma gama de autores e obras da nossa literatura. Foram estabelecidos critérios de seleção de textos a serem lidos partindo-se dos interesses dos alunos, como também, foram selecionados os textos escritos pelos mesmos, na tentativa de se quebrar o paradigma de leitura como decodificação que é pertinente na prática de sala de aula, com a utilização de textos descontextualizados do cotidiano do aluno e sem sentido.

METODOLOGIA:
A intervenção foi realizada em uma escola pública situada no estado de Pernambuco com turmas da 1ª série do Ensino Fundamental a Fase IV da Educação de Jovens e Adultos, abrangendo cerca de 350 alunos. A princípio, realizamos enquetes com estudantes e professores sobre o tema abordado, a fim de que juntos elaborássemos o projeto que previa o concurso de poesias. Posteriormente, selecionamos os textos e autores mais conhecidos e de fácil interpretação a serem vivenciados em sala de aula. Após diferentes dinâmicas de leituras, foi proporcionada aos alunos a oportunidade de estarem construindo suas próprias poesias. A partir dessas construções, fizeram-se as devidas correções e abordagem da estrutura poética. Assim, os alunos refaziam suas produções para concorrerem ao prêmio. Numa ação interacionista, foi propiciado aos estudantes e docentes participações na escolha do tema, elaboração e execução do projeto. As produções finais eram expostas nos corredores da escola, o que alegrava e motivava seus autores, elevando a auto estima e conduzindo à leitura dos textos dos colegas. Em data estabelecida, com a presença de todos, foram premiadas as três melhores poesias dos seguintes blocos: 1ª e 2ª séries, 3ª e 4ª séries, 5ª e 6ª séries, Fases I e II da EJA e Fases III e IV da EJA.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos ratificaram as expectativas e levaram a confirmação dos objetivos propostos, apresentando uma mudança substancial na postura dos educandos frente à leitura. O que se tornou sensivelmente perceptível entre os estudantes, foi a busca em ler e escrever novas poesias e o prazer em se realizar essas produções. Constatando-se, então, que a competência de leitura significativa foi contemplada, percebendo-se o aluno indo além do conhecimento lingüístico, mobilizando o senso critico e estabelecendo inferências, no sentido de dar pistas e respostas que favoreçam o entendimento do ato de ler, as quais se encontram presentes nas suas produções.

CONCLUSÕES:
Concluímos que o ato de ler pode ser algo prazeroso ao alunado, não compulsório e, que antes de tudo, ele se dá na compreensão do texto através das inferências feitas pelo leitor. Também que podemos elevar a auto estima dos alunos, estimulando à produção escrita, através de eventos como esse que prova que os estudantes são capazes de ler com eficiência e produzir textos. Trata-se de um processo de construções significativas, em que o aluno, verdadeiramente, é protagonista do conhecimento, como nos ensina Paulo Freire, e o professor é o facilitador nesse processo, mediando a produção dos alunos, motivando-os à leitura e à escrita.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Poesia, Leitura, Escrita

E-mail para contato: monicamariabarbosadasilva@hotmail.com