60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 3. Cinema

O FIGURINO CINEMATOGRÁFICO: POSSIBILIDADES DE CONCEPÇÃO E CRIAÇÃO

Kárita Garcia Soares1
Alice Fátima Martins2

1. Faculdade de Artes Visuais - UFG
2. Profa. Dra. - Faculdade de Artes Visuais - UFG - Orientadora


INTRODUÇÃO:
O cinema faz o espectador imergir em uma história que conta. Para isso, texto, cenário, figurino, fatos, falas, iluminação, personagens, expressões faciais, gestos, dentre outras coisas, são fundidos, criando ou recriando realidades. Para alcançar o espectador, convencendo-o da plausibilidade, os elementos devem estar articulados estética e simbolicamente entre si, formando um todo coerente que transmita o que está sendo proposto pelo filme. É partindo desta idéia, que o figurino surge como um elemento, não somente estético, mas fundamental para o enredo e sucesso de um filme, visto que é comunicador dentro do espetáculo. Sendo assim, e tendo como pressuposto a importância do figurino no cinema, o presente trabalho propõe um estudo sobre as concepções, os possíveis processos de criação e realização de figurino dentro da produção cinematográfica, refletindo, ainda, sobre as relações entre cinema e sociedade, do ponto de vista de comportamentos e modismos, com ênfase no vestuário. Por fim, o projeto tem como objetivo: analisar a importância do figurino dentro da produção cinematográfica; identificar possibilidades de diferentes tipos de figurino, isto é, as possibilidades de criação; e compreender as implicações do figurino cinematográfico na sociedade.

METODOLOGIA:
O trabalho se realiza por meio de pesquisa bibliográfica e análise de filmes. Livros e artigos periódicos servem de base na identificação de informações e dados pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa. Em um primeiro momento, após um levantamento de vários filmes nacionais, foram escolhidas três produções, tendo como critérios básicos sua realização a partir da década de 90 e o figurino inserido de formas diferentes nas narrativas em questão: Central do Brasil (1998) de Walter Salles, Carlota Joaquina, princesa do Brasil (1995) de Carla Camurati, e Encarnação do Demônio (2007) de Zé do Caixão. Num segundo momento, estes filmes serão analisados em aspectos tais como: narrativa fílmica, figurinos, criadores, fontes de inspiração para sua composição, o contexto sócio-histórico de sua concepção, as condições técnico-materiais de sua realização e as relações entre a ambiência dos filmes e a sociedade em que está inscrito. Dessas análises, serão levantadas algumas das diferentes possibilidades de concepção e criação de figurino no cinema.A participação em oficinas com figurinistas da área também serviu como fonte de informação sobre o processo de criação de um figurino, sua importância e função dentro do espetáculo cinematográfico.

RESULTADOS:
Neste primeiro momento da pesquisa, após o levantamento bibliográfico, constatou-se uma quase ausência de estudos específicos ao tema em questão. Em geral, localiza-se um maior número de estudos sobre figurino no teatro, enquanto no ambiente da produção cinematográfica as questões relativas ao figurino parecem ter reconhecidas as suas dimensões mais práticas, de realização, em detrimento das questões simbólicas, culturais e da linguagem, envolvidas na sua concepção e produção. Observou-se, ainda, dentre os filmes inicialmente selecionados, que no cinema nacional predomina o figurino realista, tratado sobre diversos aspectos da realidade brasileira.

CONCLUSÕES:
Dentre os resultados obtidos até o momento da pesquisa, reitera-se a importância do figurino dentro da produção cinematográfica e na articulação da linguagem fílmica. O figurino, dinamicamente integrado aos outros elementos que compõem o filme, demanda uma atitude projetual e criativa por parte do figurinista, orientando-se por conceitos, necessidades, limites e viabilidades. No tocante à sua função, além de demarcar tempo e espaço (diegese), o figurino revela, por meio de signos criados pelo figurinista ou já absorvidos pela sociedade de uma forma geral, a personalidade da personagem, suas intenções, desejos, seu humor, sentimentos, classe social, profissão, dentre outras características, estruturando a história e ganhando status de elemento comunicador dentro do espetáculo cinematográfico.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Cinema, Figurino, Criação

E-mail para contato: karitaaa@gmail.com