60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicamentos

DISPENSAÇÃO DE ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS NA FARMÁCIA MUNICIPAL DE MURIAÉ-MG

Maycon Bruno de Almeida1
Héber Roriz Mendes1
Felício Stênio Schuenck Rozete1
Guilherme Simão Gontijo Silva1
Thamiris Laviola Ferreira1
Daniel Almeida Costa1, 2

1. Faculdade de Minas / FAMINAS - 36880-000 - Muriaé-MG
2. Professor/Orientador


INTRODUÇÃO:
A depressão é um transtorno afetivo caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica com modificações na maneira de avaliar a realidade e a vida. Os antidepressivos são medicamentos que ajudam a restaurar o equilíbrio químico no cérebro, aumentando a concentração de norepinefrina ou de serotonina na sinapse do sistema nervoso central. A amitriptilina e a imipramina são antidepressivos da classe dos tricíclicos utilizados no tratamento da síndrome depressiva . A legislação que aprova o regulamento técnico destes medicamentos no Brasil é a Portaria nº. 344 – SVS/MS, de 12 de maio de 1998. O consumo desta classe terapêutica é elevado e representa uma classe importante de antidepressivos de uso clínico, contudo, estão longe do ideal na prática, principalmente por sua atuação no sistema simpático, mais especificamente na fisiologia cardíaca. Neste contexto, faz parte do escopo do presente estudo mensurar o consumo de antidepressivos tricíclicos por pacientes atendidos pela Farmácia Municipal de Muriaé-MG, uma instituição pública de distribuição gratuita de medicamentos, norteando as atividades de atenção e assistência farmacêutica quanto ao uso racional dos antidepressivos em âmbito municipal.

METODOLOGIA:
Os dados da pesquisa referem-se ao período de fevereiro de 2005 à julho de 2007 e estão registrados no livro de Psicotrópicos - Medicamentos Controlados - da Farmácia Municipal de Muriaé-MG. Eles foram alcançados após a apresentação formal do objetivo do trabalho, demonstrando a idoneidade da pesquisa e a relevância desta para a comunidade. As informações de distribuição dos fármacos amitriptilina e imipramina na Farmácia Municipal são descritas diariamente pelo farmacêutico, responsável técnico pela farmácia. Assim, fez-se um levantamento desta distribuição, podendo também determinar a partir desta o perfil dos profissionais prescritores de Muriaé, uma vez que a amitripitilina e imipramina só podem ser aviados mediante prescrição médica. Os registros de distribuição da amitriptilina e imipramina foram devidamente compilados, podendo a partir destes vislumbrar a questão da distribuição de antidepressivos tricíclicos no município.

RESULTADOS:
No período mencionado, foram aviados à população 990.086 comprimidos, dos quais 74,48% (737.416) se referem à amitriptilina e o restante 25,52% (252.670) à imipramina. Foram distribuídos, em média, 34.140 comprimidos por mês e 1.138 por dia. Apesar da supremacia do tratamento com a amitripitlina, pode-se observar que sua utilização está em declínio, e fazendo uma projeção para 2007, a queda em relação ao ano de 2005 poderá ser de aproximadamente 56%. Este declínio deve-se basicamente à dificuldade de aquisição do produto no mercado junto às indústrias farmacêuticas, o que tem, em contrapartida, aumentado anualmente o percentual de distribuição da imipramina, podendo chegar, no final de 2007, à marca de 34% a mais que o ano de 2005. Mediante os valores encontrados, e os severos efeitos colaterais desta classe de medicamentos, faz-se um alerta aos profissionais prescritores tendo em vista que estes fármacos não são seletivos para o tratamento do sistema nervoso central, potencializando os efeitos de pacientes portadores de enfermidades paralelas como a hipertensão.

CONCLUSÕES:
Mediante análise dos registros colhidos na Farmácia Municipal de Muriaé foi possível traçar o perfil da distribuição gratuita de antidepressivos tricíclicos pelo setor público municipal. A expressividade dos valores encontrados evidencia ainda mais a importância do profissional farmacêutico embasado pelos conceitos de assistência e atenção farmacêutica, tendo em vista que os psicofármacos são medicamentos necessários e seguros, mas podem causar dependência física e, ou psíquica, surgindo o vício, o que leva à distorção dos valores pessoais e sociais do indivíduo, prejudicando o seu comportamento social. Além de que, permite uma reflexão para o uso racional de medicamentos, procurando implantar na Farmácia Municipal de Muriáe a distribuição gratuita de fármacos como a Fluoxetina, que atuam de forma mais rápida e confiável, com menos efeitos colaterais pois são específicos para a inibição da captação de serotonina no sistema nervoso central.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas / FAMINAS - Muriaé/MG

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Dispensação, Antidepressivos tricíclicos, Farmácia Municipal

E-mail para contato: mayconaluno@faminas.edu.br