60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

A POLIDEZ NO DISCURSO DO PROFESSOR EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Sueli Cristina Marquesi1, 2
Thelma Moutinho Avilez1

1. Universidade Cruzeiro do Sul
2. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo


INTRODUÇÃO:
A modalidade semipresencial de ensino e aprendizagem é hoje uma realidade em cursos de graduação. Nesse contexto, a linguagem escrita passa a ser uma das principais ferramentas de trabalho do professor, que, além de se adaptar às tecnologias da informação, deve estar atento às estratégias lingüísticas capazes de garantir a interação entre ele e o aluno em ambiente virtual. Partindo do princípio de que a polidez é considerada uma pré-condição para a cooperação mútua entre os indivíduos (Kerbrat-Orecchioni, 2006), objetiva-se, neste trabalho, aprofundar a discussão sobre sua utilização no discurso docente, observando algumas marcas, tais como modalizações e saudações, nas orientações de professores aos seus alunos de graduação, inseridas em ambiente virtual.

METODOLOGIA:
Os procedimentos adotados para o desenvolvimento da pesquisa são teórico-analíticos e estão embasados em estudos que abordam a linguagem como forma de interação (Koch, 2003); em estudos que tratam da polidez lingüística (Goffman, 1967; Brow & Levinson, 1987; Kerbrat-Orecchioni, 1990, 1998, 2006) e em estudos que tratam da interação em cursos a distância (Marquesi, 1999, 2001, 2005, 2007; Kearsley & Moore, 2007). As categorias da análise realizada consistem em modalizações e saudações observadas em orientações docentes, em formas de “avisos”, relativas a atividades destinadas a alunos de cursos de graduação. Tais orientações foram apresentadas no ambiente virtual Blackboard, utilizado em atividades semipresenciais da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), em São Paulo.

RESULTADOS:
Os resultados da observação demonstram que as marcas de polidez, tais como modalizações e saudações, utilizadas pelo professor, podem proporcionar uma interação colaborativa no ambiente virtual de aprendizagem, uma vez que essas marcas configuram atos não ameaçadores à face dos envolvidos (Kerbrat-Orecchioni, 2006); ao contrario, podem gerar efeitos de aproximação, estabelecendo entre o professor e o aluno uma relação afetiva, que poderá propiciar maior envolvimento do estudante em seu processo de aprendizagem.

CONCLUSÕES:
Diante dos resultados da pesquisa, pode-se concluir que 1) os recursos lingüísticos, tais como modalizações e saudações, podem promover a polidez no discurso do professor e, dessa forma, estabelecer uma relação harmoniosa entre ele e o aluno; 2) o aprofundamento de estudos sobre a polidez no discurso docente pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias mais interativas em ambientes virtuais.



Palavras-chave:  Modalidade semipresencial, Interação, Polidez

E-mail para contato: sueli.marquesi@unicsul.br