60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO NA DÉCADA DE 1970 E JOVENS EGRESSOS NO ATUAL QUADRO DOCENTE

Débora Roberta Borges1
Maria Aparecida Morgado2

1. Departamento de História- UFMT
2. Profa. Dra. - Departamento de Psicologia- UFMT- Orientadora


INTRODUÇÃO:
Este estudo integra o Projeto de Pesquisa “Estado e Sociedade na Educação da Juventude: perspectivas educacionais de jovens de camadas médias e camadas populares”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Educação, Jovens e Democracia”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na década de 1970, no Brasil vigorava o regime militar, caracterizado pelo autoritarismo, suspensão dos direitos constitucionais, perseguição policial e militar, prisão e tortura dos opositores e censura aos meios de comunicação. Mesmo diante da censura, muitos jovens carregados com seus ideais atuavam politicamente contra o regime ditatorial. A juventude aparece como esperança para modificação da política brasileira e pairava a possibilidade de uma revolução. Nesse contexto, a implantação da UFMT no ano de 1970 em Cuiabá, foi muito relevante para a sociedade local, motivo pelo qual esse recorte temporal foi escolhido para realização da pesquisa. O objetivo do estudo foi investigar jovens de camadas médias que estudaram na UFMT na primeira década de sua fundação, saber o que significou para esses estudantes a implantação da Universidade em Cuiabá, quais eram suas expectativas e conhecer sobre o jovem daquela década. A pesquisa focalizou os egressos que estudaram na UFMT na década mencionada e hoje fazem parte de seu corpo docente.

METODOLOGIA:
O estudo iniciou-se a partir do levantamento bibliográfico em torno das temáticas juventude, classe média e ensino superior. Também foi realizada pesquisa virtual no site da UFMT (http://www.ufmt.br/icet/icet.html), para obter informações sobre sua fundação. Foram escolhidos três cursos pré-existentes à fundação da UFMT que a ela foram incorporados: Direito, Engenharia Civil e Letras, para identificar estudantes das turmas da primeira década de funcionamento da Universidade, que compõem atualmente o corpo docente da Instituição. Foram entrevistados três egressos integrantes do quadro docente que se disponibilizaram a participar do estudo. Em seguida realizou-se a transcrição das entrevistas e análise de dados.

RESULTADOS:
A Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá originou-se da união entre a Faculdade de Direito – primeira instituição de ensino superior de Mato Grosso (MT), criada em 1934 – e o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC). No ano de 1970 a UFMT foi fundada e passou a funcionar com onze cursos. As entrevistas realizadas com os professores egressos dos cursos escolhidos mostraram que os estudantes percebiam a vigilância do Estado em sala de aula e em discussões políticas, mesmo no período em que foi iniciado o processo de abertura democrática. Também mostram que o campus da UFMT era utilizado por eles como espaço de lazer e sociabilização. Os entrevistados disseram que tinham excelentes professores na década de 1970, destacando que recebiam o melhor salário dentre as carreiras estatais. Segundo eles, os estudantes tinham acesso mais fácil às informações acadêmicas através do manual do calouro, no qual constava, por exemplo, o nome dos professores, horário e lugar onde estavam previstos as aulas. O espaço físico era menor, possibilitando maior interação de alunos das diferentes áreas da graduação e que atualmente se encontram separada.

CONCLUSÕES:
Segundo o ponto de vista dos entrevistados, o campus da Universidade na década de 1970 era mais freqüentado pela comunidade local, estudantes ou não, como um espaço de convivência e lazer. Atualmente, questionam qual o papel que a universidade tem desempenhado diante a sociedade, tendo em vista que na década de sua fundação a sociedade participava mais da ambiência acadêmica. Consideram que os professores eram mais reconhecidos socialmente e que a qualidade de ensino era melhor que a atual. Conforme os entrevistados, ocorreu um retrocesso na educação pública superior em termos de desvalorização da docência.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Ensino Superior, Juventude, Fundação

E-mail para contato: deborab@ufmt.br