60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

INTERFERÊNCIA DA CONDIÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA NA ESCOLHA JUVENIL DO CURSO SUPERIOR PÚBLICO

Helize de Souza Vieira1
Maria Aparecida Morgado2

1. Departamento de Comunicação Social - UFMT
2. Profa. Dra. - Departamento de Psicologia - UFMT


INTRODUÇÃO:
Este estudo integra o Projeto de Pesquisa “Estado e Sociedade na Educação da Juventude: perspectivas educacionais de jovens de camadas médias e camadas populares”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Educação, Jovens e Democracia” da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Baseado no Perfil dos Candidatos e Tabulação do Questionário Sócio-Econômico elaborado pela Coordenação de Exames de Vestibulares (CEV), a pesquisa analisou a relação entre o número de candidatos por vaga e o perfil sócio-econômico dos jovens vestibulandos aprovados para ingresso em 2007 nos cursos de Medicina, Filosofia e Física da UFMT, campus Cuiabá. De acordo com os dados divulgados pela CEV, o curso de Medicina foi o mais concorrido com 2.184 inscritos para 40 vagas, equivalendo a uma concorrência de 55,67 candidatos por vaga. O curso de Filosofia foi o penúltimo menos concorrido com 144 pessoas inscritas para disputarem umas das 55 vagas oferecidas, o que representa 2,56 na relação candidatos por vaga. Física foi o curso menos disputado com 144 inscrições para 70 vagas, representando uma concorrência de 2,04 candidatos por vaga.

METODOLOGIA:
Neste estudo foram utilizadas as seguintes técnicas de investigação: levantamento e estudo bibliográfico sobre as temáticas ensino superior, juventude, camadas médias e camadas populares; coleta de dados por meio do Perfil dos Candidatos e Tabulação do Questionário Sócio-Econômico elaborado pela CEV e disponibilizados no site da Universidade (www.ufmt.br). Este documento foi composto por trinta perguntas, dentre as quais dez foram destacadas para análise e discussão dos resultados, fundamentada no aporte teórico-metodológico. Como o foco do estudo foi a condição sócio-econômica dos candidatos aprovados para os cursos de Medicina, Filosofia e Física, respectivamente, o mais e os dois menos concorridos na relação candidato por vaga, os dados coletados do Perfil restringiram-se aos candidatos aprovados no vestibular da UFMT para ingresso em 2007. Para obter uma análise proporcional mais expressiva dos dados extraídos do Perfil foi necessário realizar uma transformação percentual.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos na análise das dez questões destacadas do Questionário refletem, em maioria, que os candidatos aprovados para Medicina tiveram acesso ao ensino privado, tanto no nível fundamental quanto no médio, puderam estudar em outros estados e usufruíram de recursos – como o curso pré-vestibular e o uso do microcomputador - para melhor se prepararem para o vestibular. Os pais têm um maior nível de instrução, a renda familiar da metade dos aprovados é de dez salários mínimos para mais, o que dispensa a necessidade de exercerem atividade remunerada. No extremo oposto, os aprovados para Filosofia e Física majoritariamente estudaram em instituições públicas, tanto no ensino fundamental quanto o médio, em cursos técnicos, supletivos ou profissionalizantes, a minoria teve a oportunidade de freqüentar curso pré-vestibular e o uso do microcomputador era impossibilitado para alguns estudantes. Dentre os aprovados em Filosofia e Física é possível encontrar pais que nunca freqüentaram a escola, a maioria possui renda familiar de até quatro salários mínimos, o que contribui com a necessidade da maior parte dos aprovados nesses dois cursos precisarem exercer atividade remunerada.

CONCLUSÕES:
Constatou-se que há disparidade no Perfil Sócio-Econômico dos candidatos aprovados nos cursos de Medicina, Filosofia ou Física, respectivamente o mais e os dois menos concorridos no penúltimo processo seletivo da UFMT. O que possibilitou concluir que os estudantes aprovados para o curso de Medicina no vestibular 2007 da Universidade contam com condições sócio-econômicas mais típicas das camadas médias, enquanto os aprovados nos curso de Filosofia e de Física têm condições mais típicas das camadas populares. Dessa forma, a condição social e econômica diferenciada desses estudantes interfere na escolha do curso superior.

Instituição de fomento: FAPEMAT

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Jovens, Perfil Sócio-Econômico, Concorrência

E-mail para contato: lizevieira@hotmail.com