60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

O USO DA TV E DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Simone Rodrigues de Melo1

1. Prefeitura de Olinda – SEDO
2. Escola Municipal Nova Olinda


INTRODUÇÃO:
A proposta deste projeto é de utilizar a TV e o vídeo como ferramenta de conscientização ambiental. A necessidade de despertar a consciência de preservação do meio ambiente deve ser adquirida na infância, por isso utilizamos a TV e o vídeo para promover hábitos que melhorem a qualidade de vida de nossos alunos na educação infantil. Sabemos que na atualidade o tema de consciência ambiental vem sendo utilizado como um referencial, para a continuidade da existência humana no planeta terra. O nosso objetivo está apoiado no referencial Curricular Nacional onde a observação, exploração do meio ambiente deve estar integrado aos conhecimentos que os alunos dispõem sobre o seu meio, com os acréscimos de elementos informativos com usos de mídias.

METODOLOGIA:
No inicio do projeto foi realizado um levantamento do conhecimento inicial da turma. Em uma roda de conversa a professora levou imagens que ilustram o assunto. Como afirmou uma professora “... Esse assunto todos os professores devem abordar... isso está na realidade do aluno”. Com a curiosidade aguçada a professora preparou uma atividade com o uso da TV e do vídeo (documentário - O mundo de Valentina: o destino do lixo), e depois propôs à turma do pré-escolar que juntasse o lixo produzido na sala de aula, durante uma semana. Depois foi feita a comparação entre a quantidade de lixo produzida pela turma e o número de alunos, foi impressionante, eles lembraram da experiência feita pelo pai de Valentina sobre o lixo. Como foi dito por um aluno “... agente não sabia quanto lixo tinha juntado...” Como no documentário, os alunos começaram a se preocupar com o lixo, e perceberam que o lixo retirado de casa não é retirado do planeta. Depois foi realizada uma aula-passeio nos arredores da escola, para observar a quantidade de lixo que fica jogado no matagal. Outro dia foi comparada a situação do entorno da escola e algumas ruas do bairro, após isso foi realizada uma coleta na escola do lixo para a confecção de um mural em forma de mapa sobre o destino do lixo (A nossa herança).

RESULTADOS:
O projeto desenvolvido promoveu a integração das áreas de artes, educação ambiental, comunicação (linguagem oral e produção de um mural coletivo sobre o destino do lixo). O mural em forma de mapa mostrou o caminho do consumo de produtos (alimentos do cotidiano) até a sua transformação em lixo e o seu afastamento de nossos olhos nos lixões. O título dado ao mural foi “A nossa herança” em alusão a herança que o pai do bebê Valentina estava tentado deixar para ela quando produziu esse vídeo de consciência ambiental. Após essas atividades foi observada uma grande preocupação com o recolhimento do lixo e sua reciclagem (sensibilização), trocas de informações sobre o recolhimento e reciclagem do lixo, mudanças no comportamento dos alunos e cooperação para manter o ambiente escolar mais limpo. Como foi observado por um aluno “Tia agente fica quer viver mais no mundo limpo”.

CONCLUSÕES:
Uma pessoa só consegue parceiros se estiver sensibilizada, e as crianças na educação infantil mostraram-se bem receptíveis aos problemas de seu cotidiano. É através da educação que podemos “melhorar a nossa qualidade de vida”, e ter esperança de um futuro, e de uma herança para nossa espécie, por isso para promover uma consciência ambiental todos precisam de informação, observação e atuação na modificação de hábitos que são simples, mas que fazem à diferença no dia-a-dia. E isso pode ser feito de forma lúdica, divertida e com o uso das tecnologias. Atuando para modificar o cotidiano escolar e sua comunidade.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  conscientização, lixo, parceria

E-mail para contato: symelgabi@hotmail.com