60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 71. Comunicação

OS NOVOS SUJEITOS DO DISCURSO: AS REDES DE PRODUÇÃO CULTURAL DA PERIFERIA COMO LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE ESTÉTICA E DE SOLUÇÕES PARA POLÍTICAS DE SEGURANÇA E CIDADANIA

Juliana Souza Tinoco1
Tâmara Freire Cardoso1
Fábio Luiz Malini de Lima1

1. uNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-UFES


INTRODUÇÃO:
O objetivo geral desta pesquisa é caracterizar a forma de organização e a estratégia da ação das redes de produção cultural das periferias pobres da grande Vitória, observando principalmente como essas atividades culturais carregam consigo embriões de políticas públicas potenciais, principalmente aquelas políticas que buscam ampliar o acesso a cidadania de jovens pobres com estratégia de combate à sedução do tráfico de drogas realizada perante a esse grupo etário. O desenvolvimento desse estudo se articula então com novas abordagens sobre a produção cultural contemporânea, profundamente marcada pela emergência de vozes da periferia como novos mediadores da cultura e da intelectualidade, concorrendo com os discursos da universidade e da mídia.

METODOLOGIA:
O percurso metodológico desse estudo se iniciou com um levantamento bibliográfico sobre cultura, redes sociais, inclusão social e periferia. Quanto à pesquisa de campo, nessa primeira fase foram estudados grupos e instituições que atuam na área cultural na região da grande São Pedro, onde se concentram boa parte dos bairros que compõem a periferia da cidade de Vitória-ES. A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista qualitativa abordando as questões: motivações em atuar com cultura na periferia, características e valores da produção, atuação na promoção da cultura de paz, a percepção da clientela atendida, os recursos utilizados e a divulgação das produções.

RESULTADOS:
Quanto aos fatores motivadores para o trabalho com cultura na periferia, os entrevistados relataram: o resgate de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social; atuar em áreas em que o Estado é ausente; atuar na formação cultural e promoção da arte. Os principais valores da produção cultural que realizam, segundo os entrevistados, se associam ao resgate dos valores familiares, do trabalho e da auto-estima dos participantes dos projetos, visto que essas pessoas chegam sem padrões civilizatórios, como regras e limites. Sobre a promoção da cultura de paz, atuam com atividades que buscam ressignificar os conceitos de cidadania, trabalho e dinheiro, como forma de construção de valores e identidades e de ampliação da consciência social e a importância das manifestações artísticas e musicais e dos eventos públicos como meios para “pedir paz”. Os entrevistados mencionaram a dependência de recursos governamentais, que são revertidos em bolsas-auxílio, material de consumo, pagamento de funcionários e espaço físico. Quanto ao circuito de exibição de sua produção cultural, destacam como principais ambientes: feiras, festas, shoppings, conferências e espaços institucionais, havendo dificuldade de apresentação em locais dentro da comunidade atendida, devido à guerra do tráfico.

CONCLUSÕES:
A partir dos dados coletados, podemos avaliar que os grupos estudados ainda estão em fase de constituição, portanto, atuam com a cultura com forte demarcação social, ou seja, a utilizam como instrumento de inclusão e possuem forte dependência de recursos governamentais. Verificamos também a dificuldade de ações mais amplas nas comunidades por conta da disputa do tráfico.

Instituição de fomento: Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Fapes

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  CULTURA, PERIFERIA, COMUNICAÇÃO

E-mail para contato: ju_tinoco@hotmail.com