60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 66. Comunicação Visual

OS CAMINHOS QUE A PUBLICIDADE BRASILEIRA PERCORRE NO SÉCULO DAS TECNOLOGIAS. COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, MARKETING DE GUERRILHA, MARKETING VIRAL E MÍDIA DE EMBOSCADA.

Carla Caroline de Paula Rocha1
Aclyse de Mattos2

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
2. Professor Mestre / Orientador - Departamento de Comunicação Social - UFMT


INTRODUÇÃO:
Por quantas horas uma pessoa fica sem ter contato com um anúncio ou uma propaganda? Difícil à resposta. Cada vez fica mais comum nos depararmos com anúncios por todos os lados, no entanto com o excesso de produção fica rarefeito o seu objetivo, passando muitas vezes despercebidas pelo público. Pequenas empresas, vendo-se impossibilitadas de liberar muitos recursos para concorrerem com as marcas lideres criaram meios de divulgar seus anúncios de forma eficaz e barata. Assim nasceu o Marketing de Guerrilha que tem como ferramentas a mídia de emboscada e o marketing viral. Essas são formas de publicidade feitas em lugares inesperados e de modos alternativos. A prática traz gradual reflexo positivo nas agências publicitárias, principalmente das grandes cidades que para conquistar seu público optam por meios que chamem a atenção por serem inovadores, o que instiga a criatividade de quem trabalha com a criação publicitária, e cria um ambiente em que deve obrigatoriamente haver minúcia ao analisar o público que será receptor da campanha. As empresas aproveitam grandes eventos e mobilizações, de forma absolutamente legal, para promover a sua imagem.Dentro desses eventos são energia e utiliza assim de extrema mobilidade tendo uma resposta quase imediata do público.

METODOLOGIA:
Foi realizada a análise semiótica das propagandas e dos objetivos das agências que produzem esse tipo de comunicação. As fontes são as técnicas de documentação indireta, pesquisa documental e bibliográfica em que se buscou alcançar o máximo de informações sobre as mídias alternativas através de todas as fontes que tenham conteúdo referente. Os procedimentos que sedimentaram as pesquisas foram o histórico em que na análise deixou clara a recepção positiva das propagandas com cunho guerrilheiro, pois como alguns denominaram, é de certo modo um “jeitinho brasileiro” de empresas de pequeno porte conquistar seu espaço de forma criativa, barata e objetiva. Após o fluxo de criação, o que foi produzido é postado em blogs, comunidades de relacionamento, os vídeos muitas vezes são acessados pela rede Youtube, o que resulta na expansão realmente viral das produções, cria o boca a boca e se encaixa ao cotidiano das pessoas de forma não agressiva. Resultando muitas vezes nas conversas de corredores. É a publicidade fazendo parte efetivamente na vida do consumidor. O trabalho fará visualmente uma linha de tempo, que ilustrará a evolução dessa mídia e os reflexos que produz atualmente na comunicação tradicional, e quais as repercussões dessas inovações no campo de comunicação futuramente.

RESULTADOS:
A porta de decodificação de qualquer peça publicitária se encontra nas significações do mundo, se o leitor se identifica com a mensagem que está sendo apresentada ele carrega consigo após a leitura a simbologia que aquela publicidade transmite. Porém, na atual sociedade saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha ou mesmo Mídias Alternativas em seu mix de marketing, com desobediência das normas convencionais e com um elemento surpresa, mas isso ao contrário do que muitos pensam não é pirataria só um modo criativo de se aproveitar das pequenas oportunidades para transmitir o que pretende. O mundo esportivo há muito tempo explora esse tipo de marketing, em 2006 o jogador Ronaldinho Gaúcho apareceu com uma faixa na cabeça, com o símbolo da Nike, e segundo a pesquisa da Global Market Insite Inc. (GMI) as pessoas tiveram a percepção que a Nike era a patrocinadora oficial da copa, mas era a Adidas empresa líder que investiu em torno de 40 milhões de dólares no evento. As pessoas estão se cansando da mídia corporativa, que é a ligada a interesses de grandes empresários e de capitais, o que restringe o campo de atuação de algumas empresas, dessa forma surgiu essa estratégia, que explora cada vez mais o campo do desejo dos consumidores. Esse tipo de técnica muitas vezes tem custos irrisórios e são veiculadas por rádio, internet, fanzines ou mesmo alternativas como mídia wc, busdoor, bikedoor e por outros meios não habituais.

CONCLUSÕES:
Através dos resultados concluiremos que os avanços tecnológicos nutrem as inovações e a criatividade, aos quais as mídias táticas e fomento de caminhos independentes são fundamentais para que se supram as necessidades de consumidores que não são atendidos pelas publicidades de grupos de interesses. Inicialmente, as ferramentas de Marketing de Guerrilha eram usadas por empresas potencialmente menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente pelo impulso de subsistência, para se manterem atuantes. O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilha Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”, porém esse tipo de marketing está hoje sendo utilizado por empresas de destaque, por compreender um mundo quase infinito de possibilidades para produção de propagandas. Esse tipo de sítio disponibiliza idéias que fazem circular e fomentam a produção de novas linhas de pensamentos. Esse esquema de publicidade veio de outros países, mas pelo contato com agências e profissionais do Brasil está refletindo mais e mais o espírito de nós brasileiros, cativando e por conseqüência criando um ciclo de novos parâmetros para a distribuição de comunicação enriquecedora a nível nacional.



Palavras-chave:  Marketing de Guerrilha, Marketing Viral, Mídia de Emboscada

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