60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 6. Física dos Fluidos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas

FLUIDOS MAGNETICOS

ANDRE HADAD CORTEZ1
CELLY SOUSA CORREA1
FABIANO DE CARVALHO SIMAS1
FABIO SALES2
PAULO ROBERTO DE MESQUITA SOUZA1

1. Estudante de Física-CEFET/MA-DCE
2. Prof. Dr.-DCE-CEFET/MA-Orientador


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta um estudo experimental realizado em fluidos magnéticos na presença de campo magnético fraco alternado, gerado por uma bobina ou solenóide. Os resultados mostram que certas misturas de fluidos envolvendo, água, óleo e detergente, na presença de campo magnético, na ordem de 5 mT, podem formar fases homogêneas e heterogêneas. Foi observada também a influência do campo magnético na separação do óleo de babaçu, do seu extrato. As experiências em fluidos magnetizáveis comprovaram o que a teoria já informa sobre a sensibilidade da água e demais fluidos, como o óleo de babaçu e de cozinha na presença de campo magnético aplicado a estes fluidos. O projeto foi realizado, durante seis meses, integralmente nos laboratórios de Física do Departamento de Ciências Exatas do CEFET-MA, por estudantes do curso de Licenciatura em Física e também com a colaboração do Departamento de Química da própria instituição. O efeito do campo magnético em fluidos é amplamente estudado pelo interesse industrial na obtenção de materiais dielétricos e na melhor investigação do processo e separação de fluidos com o da água-óleo e vice-versa.

METODOLOGIA:
Na realização do projeto foi realizado o método hipotético dedutivo, iniciado com uma vasta pesquisa bibliográfica a cerca do objeto de estudo a ser trabalhado, seguido da obtenção dos fluidos, fornecidos pelo Departamento de Física e o de Química do CEFET-MA. E, em seguida foram montados e aferidos todos os experimentos para a realização das medidas. Por ultimo, varias baterias de experimentos com os fluidos foram realizados e os vários dados obtidos foram analisados e discutidos, por toda a equipe do projeto, formada por um professor e quarto estudantes.

RESULTADOS:
Foram observados em misturas de água, detergente e óleo, decantação do óleo e um turvamento entre a água e o óleo, na presença de um campo magnético fraco e alternado de 10 mT, num intervalo de tempo de 4 minutos. Em misturas de óleo, detergente e água, também foram observados turvamentos na mistura, entretanto entre a água e o detergente. Em misturas com o extrato do coco babaçu, ocorreu a separação de fases do óleo do restante do extrato, também foi observado, sob a presença de 4,9 mT de campo magnético aplicado na direção perpendicular à superfície da amostra que foi inserida na parte superior da bobina e do solenóide submetida a uma corrente alternada, formando assim um campo magnético.

CONCLUSÕES:
Concluímos após a realização do projeto uma viável ampliação do estudo da influência de um campo magnético fraco aplicado em fluidos magnéticos, principalmente os óleos comestíveis utilizados na região maranhense, tais como, óleo de cozinha (soja, girassol, canola e babaçu). Tendo em vista que tais campos podem eliminar substancias nocivas ao organismo humano como o colesterol e os radicais livres, os quais em muitas vezes encontam-se em grande porcentagem nestes óleos. Comprovamos também a polarização fácil da água sob a ação do campo magnético o que pode favorecer um melhor fluxo de escoamento dos mesmos em determinados sistemas que envolvam fluidos, tais como, misturas água-óleo e germinação de sementes vegetais.

Instituição de fomento: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO MARANHÃO

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  FLUIDOS MAGNETICOS, FASES MAGNETICAS, CAMPO MAGNETICO

E-mail para contato: cellysousa@gmail.com