60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental

AVALIAÇÃO DO DESCARTE CORRETO DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS E USO DA TRÍPLICE LAVAGEM NA ZONA RURAL DA REGIÃO DE MANHUAÇU

Maria Aparecida Dornelas1
Juliana Xavier Roberto1
Lorenny Amaranto Magalhães1
Vanessa de Oliveira Tavares1
Wander Luiz Alves Amorim1
Bruno Araujo Brandão1, 2

1. Faculdade de Minas - FAMINAS - 36880-000 - Muriaé-MG
2. Prof. Ms - FAMINAS - Orientador


INTRODUÇÃO:
As embalagens de Agrotóxicos podem constituir uma fonte de contaminação direta ou indireta tanto do homem, de animais, como do ambiente em geral, afetando principalmente os mananciais hídricos; esse lixo é constituído por material de difícil decomposição, principalmente quando submerso, explicando seu acúmulo no meio ambiente durante anos. Por isso, visando minimizar os efeitos nocivos decorrentes do destino incorreto das embalagens vazias, o Decreto Federal 4.074 - 04/01/2002 foi elaborado para controlar esse descarte. Este decreto fomenta que a mesma deverá ser devolvida ao fabricante ou ao posto por ele autorizado sendo necessário antes realizar a tríplice lavagem e promover a inutilização. A tríplice lavagem consiste em enxaguar por três vezes as embalagens após seu esvaziamento e adicionar as sobras na calda de pulverização. Tais métodos eliminam adequadamente os resíduos de agrotóxicos de formulações líquidas retidas nestes recipientes. Além disso, torna possível uma manipulação mais segura, econômica e menos agressiva aos animais e ao meio ambiente. Este estudo tem como objetivo mostrar o destino dado às embalagens de pesticidas e o conhecimento da prática da tríplice lavagem na Zona rural de Manhuaçu-MG.

METODOLOGIA:
O projeto de pesquisa foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa para revisão dos aspectos éticos e conseqüente autorização para a realização deste estudo, segundo a regulamentação de pesquisa em seres humanos descritas pela Resolução nº196/96 do conselho nacional de saúde. Foram aplicados questionários com perguntas diretas sobre o descarte de embalagens de agrotóxico e uso da tríplice lavagem, abordando aspectos como a forma de realização e conhecimento dos produtores sobre os procedimentos corretos dos mesmos. Os questionários foram destinados a 100 agricultores da zona rural da cidade de Manhuaçu, localizada na região sudeste, pertencente à zona da mata, região de clima tropical que tem na cultura de café sua principal fonte de renda. Esses questionários foram aplicados no período de 01/07/2007 à 31/07/2007 por meio de visitas a alguns produtores escolhidos aleatoriamente. Paralelamente, foram realizadas investigações dos fatores sócio-econômicos e culturais e um termo de consentimento e livre esclarecimento, demonstrando concordância dos produtores em participar voluntariamente da pesquisa.

RESULTADOS:
Segundo as entrevistas realizadas, observamos que 60,79% dos produtores descartam as embalagens corretamente, devolvendo-as ao comprador ou ao posto autorizado. Por outro lado, 39,21% não descartam adequadamente essas embalagens. Foi observado que 18% dos entrevistados têm o hábito de descartar as embalagens no meio ambiente (rios, estradas, lavouras, etc.). Ainda averiguamos que 12,92% destes utilizam a queima e 8,29% enterram ou reaproveitam as embalagens. Em outra parte do nosso trabalho procuramos averiguar o uso da tríplice lavagem. Entre os produtores rurais entrevistados, 29,9% demonstraram não ter conhecimento sobre o uso da tríplice lavagem, a despeito das inúmeras propagandas existentes. Dentre os que alegaram conhecimento, apenas 50% pedem ao aplicador para realizá-la. A prática, entre alguns agricultores, de deixar as embalagens vazias ou restos de produtos espalhados pelo campo aumenta a chance de arraste de resíduos tóxicos do solo por meio das águas de chuva e de irrigação, possibilitando que estes atinjam reservatórios e cursos de água, o que possibilitaria contaminação ambiental generalizada.

CONCLUSÕES:
A destinação final correta das embalagens vazias de agrotóxicos é um procedimento complexo que requer a participação de todos os agentes envolvidos. Este trabalho mostra que apesar das propagandas e programas de conscientização sobre o descarte correto das embalagens e o uso da tríplice lavagem, as práticas corretas ainda não são realizadas por todos os produtores, gerando grande risco de contaminação ambiental por resíduos tóxicos. Isso demonstra uma necessidade de maior colaboração por parte dos produtores rurais. É também necessária maior estruturação das unidades de recebimento em todo o Brasil, o que contribuiria para adequação e uniformidade das atividades relacionadas ao manuseio das embalagens vazias à nova legislação.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS - Muriaé-MG

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Agrotóxicos, Descarte de embalagens, Tríplice lavagem

E-mail para contato: cidinhadornelas06@yahoo.com.br