60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo

ANÁLISE COMPARATIVA DO GRAU DE HUMIFICAÇÃO, MATÉRIA ORGÂNICA E CARBONO ORGÂNICO EM AMOSTRAS DE COMPOSTO DE LIXO ORGÂNICO, CACHO SECO E INFLORESCÊNCIA DE DENDÊ (ELAEIS GUINEENSIS) DECOMPOSTOS.

Iolanda Maria Soares Reis1, 3
Carlos Augusto Cordeiro Costa1, 2

1. Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
2. Orientador/Professor Dr. do ISARH/UFRA
3. Secretaria Municipal de Saneamento/Prefeitura Municipal de Belém


INTRODUÇÃO:
A geração de resíduos sólidos é um grande problema enfrentado em todo o mundo, sendo que é mais expressivo em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. O Brasil gera aproximadamente 241 mil toneladas de resíduos diariamente (IBGE, 2000), que são tratados com incineração, através de usinas de triagem e compostagem, depostos em lixões e aterros sanitários. Contudo, o lixo já vem sendo utilizado como composto orgânico, propiciando ciclagem de nutrientes e melhorias nas características químicas físicas e biológicas do solo. (MANTOVANI et al. apud BERTON & VALADARES, 1991; HE et al., 1992; GIUSQUIANI et al., 1995). Em Belém do Pará está sendo desenvolvido trabalho de compostagem de lixo orgânico, no Aterro Sanitário do Aurá, esta iniciativa diminui a quantidade de resíduos depositados no Aterro, e proporciona renda à ex-catadores que hoje trabalham na usina de compostagem do local supramencionado. O objetivo do trabalho foi caracterizar o composto quanto a seu grau de humificação, teor de matéria orgânica e o teor de carbono orgânico, relativo a uma amostra do composto com 60 dias, comparando sua eficiência com resultados alcançados por Tavares & Costa (2007) nas amostras de cachos secos e inflorescência de dendê (Elaeis guineensis).

METODOLOGIA:
O material utilizado para caracterização foi coletado de uma leira de 60 dias de compostagem, no Aterro Sanitário do Aurá no município de Ananindeua (PA/Brasil), zona metropolitana da capital do Estado. As análises do material foram realizadas no Laboratório de Húmus e Ecologia Química da Universidade Federal Rural da Amazônia localizada em Belém (PA/Brasil). Após a coleta do material procedeu–se a secagem do mesmo em estufa de circulação forçada de ar. Em seguida, o material foi peneirado à malha de 1 mm e, posteriormente, ocorreu a extração de substâncias húmicas, utilizando-se 10 g do material, peneirado, em três recipientes de vidro, acrescido de 400 mL de KOH 0,5 N em cada recipiente. Depois a solução foi a máquina de agitação horizontal por 2 horas, ficando mais 1 hora em repouso e, posteriormente, foi retirado o sobrenadante da solução heterogeneizada. Este procedimento foi repetido por mais 7 vezes. Procedeu-se a separação do ácido húmico do ácido fúlvico utilizando HCl (concentrado) deixando a solução a pH aproximado de 2,0, o que originou um precipitado escuro (ácido húmico) e o sobrenadante (ácido fúlvico). Do material peneirado também foi determinado o teor de Carbono Orgânico (CO) e de Matéria Orgânica (MO) através do método Walkley-Black (Jackson, 1986).

RESULTADOS:
Na análise do composto de lixo orgânico, cacho seco de dendê decomposto e inflorescência de dendê decomposta foram obtidos respectivamente valores médios para; Grau de Humificação (razão AH/AF), Matéria Orgânica (g.kg-1) e Carbono Orgânico (g.kg-1), na ordem de: (1/12; 2,55; 1,48), (1/10; 5,35; 3,10) e (1/28; 8,46; 4,92).

CONCLUSÕES:
O composto orgânico caracterizado apresentou em 60 dias de compostagem um potencial de humificação bastante elevado, embora comparado ao Grau de Humificação do cacho de dendê seco, ele tenha se apresentado menos expressivo, isto pode ser explicado pelo fato do composto ainda não ter alcançado o tempo máximo de decomposição que é na ordem de 90 dias. No entanto, em relação a inflorescência de dendê decomposta o Grau de Humificação do composto orgânico já é mais proeminente, apesar da concentração de Matéria Orgânica e Carbono Orgânico ser menor.

Instituição de fomento: Secretaria Municipal de Saneamento/Prefeitura Municipal de Belém e Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Grau de humificação, matéria orgânica, composto orgânico

E-mail para contato: iolanda1551@hotmail.com