60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE BACCHARIS TRIMERA.

Francine Radaelli Osório de Oliveira1
Jaqueline Barichello Pereira1
Aristeu Gomes da Costa1
Rubens Ferracini Junior1

1. Laboratório II - Microbiologia - Farmácia - Centro Universitário Barão de Mauá


INTRODUÇÃO:
Baccharis trimera, popular carqueja, é utilizada em medicina caseira para o tratamento de várias doenças, principalmente àquelas relacionadas a problemas hepáticos, disfunções estomacais e intestinais. As diferentes propriedades atribuídas a esta planta na medicina tradicional vêm sendo estudadas por cientistas e algumas já foram validadas como conseqüência dos resultados positivos obtidos. As propriedades hepatoprotetoras, amplamente consagradas no uso popular, foram validadas num estudo farmacológico com animais em 1986 usando o extrato aquoso cru desta planta. As propriedades digestiva, anti-úlcera e antiácida foram validadas num estudo com ratos, mostrando que esta planta reduziu a secreção gástrica e teve um efeito analgésico. Mas recentemente seus efeitos analgésico, anti-úlcera e antiinflamatório, foram também comprovados por outro estudo. Nos estudos de atividades biológicas destacam-se os efeitos alelopáticos, antimicrobianos, citotóxicos e antiinflamatórios. Seu grande potencial em metabólitos secundários e atividades descritas na medicina popular deixam um vastíssimo campo aberto para a pesquisa de novas moléculas ativas. O presente trabalho pretende avaliar eventuais propriedades antimicrobianas de extratos de Baccharis trimera.

METODOLOGIA:
Extratos vegetais alcoólicos e hidroalcoólicos foram obtidos de folhas secas e pulverizadas. No extrato alcoólico, 30 g do vegetal foram adicionados a 300 mL de etanol, 300 mL de metanol e 300 mL de isopropanol; igual procedimento foi realizado com misturas de 50% álcool-50% água destilada estéril; o período de maceração foi de 4 dias, à temperatura ambiente. Os extratos foram então filtrados em papel Whatmamm 40, e concentrados em evaporador rotativo. A obtenção de fração oleosa: alíquotas de 10 gramas do vegetal foram montadas em sacos de papel filtro, para sofrerem extração de frações oleosas em aparelho de Soxhlet, utilizando éter de petróleo como extrator. Os resíduos que foram gerados nas etapas anteriores foram pesados e ressuspensos em solução salina tamponada e esterilizados em membrana filtrante, constituindo-se os tratamentos que foram utilizados em testes de sensibilidade. Foram utilizados cepas de S. aureus, E. coli, B. cereus, C. albicans, C. neoformans e A. niger. Os testes foram realizados pelo método pour-plate, e seus controles foram, respectivamente, suspensão microbiana não tratada ou tratada com cloranfenicol (quando se testaram bactérias) ou cicloheximida (quando se testaram fungos).

RESULTADOS:
A atividade antimicrobiana foi observada sobre todas as cepas utilizadas. Frações oleosas tiveram equivalentes atividades inibidoras do crescimento de bactérias e leveduras, porém foram bem menos pronunciadas que os efeitos observados sobre fungo filamentoso. Preparações alcoólicas foram mais eficientes em conter o crescimento microbiano, tanto com extratos brutos como com frações oleosas. Os efeitos antimicrobianos foram observados já em concentrações de 100µg/mL e períodos de contato de pelo menos 08 horas. Interessantes foram os resultados sobre Aspergillus niger, contra o qual a inibição de crescimento foi total e já a 04 horas de tratamento.

CONCLUSÕES:
Sugere-se pelos resultados obtidos que extratos alcoólicos da planta carqueja (Baccharis trimera) apresentam atividade antimicrobiana comparativamente superior à de extratos hidroalcoólicos, e mais evidente sobre fungos filamentosos do que sobre bactérias e leveduras. A utilização destes tipos de extratos nos ensaios, ricos em componentes bioativos de natureza lipídica, encontra respaldo na literatura que apresenta várias espécies vegetais como fontes de moléculas biotivas com potencial antimicrobiano em suas frações de óleo essencial e óleo fixo.

Instituição de fomento: Centro Universitário Barão de Mauá (CBM)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Baccharis trimera, antimicrobianos, óleo essencial

E-mail para contato: fran_radaelli1@yahoo.com.br