60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO

Sandra Alves de Oliveira1, 2
Jany Rodrigues Prado1, 3

1. Professora do Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII – UNEB.
2. Coordenadora do Ensino Fundamental - 5ª a 8ª do município de Candiba-BA
3. Coordenadora do Ensino Fundamental - 1ª a 4ª série do município de Guanambi-BA.


INTRODUÇÃO:
Pesquisas recentes, realizadas nas escolas públicas e privadas, e os resultados fornecidos pela Avaliação Nacional da Educação Básica, demonstram que o ensino da Matemática vem deixando muito a desejar. Há excessiva predominância do silêncio, de cálculos mecânicos, aliada à falta de investigação e reflexão. As mesmas também confirmam que a Matemática constitui-se para os estudantes o grande entrave de sua vida estudantil, além de, segundo eles ser fria, feia e desvinculada da realidade em que vivem. Nesse contexto, resolver problemas é a premissa que sustenta o fazer e o pensar em Matemática que, justifica necessidade de aprendizagens de conceitos e procedimentos próprios dessa área de conhecimento. A resolução de problemas dá suporte para aplicações da matemática no cotidiano, motivando os estudantes da disciplina, visto que a adequa a situações reais que ocorrem com os alunos. A resolução deve ser feita através do raciocínio lógico e não de forma mecânica, pois se deve incentivar e instigar o aluno a pensar no processo de resolução e não usar fórmulas sem saber o porquê está usando. Nesta pesquisa apresentam-se atividades pedagógicas que associam o ensino da Matemática às situações do cotidiano e as suas aplicações. Este trabalho possibilita aos educadores matemáticos desafiarem seus alunos a enfrentarem novas situações, oferecendo caminhos para aplicações da Matemática no cotidiano, bem como investigação em relação às dificuldades e desafios que os alunos encontram ao resolver problemas de Matemática.

METODOLOGIA:
O Projeto "O Ensino da Matemática a partir da Resolução de Problemas”, trabalhado com um grupo de professores de sete escolas municipais do Ensino Fundamental, na cidade de Candiba-BA, constituiu-se de aulas dialógicas, realização de oficinas, organização de questionários e entrevistas, observações, com o intuito de levantar dados sobre o ensino de Matemática a partir da resolução de problemas e as aplicações da Matemática no cotidiano. Com esta proposta pretende-se formar educadores matemáticos que deixem de ser meros informantes dos conhecimentos e passem a investigar as dificuldades e desafios que os alunos encontram ao resolver problemas de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida com professores do ensino fundamental que apresentavam dificuldades no processo ensino–aprendizagem da Matemática a partir da resolução de problemas, principalmente em relação a oportunidade de analisar o entrelaçamento entre a Matemática, a produção de textos e a utilização das diferentes linguagens, permitindo vislumbrar a fragilidade da falsa barreira que os modelos tradicionais de ensino têm imposto na separação entre Matemática e língua e consequentemente o desencadeamento de novas e mais elaboradas aprendizagens tanto na Matemática quanto na leitura e escrita. Procedeu-se, também, a análise das entrevistas com as observações dos procedimentos utilizados pelos professores durante a execução das aulas.

RESULTADOS:
Nossa pesquisa conseguiu melhoria significativa no ensino da Matemática a partir da resolução de problemas e aplicações da matemática no cotidiano em que esta metodologia foi utilizada. Sendo este fato comprovado também pelo avanço progressivo dos professores em relação à superação das dificuldades apresentadas anterior a pesquisa, como também a partir de relatos de professores e dos próprios alunos. Vale destacar também que, os professores buscaram utilizar mais as atividades: análise da resolução de problemas como premissa fundamental da aquisição do conhecimento e do pensar matemático; reflexão sobre as habilidades básicas para aprendizagem da Matemática: leitura, escrita e resolução de problemas; análise dos diferentes tipos de problemas matemáticos e suas implicações matemáticas; resolução dos diferentes tipos de problemas de Matemática observando as quatro etapas estabelecidas por Polya e utilizando as mais diversas estratégias de resolução; construção de jogos pedagógicos, brincadeiras e dinâmicas diversificadas. A partir das observações dos procedimentos utilizados pelos professores durante a execução das aulas percebemos que essas atividades têm contribuído para motivar os alunos a participarem com mais entusiasmo e de forma efetiva nas atividades que lhes são propostas em sala de aula, bem como aproximar a Matemática do cotidiano.

CONCLUSÕES:
A maioria dos educandos enfrenta dificuldades de aprendizagem em Matemática, particularmente na resolução de problemas, não significando, porém, que os motivos que desencadeiam essas dificuldades se concentrem exclusivamente neles. Muitos equívocos e desencontros nas concepções teóricas e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, às quais contribuem bastante para ampliação dessa situação. Esta constatação nos leva a concluir que é necessária a implementação de ações mais aprofundadas, tendo em vista a mudança dessa situação tão indesejável, a qual se traduz nos resultados que temos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática atualmente. Assim, é de fundamental importância discutir e abordar novas metodologias para que o ensino da matemática se torne cada vez melhor. É necessária a formação consciente e continuada dos docentes para que estes não façam a exposição de conceitos pré-concebidos, sem embasamento teórico, para explicar as dificuldades de ensino-aprendizagem dos alunos, permitindo, assim, uma melhor compreensão do processo de ensino aprendizagem da Matemática e o aperfeiçoamento em suas práticas e procedimentos didático-metodológicos no dia-a-dia. Diante dos resultados do presente estudo, percebe-se a necessidade de que se possam desenvolver políticas efetivas de formação continuada de professores das escolas da rede municipal de Candiba-BA no ensino da Matemática a partir da resolução de problemas.

Instituição de fomento: UNEB

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  ensino-aprendizagem, resolução de problemas, cotidiano

E-mail para contato: soliveira4@hotmail.com