60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

ATIVIDADE SEQÜESTRADORA DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO DOS EXTRATOS METANÓLICOS DA CASCA E FOLHA DE JACARANDA CUSPIDIFOLIA MART.

ANA LÚCIA ALVES ARRUDA1
DANIELLA GARCIA DE SOUZA1
CARLA JULIANA BARROS VIEIRA1
DÂMARIS SILVEIRA2
LUIZ ALBERTO SIMEONI2
RACHEL OLIVEIRA CASTILHO3

1. Universidade Católica Dom Bosco
2. Universidade de Brasília
3. Universidade Federal de Minas Gerais


INTRODUÇÃO:
Espécies reativas de oxigênio como radicais hidroxila, ânions superóxido e peróxido de hidrogênio (H2O2) têm sido responsáveis pelo desencadeamento de uma série de doenças, tais como: câncer, aterosclerose, diabetes mellitus, hipertensão e AIDS, bem como estão envolvidas nos fatores que levam ao envelhecimento. Jacaranda cuspidifolia Mart, popularmente conhecida como caroba, jacarandá e bolacheira, é uma árvore de médio porte pertencente à família Bignoniaceae, sendo encontrada com abundância na região do Cerrado Sul Mato-Grossense. Trata-se de uma espécie cujas cascas e folhas são utilizadas, pela população, como depurativas do sangue, antiinflamatório, no tratamento de úlceras e nas infecções sifilíticas e gonorréicas. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar as propriedades antioxidantes dos extratos metanólicos das cascas e folhas de Jacaranda cuspidifolia, segundo o Método de Varredura de Peróxido de Hidrogênio, proposto por CHENG & KLAUNING, 1989.

METODOLOGIA:
Os extratos metanólicos das cascas e folhas de J. cuspidifolia foram preparados nas concentrações de 5, 10, 25, 50, 125 e 250 ug/mL. Foram adicionados em cada uma destas amostras 0,6 mL de uma solução de peróxido de hidrogênio 40 mM e 3,4 mL de tampão fosfato. O controle positivo utilizado foi o ácido ascórbico, preparado nas mesmas concentrações dos extratos metanólicos. As misturas reagentes foram incubadas em ambiente escuro e em seguida foi medida a absorção na região do ultravioleta (230 ηm).

RESULTADOS:
Os extratos metanólicos das cascas e folhas apresentaram CI50 de 175,0 e 97,5 ug/mL, respectivamente. O padrão positivo ácido ascórbico apresentou uma CI50 de 112,0 ug/mL. Nas condições do ensaio, tanto o extrato metanólico da casca quanto o da folha mostraram-se ativos frente ao peróxido de hidrogênio, sugerindo uma provável atividade antioxidante.

CONCLUSÕES:
Estes resultados reforçam a importância dos produtos naturais como fonte de descoberta de novos fármacos no combate aos radicais livres e apontam J. cuspidifolia como espécie promissora para a obtenção de compostos antioxidantes.

Instituição de fomento: FUNDECT/CAPES; UCDB.



Palavras-chave:  Antioxidante, Extratos Vegetais, Peróxido de Hidrogênio

E-mail para contato: analu_arruda@hotmail.com