60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

ESCOLA E FAMÍLIA: PARCEIRAS NO PROCESSO EDUCATIVO

Jany Rodrigues Prado1
Anna Donato Gomes Teixeira1
Maria de Fátima Pereira Carvalho2
Sandra Alves de Oliveira3

1. . Professora do Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII - UNEB
2. . Coordenadora do Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série do município de Guanambi-BA
3. Profª Orientadora do Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII - UNEB


INTRODUÇÃO:
Não é somente na escola que se instrui e se educa. Muitas iniciativas de educação popular têm contribuído para ajudar as famílias a buscarem vida melhor. A participação nas associações de moradores, movimentos populares e nas lutas da comunidade têm sido fonte de educação para a cidadania, modificando mesmo a vida de muitas famílias. Dessa forma, as contribuições que os pais podem dar em relação ao processo educacional dos seus filhos são as mais variadas; vão desde o ensino de que existe hora e lugar para estudar até um processo mais profundo de incentivo e desenvolvimento da autonomia do estudante em relação a seus estudos. Este estudo consiste em conscientizar as famílias sobre os benefícios do acompanhamento no processo educativo e nas atividades diárias dos filhos. Então, pensando nesse modelo de educação em que os pais possam ter maior aproximação da escola em relação ao acompanhamento das atividades escolares dos filhos, buscamos através de ações planejadas em conjunto, tornar as famílias aliadas, receptivas e colaboradoras no processo educativo. Nessa perspectiva, objetivamos um apoio maior da família em auxiliar o filho/ a filha nas atividades extra-escolares, como também o comprometimento em dar assistência à aquelas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Será de fundamental importância que a escola busque utilizar nos encontros realizados com os pais, estratégias diversificadas para orientá-los no processo educativo de seus filhos.

METODOLOGIA:
O Projeto "Escola e Família: Parceiras no Processo Educativo", trabalhado com um grupo de professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, do município de Botuporã-BA, junto às famílias, constituiu-se de reuniões, palestras, oficinas, e entrevistas com o intuito de levantar dados sobre o acompanhamento ou não dos pais nas lições extra-escolares do seu filho ou filhos, dos quais teve uma participação ativa dos pais nos dados coletados, como também a sua integração na escola e maior participação no processo educativo. As atividades realizadas nos encontros semanais com os professores e mensais com os pais foram na maioria das vezes desenvolvidas de forma coletiva, visando a participação efetiva de todos, onde o professor atua como mediador deste processo, estando juntamente com os pais em busca da construção e reconstrução do conhecimento mediante a parceria da escola e família no processo educativo. No decorrer da pesquisa foram trabalhadas atividades como: aulas dialógicas das dificuldades encontradas pela escola no processo ensino-aprendizagem dos alunos, realização de jogos pedagógicos, brincadeiras e dinâmicas diversificadas; apresentação, produção, leitura e interpretação de diferentes tipos de textos trabalhados com os alunos e socializados com os pais; produção e socialização de textos diversos pelos pais, a partir de desenhos, gravuras, letra de músicas, fotografias, contos, poesias, jogos, histórias, quebra-cabeças, dramatizações.

RESULTADOS:
A partir do desenvolvimento deste trabalho houve melhoria significativa na aprendizagem dos alunos em que esta metodologia foi utilizada. Sendo este fato comprovado também pelo avanço progressivo dos alunos em relação à superação das dificuldades apresentadas anterior a pesquisa, como também a partir de relatos de professores, dos próprios alunos e dos pais. Vale destacar também a motivação dos alunos a participarem de forma efetiva nas atividades que lhes são propostas em sala de aula, e consequentemente fora do ambiente da escola Isso com certeza acontece, porque estes se sentem mais capazes, autônomos e com sua auto-estima mais elevada, gerando assim uma atitude positiva em relação a aquisição de conhecimentos nas diferentes áreas, principalmente porque os jogos e as atividades práticas estimulam de forma prazerosa e dinâmica a capacidade cognitiva. Promovendo desta forma o reencontro e o entusiasmo pelo ato de aprender, facilitando principalmente a vida daqueles alunos que enfrenta cotidianamente o insucesso escolar. No decorrer das atividades desenvolvidas percebemos que tivemos bons resultados, pois as famílias deram uma atenção maior nas tarefas escolares do filho ou filhos. Com o apoio dos familiares, percebemos que o relacionamento entre família e escola ganhou posição em relação a um comprometimento maior da sua participação aguçada na vida escolar de seu filho, e tendo ainda um grande rendimento na ação pedagógica do corpo docente da escola.

CONCLUSÕES:
Através deste trabalho, concluímos que a participação da família na vida escolar do filho contribui para os pais persistirem em uma educação que se constrói a partir de uma reflexão qualitativa que venha abranger o cotidiano escolar e também fora dele, ajudando assim, a melhorar a produção de conhecimentos. Essa integração e troca de idéias fez com que os pais aos poucos começassem a fazer parte da escola quando contava com a sua indispensável e notável presença, dando total apoio em encorajá-lo no seu processo de aprendizagem, revelando que a sua interação no ambiente escolar valorizava a vida do filho enquanto estudante e cidadão. Um lar onde exista estabilidade afetiva, onde os filhos sintam-se acolhidos recebendo atenção, apoio moral e atitude de escuta gerarão um equilíbrio emocional no estudante, além de um sentimento de confiança que serão fundamentais como alicerce psicológico para o surgimento de uma motivação consistente e a criação de um projeto pessoal de vida. Os estudos entrarão como elemento necessário para se atingir estas metas. Estas posturas ajudarão bastante a que o aluno se conscientize de que o processo educacional pode ser vivenciado de uma forma natural e prazerosa. Fundamental se faz que pai e mãe adotem atitudes semelhantes, sugerindo juntos uma mesma direção, que deve ser a do esforço e da dedicação, a fim de que o aluno adquira bons hábitos de estudo.

Instituição de fomento: UNEB

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Escola, Família, Processo educativo

E-mail para contato: sandr.oli@bol.com.br