60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia

AVALIAÇÃO ANTIFÚNGICA IN VITRO DO EXTRATO HIDROALCÓOLICO DA UNCARIA TOMENTOSA L. (UNHA-DE-GATO) SOBRE CEPAS DO GÊNERO CANDIDA

Umberto Pereira Souza Júnior1
Jozinete Vieira Pereira2
Maria do Socorro Vieira Pereira3
Maria Regina Macedo3
Rossana Miranda Pessoa Antunes1

1. Departamento de Farmácia / UEPB
2. Profa. Dra. Departamento de Odontologia / UEPB / Orientadora
3. Departamento de Biologia Molecular / UFPB


INTRODUÇÃO:
A Candida é um microorganismo saprófito que vive comumente na cavidade bucal, mais em algumas situações pode tornar-se patogênico causando infecções conhecidas como candidíase bucal. Espécies como a Candida albicans, C. tropicalis, C. krusei, C. parapsilosis e C. guillermondii têm sido detectadas em casos de candidíases orais. No tratamento das candidíases vários agentes antifúngicos de uso tópico e sistêmico são utilizados. Portanto, a comprovação da resistência dos microorganismos é importante na terapêutica. Pesquisas revelam que a planta Uncaria tomentosa L., conhecida como unha-de-gato, é uma planta promissora no tratamento das infecções fúngicas. Sendo assim é importante o estudo da atividade antifúngica dessa planta sobre fungos responsáveis por causar a candidíase oral, já que como agentes fitoterápicos, produzem menos agressões ao organismo, apresentando-se como terapia alternativa frente aos fungos resistentes ao tratamento normalmente utilizado. Sendo assim, esta pesquisa se propôs avaliar in vitro a atividade antifúngica do extrato hidroalcóolico da Uncaria tomentosa L. sobre espécies de fungos do gênero Candida, que têm sido evidenciados em casos de candidíase bucal.

METODOLOGIA:
Estudo do tipo experimental, realizado no laboratório de Microbiologia da UEPB. Utilizaram-se amostras de Candida albicans, C. guilliermondii, C. krusei e C. tropicalis. Foi avaliada a atividade antifúngica da Uncaria tomentosa L. sob a forma de extrato hidroalcóolico, obtido através da maceração da planta micropulverizada. A atividade antimicrobiana em placas foi determinada pelo método de difusão em meio sólido para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) do extrato hidroalcoólico da Uncaria tomentosa sobre cepas do gênero candida. As linhagens foram cultivadas em caldo nutritivo BHI, incubadas a 37ºC por 18-20 horas em microaerofilia através do método da chama da vela. Realizou-se perfurações no meio de cultura (Heart Infusion Agar – DIFCO) de aproximadamente 6 mm de diâmetro. Nos orifícios foi colocado um volume de 50µL da solução do extrato diluída em água destilada, variando a diluição de 1:1 até 1:512. As placas foram incubadas em estufa bacteriológica a 37ºC por um período de 24 horas. Com o objetivo de assegurar a reprodutibilidade do estudo, os experimentos foram realizados em duplicata. O mesmo procedimento foi realizado para clorexidina.

RESULTADOS:
Todas as espécies avaliadas apresentaram-se sensíveis ao extrato da Uncaria tomentosa, atuando de forma semelhante à ação do gluconato de clorexidina 0,12%. As cepas apresentaram halos de inibição de crescimento até a diluição de 1:16 para o extrato da Uncaria tomentosa, enquanto que para a clorexidina, os halos de inibição foram formados até uma diluição de 1:64. Candida albicans foi o microorganismo que apresentou maior sensibilidade ao extrato da uncaria tomentosa L., formando halo de inibição do crescimento de 16 mm numa diluição de 1:16, seguido de Candida guilliermondii, Candida krusei e Candida tropicalis que formaram halos de inibição de 11 mm, 11 mm e 10 mm respectivamente para a mesma diluição. Os resultados constituem-se de fundamental importância já que esses microorganismos são merecedores de uma atenção especial quanto ao tratamento das suas manifestações patológicas. Importante se pesquisar cada vez mais plantas medicinais como forma alternativa no tratamento das mais diversas patologias, uma vez que o alto custo dos medicamentos alopáticos, bem como os efeitos colaterais que estes estão sujeitos a causar, conduz pessoas no mundo inteiro ao uso dos medicamentos de origem vegetal.

CONCLUSÕES:
A Uncaria tomentosa L. apresenta atividade antifúngica frente às leveduras estudadas; O gluconato de clorexidina a 0,12% utilizado como anti-séptico bucal na clínica de odontologia age como um importante inibidor do crescimento das leveduras de Candida, sendo que seu uso deve ser feito sempre com o auxílio de outro fármaco apropriado ao combate da candidíase bucal. Os resultados dessa pesquisa demonstram que plantas são eficazes no combate a diversas patologias, inclusive aquelas relacionadas à infecção de microorganismos patogênicos ao homem.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Uncaria Tomentosa, Atividade antifúngica, Candida

E-mail para contato: u_betojr@yahoo.com.br