60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

A BIOLOGIA A PARTIR DO II CURSO DE FÉRIAS: O RELATO DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARTICIPANTES

Verônica Regina De Oliveira Lopes1
Aline Batista de Andrade1
Ivan Jeferson Sampaio Diogo1

1. Departamento de Biologia / UFC
2. Profa. Dr.- Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - UFC - Orientadora


INTRODUÇÃO:
Os “Cursos de Férias” foram criados em 1988 por Leopoldo de Meis, pesquisador na área de Ciências da Vida e professor do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ. Dando seqüência a esse projeto, o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou o I e II Cursos de Férias, com o tema “A lógica molecular da vida”, contando com a participação de professores e alunos de escolas públicas de Fortaleza e com o monitoramento de bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Biológicas da UFC. Geralmente as aulas de Biologia nas escolas são de caráter expositivo, abordando os termos técnicos sem contextualizá-los com o cotidiano a que estão relacionados. Os alunos não têm o hábito de vivenciar ou discutir sobre o assunto, dificultando o processo de aprendizagem dessa ciência que passa a ser vista como complexa e fora da realidade. Ao final do II Curso de Férias da UFC, os 31 alunos participantes tiveram a oportunidade de dar sua opinião acerca das diversas atividades vivenciadas, tais como aulas práticas de laboratório, palestras, seminários e dinâmicas de grupo. O principal objetivo deste trabalho é perceber as mudanças geradas pelo II Curso de Férias quanto à aceitação da Biologia por parte dos alunos.

METODOLOGIA:
No último dia do II Curso de Férias, os alunos responderam a um questionário de avaliação do curso, que continha uma questão objetiva e quatro discursivas. As respostas dos 31 questionários preenchidos foram avaliadas, e duas questões foram escolhidas para análise, a fim de se observar a influência do curso sobre as opiniões dos alunos em relação à Biologia. De acordo com o grau de semelhança entre as idéias trazidas pelos alunos, as respostas da primeira questão – Como o II Curso de Férias mudou sua opinião em relação à Biologia? – foram classificadas em seis grupos: (1) o curso relembrou/abordou conceitos importantes de Biologia; (2) inspirou a seguir carreira de biólogo; (3) mudou a visão acerca do processo de aprendizagem; (4) mostrou a importância da Biologia como ciência; (5) tornou a Biologia mais interessante/atrativa/dinâmica/estimulante; (6) outros. A segunda questão – Você gostaria que as atividades do curso fossem também realizadas na sua escola? Você se interessaria mais pela Biologia se houvesse aulas de laboratório, discussões em sala de aula e outras atividades, como as que ocorreram no curso? – também teve suas respostas analisadas com base em um critério comparativo, sendo agrupadas em: (1) sim; (2) não; (3) outros.

RESULTADOS:
Na primeira questão, os alunos expuseram várias opiniões, correspondendo a mais de um grupo de respostas, portanto os resultados representam a freqüência com que a mesma idéia foi citada por alunos diferentes. A opinião mais comum foi a do grupo (5), com 48% de ocorrência, como destacou um aluno “a Biologia passou a ser mais que uma matéria, ficou muito mais interessante e dinâmica”. Além disso, 23% dos alunos citaram a do grupo (4), reconhecendo o valor da Biologia como ciência; 19% citaram a do grupo (1); 16% a do grupo (3), como afirmou um aluno “o ato de questionar também é um ato de aprender”, referindo-se à metodologia argumentativa implantada no curso; 13% para o (2), como na resposta “me inspirou ainda mais a seguir carreira de biólogo”; e 10% dos alunos trouxeram também outras opiniões, diferentes das agrupadas de 1 a 5. Das respostas correspondentes à segunda questão, 93,5% representaram o grupo (1), como na afirmação do aluno “Com certeza sim! Às vezes os alunos têm curiosidade de conhecer mais a prática e sair um pouco da rotina de sala de aula”. Os demais 6,5% responderam de acordo com o grupo (3), quando um aluno limitou-se a destacar “as atividades do curso são também realizadas no colégio em que estudo, principalmente as aulas de laboratório”.

CONCLUSÕES:
Geralmente, o que dificulta o processo de aprendizagem de Biologia é a forma de abordagem dos assuntos, bastando que uma nova metodologia seja implantada para que os alunos sintam-se parte da construção do conhecimento e motivem-se a estudar e investigar. Com a participação no II Curso de Férias, alunos das escolas públicas mostraram-se interessados por uma nova Biologia, menos complexa e vinculada à realidade em que vivem. Nesse momento, ressalta-se o importante papel da escola na manutenção do interesse dos alunos pela Biologia, investindo na qualificação dos professores, que devem ser autônomos para escolher a metodologia mais viável ao seu público-alvo, seja em sala de aula ou em laboratório.

Instituição de fomento: FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos)



Palavras-chave:  interesse pela Biologia, opiniões dos alunos, questionários.

E-mail para contato: vevelopes@gmail.com