60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 2. Nutrição e Alimentação Animal

ANÁLISE DO CONSUMO DE PRODUTOS UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO DE GATOS NO MUNICÍPIO DE SATUBA – ALAGOAS.

Danielle Farias dos Santos1
Deise Rafaelle de Omena Nicácio1
Mucio Batista Ramos1
José Pedro da Silva2
Diogo de Barros Mota Melo1
Elton Lima Santos3

1. Acadêmico Zootecnia - UFAL
2. Acadêmico Agronomia - UFAL
3. Prof. - UFAL - Orientador


INTRODUÇÃO:
Atualmente a alimentação dos felinos domésticos vem sofrendo muitas mudanças, relacionadas às particularidades nutricionais que esses animais necessitam. O presente estudo foi realizado com o objetivo de fazer um diagnóstico do consumo de produtos utilizados na alimentação de gatos no município de Satuba – AL. Essa pesquisa teve como finalidade atender a uma demanda existente no município no que se refere à informações sobre a alimentação dos felinos domésticos nessa região, sendo de extrema importância, principalmente, para os comerciantes de rações para gatos.

METODOLOGIA:
Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário onde foram feitas perguntas relacionadas ao tipo, freqüência e motivo da oferta de alimentação aos animais. Este questionário foi aplicado a cada último domingo dos meses de junho, julho e agosto de 2007, junto aos moradores do município, adotando-se cautela para que as pessoas fossem entrevistas uma única vez, evitando assim a sobreposição de dados. A amostra populacional para o levantamento de dados dessa pesquisa foi de 106 pessoas.

RESULTADOS:
Verificou-se que 52% dos criadores de gatos oferecem ração balanceada para seus animais, 16% oferecem ração e carne, 11% comida caseira e 5% peixe e/ou ração e leite. Em relação aos motivos da oferta do tipo de alimento, 42% relataram que a oferta do alimento estava relacionada à preferência do animal, 32% a preferência do dono e 26% relacionada a necessidade da saúde do animal e em relação a freqüência de oferta do alimento em 42% forneciam três vezes ao dia, 26% à vontade, 21% duas vezes ao dia e 11% apenas 1 vez por dia.

CONCLUSÕES:
Avaliando os dados obtidos, foi observada a necessidade de maiores estudos em relação às exigências nutricionais do animal referente ao tipo e a qualidade da alimentação que esta sendo fornecida na prática. Proporcionando assim uma melhor condição e maior conhecimento que garante uma criação racional e responsável desses animais.



Palavras-chave:  Gatos, Consumo, Alimentação

E-mail para contato: daniellefariaszoo@bol.com.br