60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria José da Silva1
Claudenice Maria da Silva Sabino1
Sueli Lima Nunes1

1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO


INTRODUÇÃO:
Na perspectiva de desenvolver um trabalho em consonância com as Políticas Públicas Educacionais para a Educação Infantil e viabilizar práticas significativas para a sala de aula, foi desenvolvido um trabalho no qual o eixo norteador estava pautado nas teorias de Piaget, Vygotsky , Wallon e outros, no que estabelece os Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil e nas exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, na seção II Art 29.Tendo como foco principal os seguintes temas: Adaptação Escolar, Educação Infantil: que espaço é esse? Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil no universo da leitura e da escrita. Proporcionando assim, nos fóruns de discussões uma visão ampla e contextualizada das questões inerentes à Educação Infantil, à interlocução de práticas pedagógicas, pesquisas e auto formação do profissional em educação.

METODOLOGIA:
A sistemática de trabalho foi desenvolvida a partir da diagnose dos conceitos pré-estabelecidos pelo grupo sobre os temas propostos. Os encontros foram realizados mensalmente com duração de 8 horas através de convênio com o MEC e parceria com uma OCIP (IATEC ( no que se refere ao apoio logístico)), contemplando todos os professores de Educação Infantil da Rede Municipal e entidades conveniadas. Os temas foram desenvolvidos através de oficinas pedagógicas, debates, dinâmicas de grupo, leituras, interpretação, estudo de casos, jogos diversos e matemáticos, elaboração de projetos e seminários, oportunizando ao grupo expressar suas idéias e vivenciá-las através das diferentes linguagens estabelecendo relações com os objetos de conhecimento: movimento, música, linguagem oral e escrita, artes e matemática. Como subsídio à prática pedagógica dos educadores e a viabilização do processo de formação continuada, foram elaboradas apostilas com subsídios teóricos, sugestões de atividades, músicas, seções de: divertimento, curiosidades, passatempo, brincadeiras e referencial bibliográfico. Nos encontros eram utilizados alguns materiais tecnológicos, como: data show, DVDs, CDs. Além dos materiais de apoio à realização das oficinas: papéis diversos, tintas, pincéis, buchas, pentes, velas, cola, giz de cera, palitos, colheres e copos descartáveis, lã, painéis, flip chart, hidrocor, canudos, barbante e outros.

RESULTADOS:
A partir do desenvolvimento dos trabalhos o grupo demonstrou prazer em participar das formações e satisfação em socializar suas experiências de sala de aula, elaborou e executou projetos pedagógicos, criou e reelaborou atividades através de sugestões propostas nos encontros, ampliou os conhecimentos através de pesquisas, situou sua prática pedagógica nas teorias estudadas, melhorou as relações interpessoais, reconstruiu uma nova visão sobre o desenvolvimento infantil e suas possibilidades, instigando curiosidades, potencialidades em suas iniciativas de se relacionar com o mundo. Como desfecho do trabalho foi realizado seminário de socialização de experiências dos projetos desenvolvidos em sala de aula. Em um dos núcleos, cada professor recebeu os slides trabalhados nas formações, sendo esta uma iniciativa do próprio grupo.

CONCLUSÕES:
Diante da necessidade de compreender o desenvolvimento das crianças pequenas e da atuação do profissional dessa área, procuramos desenvolver um programa de formação permanente visando à reflexão constante de sua prática pedagógica, pois “a prática educativa quando refletida coletivamente é a melhor fonte de ensinamento teórico e sobretudo de práticas mais comprometidas” (cf.Arroyo(1982:106) in Vasconcelos). Desta forma percebemos o crescimento do grupo através da participação, interesse na realização das atividades propostas, onde muitos relatavam que utilizavam os conhecimentos adquiridos na formação como subsídios não só para sua prática em sala de aula, mas também em sua vida pessoal e acadêmica.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Formação, Educação, Infantil

E-mail para contato: maria.jo_silva@hotmail.com