60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Jamily Charão Vargas1
Graziela Franceschet Farias1
Fabiana Bopp1
Helenise Sangoi Antunes1

1. Universidade Federal de Santa Maria


INTRODUÇÃO:
Este trabalho vem sendo desenvolvido através do projeto intitulado “Laboratório de Alfabetização: repensando a formação de professores”, financiado pela SECAD/MEC, envolvendo acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como professores e alunos de escolas da rede pública de ensino, partindo de uma perspectiva de articulação entre teoria e prática realiza-se atividades que buscam desenvolver um trabalho comprometido frente à alfabetização. Pretende-se propiciar aos participantes deste projeto uma aproximação das práticas de alfabetização, bem como um maior conhecimento das teorias e estudos na área da alfabetização. Assim, procura-se qualificar a formação inicial e continuada de professores, permitindo reflexões sobre a alfabetização, leituras, discussões e trocas de experiências. Busca-se uma troca de saberes entre a escola e a universidade, através de um trabalho diferenciado na área da alfabetização. O trabalho desenvolvido nas escolas e os estudos realizados baseiam-se em jogos e atividades lúdicas, buscando contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem prazerosa e significativa, a fim repensar a alfabetização e a formação dos professores alfabetizadores, tanto inicial como também continuada.

METODOLOGIA:
Utiliza-se uma abordagem qualitativa tendo como referência as reflexões propostas por Bogdan;Biklen (1994). Acredita-se que essa metodologia propicia os elementos necessários que ajudam na compreensão da realidade em que se está trabalhando, tornando-se importante neste trabalho, uma vez que busca-se saber como trabalhar a alfabetização na realidade encontrada. Como instrumentos de produção de informações utilizam-se os registros em diário de campo, as entrevistas semi-estruturadas, os relatos autobiográficos, as oficinas de construção de jogos e grupos de estudos na escola e na universidade, entre os participantes da investigação.

RESULTADOS:
Os resultados alcançados demonstram a necessidade de continuidade das ações de formação inicial e continuada de professores alfabetizadores, no sentido de subsidiar as discussões sobre o conceito de alfabetização e a relação que se estabelece com o letramento. Ao mesmo tempo em que se constata a necessidade de criar estratégias para repensar as possíveis articulações entre a teoria e a prática no que se refere ao processo de construção da leitura e da escrita. No ano de 2004 consolidou-se o Grupo de estudos e pesquisa sob formação inicial e continuada e alfabetização (GEPFICA), o qual teve início a partir dos estudos deste projeto e vem sendo sustentado pelas pesquisas e estudos sobre as temáticas pertinentes ao trabalho.

CONCLUSÕES:
Pode-se constatar que, desde o início das atividades no ano de 2002, foram muitos os acadêmicos e professores que envolveram-se na realização do trabalho. Muitos permanecem até hoje, alguns se afastaram por diversos motivos, mas todos participaram de algum dos resultados alcançados. Percebe-se um constante envolvimento dos participantes e colaboradores, os quais se dispõe a participar das reuniões, da organização de seminários, da construção de materiais pedagógicos para a alfabetização e das práticas de alfabetização nas escolas. Conclui-se, assim, que a proposta de subsidiar a formação inicial e continuada dos professores é uma iniciativa positiva e que se fortalece ao longo dos resultados alcançados na trajetória do trabalho. As atividades realizadas do constante compartilhamento de dificuldades, dúvidas, estudos, idéias e sonhos, buscando a qualidade das teorias e das práticas de nossos professores alfabetizadores, a partir de sua formação inicial e continuada.

Instituição de fomento: SECAD/MEC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  FORMAÇÃO DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM

E-mail para contato: vargas_mily@yahoo.com.br