60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Priscila Tatiane Cumim1
Ana Paula Oliveira Rescia1

1. Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal – FESL


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho traduz os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito de aprofundar conhecimentos, em nível teórico, sobre a relação família e escola, especificamente no nível da Educação Infantil. Sabemos que as instituições família e escola necessitam dessa parceria, pois a família é a responsável pelo desenvolvimento da criança e pela bagagem cultural que a mesma levará consigo, enquanto que a escola é a responsável pela formação social e escolar da criança. E, nesse sentido, a articulação entre elas é fundamental para o desenvolvimento da criança. Contudo, existe uma série de fatores que impedem que ambas trabalhem em prol desse desenvolvimento, tais como, as diferenças nas linguagens utilizadas por pais e professores dificultando a comunicação entre a família e a escola, a visão ultrapassada dos docentes em relação aos novos arranjos familiares, o receio que os pais têm em serem mal recebidos pelos professores, entre outros. Nesse caso, o estudo realizado é uma tentativa de colocar à disposição dos interessados sobre a temática e, em especial, aos professores e membros da comunidade escolar, informações e reflexões sobre a importância da interação entre escola e família no desenvolvimento da criança.

METODOLOGIA:
Para a efetivação do estudo que culminou nesta pesquisa, foram examinados e discutidos textos pertinentes ao tema escolhido. Neste caso, nos utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, onde foi possível nos apropriarmos das concepções de autores como, Ariès (1981), Carvalho (2000), Gentile (2006), Kaloustian (2002), Szymanski (2001), entre outros, os quais alertam para a importância da interação entre a família e a escola, no sentido de poderem contribuir com a qualidade do ensino para suas crianças e, conseqüentemente, para o desenvolvimento delas. A pesquisa também exigiu a leitura de documentos legais como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que, assim como os autores citados, reconhecem a necessidade e a importância da participação da família na escola, além de trazerem importantes orientações aos professores a respeito dessa prática. Realizamos, assim, um estudo de natureza qualitativa, focado na etapa da Educação Infantil, o qual expressa um conjunto substancioso sobre o papel de cada um dos atores sociais envolvidos – professor, escola e famílias – no processo de interação e parceria.

RESULTADOS:
Com a realização desse estudo bibliográfico constatamos que escola e família evoluíram significativamente nos últimos anos. Em conseqüência, houve um estreitamento dos laços entre ambas, com o propósito de tornar a criança um cidadão consciente de seus direitos e deveres. Atualmente, é com grande freqüência que observamos o envio precoce de crianças a berçários, creches e pré-escolas, tornando fundamental que a escola e a família se articulem em prol do desenvolvimento dessas crianças. Tanto a escola quanto a família são pontos de apoio e sustentação do ser humano, assim, quanto melhor for a interação entre elas, mais positivos e significativos poderão ser os resultados para a formação do indivíduo. Cabe à escola oferecer subsídios e mecanismos para que essa participação se concretize; em contrapartida, é dever da família conhecer a instituição escolar e participar de forma ativa e consciente da vida escolar do filho, como também do processo de tomada de decisão da escola. Trabalhando articuladas, os resultados só tendem a ser benéficos à criança. A interação entre escola e família é indispensável, e ambas devem primar por uma escola de qualidade.

CONCLUSÕES:
As conclusões proporcionadas por meio da pesquisa realizada revelam que, embora exista uma cobrança efetiva, por parte das políticas educacionais, de uma participação ativa da família na escola, ainda observamos diversas escolas que por não estarem preparadas para aceitar essa parceria e também pela falta de mecanismos de participação mais efetivos, dificultam essa interação. Por outro lado, também existem famílias que ainda vêem o ambiente da educação infantil como sendo apenas um espaço que serve para cuidar, de forma assistencialista, de suas crianças. Entendemos, todavia, que a interação entre escola e família pode proporcionar, entre outros fatores, uma série de benefícios à criança: favorece a adaptação, motiva a criança a aprender, melhora o rendimento, melhora a auto-estima, melhora a relação professor-aluno-família. Porém, não só na etapa da Educação Infantil, como também em todos os níveis da Educação Básica. Portanto, não existem regras ou modelos únicos e ideais para a interação entre escola e famílias. De maneira geral, essa articulação pode acontecer de acordo com a realidade de cada instituição; o que é preciso, para tanto, é que ambas percebam que a relação entre elas é importante, que se faz necessária e, acima de tudo, é possível.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Participação, Família/ Escola, Educação Infantil

E-mail para contato: priscila.tatiani@bol.com.br