60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária

QUANTIFICAÇÃO DOS POLUENTES CO, HC E NOX EMITIDOS NA GRANDE CUIABÁ POR MOTOCICLETAS E SIMILARES

LEANDRO OBADOWISKI BRUNO1
LUCIANO CAVALCANTE SANTOS1
PATRICK MENDONÇA ALVES1
PAULO MODESTO FILHO1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO


INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO A poluição do ar nos centros urbanos é um sério problema ambiental que vem se agravando nos países em desenvolvimento. No Brasil, as concentrações de poluentes atmosféricos têm crescido rapidamente nas principais regiões urbanas durante as últimas décadas. Esta expansão tem ocorrido principalmente devido ao crescente número de veículos automotivos em circulação. Essa expansão vem seguida de um aumento na emissão de gases poluentes. Os problemas de saúde causados por esses gases em grandes cidades variam desde irritação nos olhos a problemas respiratórios causando custos diretos e indiretos para a sociedade. Devido ao aumento da demanda de veículos para o trânsito nas grandes cidades. Estas estão abarrotadas, pois muitas vias não comportam a grande frota já existente atualmente, gerando engarrafamentos e dificuldades nos deslocamentos. Com essa problemática de transito, as pessoas tem buscado cada vez mais o uso de motocicletas, por apresentarem diversas vantagens em relação aos outros meios de transporte.

METODOLOGIA:
METODOLOGIA Levantamento de dados junto ao DETRAN a cerca do número de veículos (motos e carros) em circulação na Grande Cuiabá. Enquête com proprietários de carros e motos para verificar a média diária percorrida. Pesquisa das legislações vigentes para limites de emissões de poluentes. Aferição das emissões de veículos em empresa autorizada pelo INMETRO (Monitor Inspeção Veicular Para cálculo da emissão diária de automóveis e motocicletas na região da Grande Cuiabá, foi utilizada a seguinte equação: Etotal=E1 x N° de Veículos x S méd (Eq. 01) Etotal=Emissão equivalente a 1 dia de circulação da frota (g/dia ou T/dia) E1= Emissão equivalente a apenas 1 veiculo (g/Km) N° veículos= Numero total de Veículos na Cidade Smed= Distancia media percorrida por dia por 1 veiculo (Km/dia). Como as emissões médias de carros e motos variam de acordo com o ano de produção, para o cálculo das emissões deve-se observar o ano de fabricação do veículo e os padrões de emissão da época, bem como o número de veículos produzidos em tal época. O aparelho nos fornece o dado (CO) em porcentagem, mas para obtermos em g/Km utilizamos a seguinte fórmula dada pela própria resolução CONAMA 007/93. (Eq. 02) Onde: Xmedido= CO% (CO+CO2) medido= Diluição vol% 15= Estequiometria

RESULTADOS:
RESULTADOS; Frota de motocicletas em 2002 – 31955 (Cuiabá e Várzea Grande) em junho de 2007 – 61303 (crescimento de 48%). Frota de carros em 2002 – 131333 (Cuiabá e Várzea Grande) em junho de 2007 – 152616 (crescimento de 14%). Emissão: Honda NXR 150cc (2004) 2500RPM CO(g/Km) 6,35, HC (ppm) 585, em marcha lenta CO(g/Km) 5,15, HC (ppm) 316. Yamaha YBR 125CC (2005) CO(g/Km) 15,39, HC (ppm) 1332, em marcha lenta CO(g/Km) 22,46, HC (ppm) 660. Chevrovet Meriva(2005) [gasolina] CO(g/Km) 0,00, HC (ppm) 45, em marcha lenta CO(g/Km) 0,02 HC (ppm) 35. Chevrovet Meriva(2005) [GNV] CO(g/Km) 0,02, HC (ppm) 46, em marcha lenta CO(g/Km) 0,03 HC (ppm) 48. Volkswagen Saveiro 1.8 (1995) [álcool] CO(g/Km) 7,33, HC (ppm) 237, em marcha lenta CO(g/Km) 7,39 HC (ppm) 325. Volkswagen Saveiro 1.8 (1995) [GNV] CO(g/Km) 0,48, HC (ppm) 264, em marcha lenta CO(g/Km) 0,32 HC (ppm) 408. Quantificação das emissões na Grande Cuiabá Emissões por Automóveis - CO (t/dia) 8,00 - HC (t/dia) 3,85 - NOx (t/dia) 4,71 Emissões por motocicletas e similares -CO (t/dia) 26,85 - HC (t/dia) 3,97 - NOx (t/dia) 0,486

CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO; Diante de todos os levantamentos realizados podemos concluir que uma grande parte de emissão de poluentes na Grande Cuiabá são oriundos de motocicletas e similares. A razão entre o número de motocicletas e automóveis na região é cerca de 1/3. Portanto podemos constatar que as motocicletas atuais poluem mais que um automóvel novo, como mostra a tabela 04. O nível de poluentes (CO, HC e NOx) emitido por uma motocicleta é bem maior que de um automóvel, mesmo sendo as motocicletas bem mais econômicas. Este cenário é vivenciado diariamente, pois o número de motocicletas estão crescendo a cada dia, devido ao baixo consumo de combustível e oferece uma melhor trafegabilidade no centro das cidades, onde o trânsito está cada vez mais caótico. A criação das leis para níveis de emissões por automóveis o PROCONVE foi criado, é regulamentado e aferido todos os veículos novos, que já vêm dotados de sistema catalisadores e sistema multiponto de injeção, oferecendo ao sistema alimentador uma riqueza de mistura ideal, reduzindo os níveis de poluentes emitidos por este automóvel. Em virtude do declínio no nível de emissão de poluentes a partir dos automóveis foi criado o PROMOT, especificamente regulamentando as motocicletas e similares, o que vêm reduzindo significantemente os níveis de emissão por parte deste veículo, que polui em grande escala com proporção bem menores de veículos. Os dados obtidos são uma realidade, respiramos e convivemos com esses poluentes. Consideremos que o declínio de emissão de poluentes por parte das motocicletas continuam caindo, pois o PROMOT criado a poucos anos já apresenta bons resultados.



Palavras-chave:  

E-mail para contato: lucianoufmt@hotmail.com