60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software

PMBOK X SCRUM: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MODELO DE GERÊNCIA TRADICIONAL E GERÊNCIA ÁGIL DE PROJETOS

Franklin de Oliveira Soares1

1. Universidade Estadual do Ceará


INTRODUÇÃO:
Este trabalho é decorrente de um estudo exploratório, por meio do qual se buscou a ampliação do conhecimento sobre o tema, a elaboração de um estudo comparativo entre o PMBOK como o Gerenciamento Tradicional de Projetos e o SCRUM como metodologia de Gerenciamento Ágil de Projetos.

METODOLOGIA:
Ambos os modelos foram mapeados nas seguintes áreas gerenciais: Gerência de Integração, Gerência de Escopo, Gerência de Tempo, Gerência de Custos, Gerência de Qualidade, Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Comunicação, Gerência de Riscos e Gerência de Aquisição. Sendo observadas as principais caracteristicas de cada modelo dentro do aspecto observado.

RESULTADOS:
O PMBOK mantém o controle na mão do gerente de projeto que elabora todo o planejamento. O escopo deve estar bem definido no início do projeto. Segue-se um cronograma que detalha a realização do projeto. Alterações são feitas cuidadosamente para não afetarem o custo. Tenta-se garantir a qualidade através de processos de verificação e validação e de um plano de testes. Os papéis de cada membro da equipe são bem definidos e possuem tarefas claras. A comunicação é feita formalmente e documentada. Riscos são acompanhados durante todo ciclo de vida do projeto. Aquisições são controladas por contrato e tudo deve ser documentado. O SCRUM é planejado evolutivamente, não existindo o gerente, sendo a equipe auto-organizada. O escopo é definido em alto nível, os requisitos são priorizados e definidos iterativamente. O cronograma é definido em períodos de iteração que variam de 2 a 4 semanas. O custo é controlado mais facilmente devido aos pequenos tempos de respostas as alterações. Tenta-se garantir qualidade com a programação em pares, execução de testes incrementais e refatoração.

CONCLUSÕES:
Durante o estudo pode-se observar o PMBOK como uma metodologia mais madura, suas praticas seguem especificações de modelos de maturidade de software como o CMMI e MPS-BR, gerando ampla documentação que registra todos os momentos do ciclo de vida do projeto. Tal prática garante para grandes projetos que demandam grandes equipes, alto custo, um maior controle da sua execução, proporcionando segurança ao gerente de projeto que seguir o arcabouço de processos definidos pelo PMBOK guide, fornecido pelo PMI. Apesar de existirem casos de sucesso da adequação do SCRUM as práticas do CMMI e MPS-BR, este modelo não agrega muitos artefatos documentais durante a sua prática. Assim, o grande desafio a gerência ágil de projetos é passar a fase da desconfiança mostrando resultados em projetos de grande porte, mantendo a escalabilidade do projeto, seus membros, controlando os riscos, sem interferir na comunicação dos membros do projeto, provendo comunicação e sendo executável em projetos com equipes geograficamente distribuídas.



Palavras-chave:  Gerencia de Projetos, PMBOK, SCRUM

E-mail para contato: franklin.soares@gmail.com