60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes

FORMAÇÃO DE LEITORES: POETAS EM CONTEXTO

Elisabeth Vasconcelos Barros Ramos1
Katia Maria Costa Silva1

1. Prefeitura do Recife-Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.


INTRODUÇÃO:
A partir do tema gerador das escolas municipais do Recife para o ano 2008: Poetas Pernambucanos, surgiu a necessidade de trabalhar os poemas e os poetas de forma contextualizada, ou seja, situando-os no tempo histórico, geográfico, científico e político. Já que o produto artístico é resultado da sociedade que o engendrou, a área de linguagem (arte e língua portuguesa) canalizou o trabalho em forma de oficinas, como meio de atingir os seguintes objetivos: estimular a leitura e a apreciação de poemas; conhecer e estudar a biografia dos poetas pernambucanos; perceber que a produção artística está atrelada aos acontecimentos histórico-sociais e ambientais; proporcionar oficinas de leitura e produção de textos pictóricos e escritos; utilizar linguagens distintas para expressar o mesmo tema; trabalhar os eventos e datas comemorativas através dos poemas e de forma contextualizada. É indiscutível a importância da pesquisa para conhecer a vida e a produção desses poetas, para construir nos (nas) aprendizes a identidade cultural para que se tornem pessoas conscientes da importância da contribuição desses poetas para formação cultural da cidade do Recife.

METODOLOGIA:
O trabalho foi direcionado aos alunos (as) do 1º e2º anos do 4º ciclo de aprendizagem, que corresponde ao 8º e 9º ano do ensino fundamental. Desenvolveu-se através do contato dos (as) aprendizes com as biografias e as produções literárias dos mesmos. A prática da leitura, apreciação, pesquisa de material e oficinas de desenho (retrato), pintura e produção de textos poéticos. Usou-se como material didático a agenda escolar que trouxe um poeta em cada mês, livros, reproduções de pinturas que traziam o mesmo tema do poema, periódicos, a rádio e o jornal escolar.Foi ainda realizada aula passeio ao centro de Recife através do circuito dos poetas, roteiro que visita as estátuas que homenageiam os poetas: Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Capiba, Mauro Mota,Carlos Pena Filho, Antônio Maria, Chico Science, Ascenso Ferreira,Joaquim Cardozo, Solano Trindade, Luiz Gonzaga e Clarice Lispector. Os espaços da escola usados foram o estacionamento, a sala de aula, a biblioteca e o pátio para as apresentações e preparação da exposição/sarau.

RESULTADOS:
O aumento da procura por livros na biblioteca da Escola Municipal Olindina Monteiro cresceu cerca de 50%, o que é observável através dos dados da biblioteca e dos livros que circulam nas mãos dos alunos (as) pelos corredores da escola. O sentimento de pertença que emergiu a partir do reconhecimento da presença e da importância dos poetas na cena cultural da cidade. As produções nas várias linguagens: texto pictórico (desenho, pintura) e texto escrito. Além da auto-estima e desinibição alcançadas através da culminância das atividades, que estimulou a oralidade e a expressão artística dos (as) aprendizes.

CONCLUSÕES:
O crescente número de leitores comprovado através da procura de títulos populares e eruditos foi considerável. Isso ocorreu graças à metodologia aplicada, ou seja, conhecer a vida dos poetas e estudar a produção atrelada ao tempo-histórico, fez com que percebessem a alma dos poemas. A produção em desenho, pintura e produção de textos escritos foi satisfatória. Além da culminância através de uma exposição e de um sarau onde os (as) aprendizes expuseram os trabalhos realizados. Além da conscientização e da valorização da obra dos poetas estudados por parte dos educadores e educandos que construíram conhecimento através da vivência e da pesquisa.

Instituição de fomento: Prefeitura do Recife

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Poetas, Leitura, Textos

E-mail para contato: bethvasconcelos@globo.com