60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química

DETERMINAÇÃO DE CARBONATOS EM CEFALOTORAX DE CAMARÃO USANDO ANÁLISE TERMOGRAVIMÉTRICA (TG/DTG E DSC)

Nilton de Andrade Antonino1, 2
Elaine Lopes da Silva1
Kelly Gomes Costa1
Eluzeany Suennya Florencio Araújo1
Denise Alexandre da Silva1
Germana Rosy Medeiros de Sousa1

1. Departamento de quimica - Centro de Ciências Exatas CCT / UEPB
2. Prof. Msc. -Departamento de Química - UEPB - Orientador


INTRODUÇÃO:
A quitina é um polissacarídeo de ocorrência natural, encontrada principalmente em exoesqueletos de crustáceos. A reutilização dessa substância química é muito importante do ponto de vista ambiental e econômico, porque, além de eliminar resíduos, reduz-se o custo final de produção. Este trabalho tem por objetivo determinar a quantidade de carbonatos presentes no cefalotórax de camarão cinza (Litopenaeus vannamei) obtido de rejeitos da indústria pesqueira.

METODOLOGIA:
Inicialmente, foi retirado o cefalotórax de camarão cinza (Litopenaeus vannamei) por lavagem manual. O material resultante foi seco ao ar livre por 8 horas, quando a umidade ficou constante. Após essa etapa o material foi seco em estufa a 40ºC por 12 horas e então moídos num moinho de facas a 80 ppm e fracionado em peneira de 0,150 mm. As curvas TG foram obtidas em uma termobalança, modelo TGA-50, marca Shimadzu, em atmosfera de ar (30 mL min-1), usando porta-amostra de platina, razão de aquecimento de 10ºC min-1 e massa de amostra de 5 mg.

RESULTADOS:
As curvas TG/DTG das amostras de cefalotórax de camarão cinza (Litopenaeus vannamei) em atmosfera de ar exibem três eventos térmicos. O primeiro ocorre com perda de massa de aproximadamente 18% correspondente à desidratação e perda de proteínas. O segundo evento ocorre entre 220-350ºC correspondendo à degradação da matéria orgânica. No intervalo de 650-750ºC, observa a perda de carbonatos e acima de 700ºC a formação de óxidos (aprox. 30%). No processo de desmineralização foram usados três concentrações de HCl durante 2 horas. Embora ocorra desmineralização completa nas três concentrações usadas, optou-se pela concentração mais baixa, a fim de evitar gastos de reagentes e agressão ao meio ambiente. Observa-se que a curva TG apresenta o mesmo comportamento de uma curva TG de quitina obtida comercialmente. As curvas TG/DTG das amostras desmineralizados apresenta três eventos característico de quitinas comerciais. As análises de Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) dos biopolímeros foram realizadas com o objetivo de verificar as transições físicas e/ou químicas ocorridas durante o processo de decomposição. A curva DSC para amostra de casca de camarão apresentou transição endotérmica, com temperatura de pico de 88ºC e entalpia de 441,7 J/g.

CONCLUSÕES:
Neste trabalho, os métodos termoanalíticos empregados na caracterização das amostras de cefalotórax de camarão mostraram-se vantajosos por requererem menos tempo de análise, pequena massa de amostra e concentrações de ácidos muito pequenas. Os resultados obtidos são interessantes em termos de viabilidade econômica, pois evita-se o gasto com reagentes para tratamento dos rejeitos.

Instituição de fomento: UEPB/ Campina Grande - PB

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  camarão cinza, quitina, TG/DTG /DSC.

E-mail para contato: Niltonaantonino@yahoo.com.br